Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5418
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de História e Religiosidade Afro-brasileira em Codó/MA: uma proposta didática a partir do gênero biográfico
Título(s) alternativo(s): Teaching Afro-Brazilian History and Religiosity in Codó/MA: A proposal didactics based on the biographical genre
Autor: OLIVEIRA, Romário Chaves 
Primeiro orientador: ARAÚJO, Raimundo Inácio Souza
Primeiro membro da banca: ARAÚJO, Raimundo Inácio Souza
Segundo membro da banca: CAMPOS, Marize Helena de
Terceiro membro da banca: BARROS, Antônio Evaldo Almeida
Resumo: Este trabalho tem como objetivo construir um livro paradidático com a trajetória de vida da mãe de santo Nilza Viana no Terecô a ser utilizado nas escolas de Ensino Fundamental (anos iniciais) do município de Codó/MA. Para subsidiar a construção desse produto educacional, foram operacionalizados conceitos e temáticas como cultura, identidade e pluralidade, à luz de Stuart Hall (2002); saberes docentes (Tardif, 2014), consciência histórica (Rüsen,2015); história do Ensino de História (Bittencourt, 2009) e, por último, mas não menos importante, a história das religiosidades afro-brasileiras e sua presença/ausência na sala de aula de História, dialogando com Coelho (2016) e Carvalho (2009). Para a realização deste estudo optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva. Assim, usaremos entrevistas com o intuito de reunir informações acerca de como os professores estão trabalhando a Lei 11.645/08 em sala de aula e como abrangem o Terecô, visto que é uma religião de grande expressividade no município de Codó. De modo que ao realizar essas entrevistas, pretende-se coletar que referenciais culturais estão sendo valorizados nas práticas de ensino da disciplina de História. Este estudo apresenta como problema de pesquisa a seguinte questão: quais os espaços e não espaços do afro-religioso nas práticas de Ensino dos professores de História, uma vez que o ambiente escolar é um local propício para desconstruir o preconceito religioso estabelecido na cidade e promover diálogos possíveis que constroem e fortalecem novas identidades.
Abstract: This work aims to build a paradidactic book with the life trajectory of the mother of Saint Nilza Viana in Terecô to be used in elementary schools (initial years) in the municipality of Codó/MA. To support the construction of this educational product, concepts and themes such as culture, identity and plurality were operationalized, in the light of Stuart Hall (2002); teaching knowledge (Tardif, 2014), historical awareness (Rüsen, 2015); history of History Teaching (Bittencourt, 2009) and, last but not least, the history of Afro-Brazilian religiosities and their presence/absence in the History classroom, in dialogue with Coelho (2016) and Carvalho (2009) . To carry out this study, we opted for a descriptive qualitative research approach. Therefore, we will use interviews in order to gather information about how teachers are working with Law 11,645/08 in the classroom and how they cover Terecô, since it is a religion of great expression in the municipality of Codó. So, when carrying out these interviews, it is intended that cultural references are being valued in the teaching practices of the History subject. This study presents as a research problem the following question: what are the spaces and non-spaces of the Afro-religious in the teaching practices of History teachers, since the school environment is a suitable place to deconstruct the religious prejudice established in the city and promote possible dialogues that build and strengthen new identities.
Palavras-chave: Ensino de História;
História e Cultura Afro-brasileira;
Biografias;
Terecô
History Teaching;
Afro-Brazilian History and Culture;
Biographies;
Terecô
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA
Citação: OLIVEIRA, Romário Chaves. Ensino de História e Religiosidade Afro-brasileira em Codó/MA: Uma proposta didática a partir do gênero biográfico. 2024. 155 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5418
Data de defesa: 24-Jun-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Romário Chaves Oliveira.pdfDissertação de Mestrado9,33 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.