Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5416
Tipo do documento: Dissertação
Título: O APRENDIZADO DE HISTÓRIA A PARTIR DA INVASÃO DA INTERNET NA SALA DE AULA
Título(s) alternativo(s): LEARNING HISTORY FROM THE INVASION OF INTERNET IN THE CLASSROOM
Autor: CORREA, Rodrigo Cutrim 
Primeiro orientador: CARVALHO, Marcelo Pagliosa
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Marcelo Pagliosa
Segundo membro da banca: MOLINA, Rodrigo Sarruge
Terceiro membro da banca: ARAÚJO, Raimundo Inácio Souza
Resumo: Atualmente, estamos imersos em um cenário repleto de tecnologias digitais, originando transformações em nossas formas de interação, trabalho, comunicação e aprendizado. Essas mudanças também interferem diretamente na esfera educacional, onde as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) ingressam no ambiente escolar. Esses recursos tecnológicos têm o potencial de apoiar as práticas pedagógicas, estimulando os estudantes no processo de construção do conhecimento histórico. Para entender melhor esse novo processo didático, analisamos em nossa dissertação o uso das Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC's), especialmente a internet, como caminho para o ensino de história, considerando a necessidade de reflexões críticas e debates sobre as relações entre história e internet, história pública e metodologias ativas. Pautando nossa investigação em uma abordagem teórica-metodológica da Nova História Cultural, a pesquisa qualitativa, com abordagem descritiva, assim como a revisão bibliográfica e documental, com base nos sites de pesquisas oficiais: Google Acadêmico, SciELO (Scientific Electronic Library Online) e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).
Abstract: Currently, we are immersed in a scenario full of digital technologies, causing transformations in our ways of interacting, working, communicating and learning. These changes also directly interfere in the educational sphere, where Information and Communication Technologies (ICTs) enter the school environment. These technological resources have the potential to support pedagogical practices, encouraging students in the process of building historical knowledge. To better understand this new didactic process, in our dissertation we analyzed the use of Communication and Information Technologies (ICTs), especially the internet, as a way to teach history, considering the need for critical reflections and debates on the relationships between history and internet, public history and active methodologies. Basing our investigation on a theoretical-methodological approach to New Cultural History, qualitative research, with a descriptive approach, as well as bibliographic and documentary review, based on official research websites: Google Scholar, SciELO (Scientific Electronic Library Online) and CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel).
Palavras-chave: Aprendizagem;
Ensino de História;
Tecnologia da Informação e Comunicação;
E-book
History Teaching. Human rights;
Information and communication technology;
E-book
Área(s) do CNPq: Tecnologia Educacional
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA
Citação: CORREA, Rodrigo Cutrim.O aprendizado de História a partir da invasão da internet na sala de aula. 2024. 138 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5416
Data de defesa: 13-Jun-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RODRIGO CUTRIM CORREA.pdfDissertação de Mestrado59,8 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.