Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5427
Tipo do documento: Dissertação
Título: O ensino de história nas disciplinas eletivas: uma experiência de educação patrimonial sobre a história antiga da ilha de Upaon-Açu no IEMA Pleno Gonçalves Dias
Título(s) alternativo(s): The teaching of history in elective subjects: an experience of heritage education on the ancient history of the island of Upaon-Açu at IEMA Pleno Gonçalves Dias
Autor: MORAES, João Pedro da Silva 
Primeiro orientador: CAMÊLO, Júlia Constança Pereira
Primeiro membro da banca: CAMÊLO, Júlia Constança Pereira
Segundo membro da banca: VERAS, Rogério de Carvalho
Terceiro membro da banca: VIEIRA, Ana Lívia Bomfim
Resumo: Este trabalho aborda o Ensino de História nas disciplinas eletivas, através da interlocução com os processos educativos que fazem parte da Educação Patrimonial. Destaca como as disciplinas eletivas podem ser um espaço profícuo de atuação do professor de história, frente a redução de carga horária e a desvalorização que a disciplina sofreu com a promulgação da Lei no 13.415/2017. Aborda como a Educação Patrimonial de caráter dialógica aliada ao ensino de História, contribui efetivamente para o aprimoramento das práticas pedagógicas, como também para uma melhor inteligibilidade dos alunos acerca do seu universo sociocultural. Por fim, destaca através da experiência de Educação Patrimonial realizada na escola de educação em tempo integral - IEMA Pleno Gonçalves Dias - que umas das grandes virtudes de se trabalhar Educação Patrimonial ligada ao ensino de História, dá-se pela consideração e valorização da pluralidade dos sujeitos, da diversidade cultural dos diversos povos e comunidades existentes no mundo, configurando a alteridade como princípio norteador desta prática. Além disso, o trabalho contém um guia didático que integra Educação Patrimonial e ensino de História nas disciplinas eletivas, auxiliando o professor no desenvolvimento dessas disciplinas.
Abstract: This work addresses the teaching of History in elective subjects through the dialogue with educational processes that are part of Heritage Education. It highlights how elective subjects can be a fruitful space for the performance of the History teacher, given the reduction in teaching hours and the devaluation that the subject suffered with the enactment of Law no 13.415/2017. It discusses how dialogical Heritage Education, combined with the teaching of History, effectively contributes to the improvement of pedagogical practices, as well as to a better understanding by students of their socio-cultural universe. Finally, it emphasizes, through the Heritage Education experience carried out at the full-time school IEMA Pleno Gonçalves Dias, that one of the great virtues of working with Heritage Education linked to the teaching of History lies in the consideration and appreciation of the plurality of subjects, the cultural diversity of the various peoples and communities existing in the world, configuring alterity as the guiding principle of this practice. Furthermore, the work includes a didactic guide that integrates Heritage Education and the teaching of History in elective subjects, assisting the teacher in the development of these subjects..
Palavras-chave: educação patrimonial;
ensino de história;
disciplinas eletivas;
alteridade.
heritage education;
history teaching;
elective subjects;
otherness.
Área(s) do CNPq: História
Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA
Citação: MORAES, João Pedro da Silva. O ensino de história nas disciplinas eletivas: uma experiência de educação patrimonial sobre a história antiga da ilha de Upaon-Açu no IEMA Pleno Gonçalves Dias. 2024. 93 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5427
Data de defesa: 25-Jun-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃOPEDRODASILVAMORAES.pdfDissertação de Mestrado1,61 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.