Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5427
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMORAES, João Pedro da Silva-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/6148514208908149por
dc.contributor.advisor1CAMÊLO, Júlia Constança Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8274892391684117por
dc.contributor.referee1CAMÊLO, Júlia Constança Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8274892391684117por
dc.contributor.referee2VERAS, Rogério de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3009770629664175por
dc.contributor.referee3VIEIRA, Ana Lívia Bomfim-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4857035674509717por
dc.date.accessioned2024-08-02T18:27:11Z-
dc.date.issued2024-06-25-
dc.identifier.citationMORAES, João Pedro da Silva. O ensino de história nas disciplinas eletivas: uma experiência de educação patrimonial sobre a história antiga da ilha de Upaon-Açu no IEMA Pleno Gonçalves Dias. 2024. 93 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5427-
dc.description.resumoEste trabalho aborda o Ensino de História nas disciplinas eletivas, através da interlocução com os processos educativos que fazem parte da Educação Patrimonial. Destaca como as disciplinas eletivas podem ser um espaço profícuo de atuação do professor de história, frente a redução de carga horária e a desvalorização que a disciplina sofreu com a promulgação da Lei no 13.415/2017. Aborda como a Educação Patrimonial de caráter dialógica aliada ao ensino de História, contribui efetivamente para o aprimoramento das práticas pedagógicas, como também para uma melhor inteligibilidade dos alunos acerca do seu universo sociocultural. Por fim, destaca através da experiência de Educação Patrimonial realizada na escola de educação em tempo integral - IEMA Pleno Gonçalves Dias - que umas das grandes virtudes de se trabalhar Educação Patrimonial ligada ao ensino de História, dá-se pela consideração e valorização da pluralidade dos sujeitos, da diversidade cultural dos diversos povos e comunidades existentes no mundo, configurando a alteridade como princípio norteador desta prática. Além disso, o trabalho contém um guia didático que integra Educação Patrimonial e ensino de História nas disciplinas eletivas, auxiliando o professor no desenvolvimento dessas disciplinas.por
dc.description.abstractThis work addresses the teaching of History in elective subjects through the dialogue with educational processes that are part of Heritage Education. It highlights how elective subjects can be a fruitful space for the performance of the History teacher, given the reduction in teaching hours and the devaluation that the subject suffered with the enactment of Law no 13.415/2017. It discusses how dialogical Heritage Education, combined with the teaching of History, effectively contributes to the improvement of pedagogical practices, as well as to a better understanding by students of their socio-cultural universe. Finally, it emphasizes, through the Heritage Education experience carried out at the full-time school IEMA Pleno Gonçalves Dias, that one of the great virtues of working with Heritage Education linked to the teaching of History lies in the consideration and appreciation of the plurality of subjects, the cultural diversity of the various peoples and communities existing in the world, configuring alterity as the guiding principle of this practice. Furthermore, the work includes a didactic guide that integrates Heritage Education and the teaching of History in elective subjects, assisting the teacher in the development of these subjects..eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-08-02T18:27:11Z No. of bitstreams: 1 JOÃOPEDRODASILVAMORAES.pdf: 1645569 bytes, checksum: 9dae6408e01777fe628b64e5c0f9ef15 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-08-02T18:27:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JOÃOPEDRODASILVAMORAES.pdf: 1645569 bytes, checksum: 9dae6408e01777fe628b64e5c0f9ef15 (MD5) Previous issue date: 2024-06-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação patrimonial;por
dc.subjectensino de história;por
dc.subjectdisciplinas eletivas;por
dc.subjectalteridade.por
dc.subjectheritage education;eng
dc.subjecthistory teaching;eng
dc.subjectelective subjects;eng
dc.subjectotherness.eng
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.subject.cnpqEnsinopor
dc.titleO ensino de história nas disciplinas eletivas: uma experiência de educação patrimonial sobre a história antiga da ilha de Upaon-Açu no IEMA Pleno Gonçalves Diaspor
dc.title.alternativeThe teaching of history in elective subjects: an experience of heritage education on the ancient history of the island of Upaon-Açu at IEMA Pleno Gonçalves Diaseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃOPEDRODASILVAMORAES.pdfDissertação de Mestrado1,61 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.