Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5418
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Romário Chaves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4013185976987479por
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Raimundo Inácio Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7829574717856862por
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Raimundo Inácio Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7829574717856862por
dc.contributor.referee2CAMPOS, Marize Helena de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1121119695020091por
dc.contributor.referee3BARROS, Antônio Evaldo Almeida-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0657826399373769por
dc.date.accessioned2024-07-25T17:23:27Z-
dc.date.issued2024-06-24-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Romário Chaves. Ensino de História e Religiosidade Afro-brasileira em Codó/MA: Uma proposta didática a partir do gênero biográfico. 2024. 155 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5418-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo construir um livro paradidático com a trajetória de vida da mãe de santo Nilza Viana no Terecô a ser utilizado nas escolas de Ensino Fundamental (anos iniciais) do município de Codó/MA. Para subsidiar a construção desse produto educacional, foram operacionalizados conceitos e temáticas como cultura, identidade e pluralidade, à luz de Stuart Hall (2002); saberes docentes (Tardif, 2014), consciência histórica (Rüsen,2015); história do Ensino de História (Bittencourt, 2009) e, por último, mas não menos importante, a história das religiosidades afro-brasileiras e sua presença/ausência na sala de aula de História, dialogando com Coelho (2016) e Carvalho (2009). Para a realização deste estudo optou-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa descritiva. Assim, usaremos entrevistas com o intuito de reunir informações acerca de como os professores estão trabalhando a Lei 11.645/08 em sala de aula e como abrangem o Terecô, visto que é uma religião de grande expressividade no município de Codó. De modo que ao realizar essas entrevistas, pretende-se coletar que referenciais culturais estão sendo valorizados nas práticas de ensino da disciplina de História. Este estudo apresenta como problema de pesquisa a seguinte questão: quais os espaços e não espaços do afro-religioso nas práticas de Ensino dos professores de História, uma vez que o ambiente escolar é um local propício para desconstruir o preconceito religioso estabelecido na cidade e promover diálogos possíveis que constroem e fortalecem novas identidades.por
dc.description.abstractThis work aims to build a paradidactic book with the life trajectory of the mother of Saint Nilza Viana in Terecô to be used in elementary schools (initial years) in the municipality of Codó/MA. To support the construction of this educational product, concepts and themes such as culture, identity and plurality were operationalized, in the light of Stuart Hall (2002); teaching knowledge (Tardif, 2014), historical awareness (Rüsen, 2015); history of History Teaching (Bittencourt, 2009) and, last but not least, the history of Afro-Brazilian religiosities and their presence/absence in the History classroom, in dialogue with Coelho (2016) and Carvalho (2009) . To carry out this study, we opted for a descriptive qualitative research approach. Therefore, we will use interviews in order to gather information about how teachers are working with Law 11,645/08 in the classroom and how they cover Terecô, since it is a religion of great expression in the municipality of Codó. So, when carrying out these interviews, it is intended that cultural references are being valued in the teaching practices of the History subject. This study presents as a research problem the following question: what are the spaces and non-spaces of the Afro-religious in the teaching practices of History teachers, since the school environment is a suitable place to deconstruct the religious prejudice established in the city and promote possible dialogues that build and strengthen new identities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-07-25T17:23:27Z No. of bitstreams: 1 Romário Chaves Oliveira.pdf: 9549917 bytes, checksum: 4928351b0811daeec535dcf5bcd8fbf9 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-25T17:23:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Romário Chaves Oliveira.pdf: 9549917 bytes, checksum: 4928351b0811daeec535dcf5bcd8fbf9 (MD5) Previous issue date: 2024-06-24eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de História;por
dc.subjectHistória e Cultura Afro-brasileira;por
dc.subjectBiografias;por
dc.subjectTerecôpor
dc.subjectHistory Teaching;eng
dc.subjectAfro-Brazilian History and Culture;eng
dc.subjectBiographies;eng
dc.subjectTerecôeng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleEnsino de História e Religiosidade Afro-brasileira em Codó/MA: uma proposta didática a partir do gênero biográficopor
dc.title.alternativeTeaching Afro-Brazilian History and Religiosity in Codó/MA: A proposal didactics based on the biographical genreeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Romário Chaves Oliveira.pdfDissertação de Mestrado9,33 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.