Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5412
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMOREIRA, Ana Carolina de Araújo Campos-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3539768565867428por
dc.contributor.advisor1CASTELLANOS, Samuel Luís Velázquez-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/563983090144081por
dc.contributor.referee1CASTELLANOS, Samuel Luís Velázquez-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/563983090144081por
dc.contributor.referee2FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2572087438468943por
dc.contributor.referee3CASTRO, Cesar Augusto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2060977814636465por
dc.date.accessioned2024-07-24T10:55:00Z-
dc.date.issued2024-04-01-
dc.identifier.citationMOREIRA, Ana Carolina de Araújo Campos. O ensino da leitura e da escrita na província do Maranhão (1827 – 1860). 2024. 218 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5412-
dc.description.resumoNeste estudo, que está inserido na linha de pesquisa História, Políticas Educacionais e Formação Humana, do Programa de Pós-Graudação em Educação da Universidade Federal do Maranhão, analisa-se o ensino da leitura e da escrita e as respectivas concepções em uso no processo de escolarização das crianças pobres no MA do século XIX, tendo como recorte o período de 1827 a 1860, decurso em que se implementa uma política de expansão da escola primária. Problematiza-se em que medida as diversas concepções implícitas no ensino da leitura e da escrita contribuíram para a escolarização de ditas crianças, no intuito de compreedermos os significados atribuídos a este ensino, as visões de mundo e de instrução/educação que foram projetadas, bem como os entendimentos sobre o ser criança neste cenário, tendo em vista os embates e as relações de poder. Sustenta-se a investigação nos pressupostos teórico- metodológicos da História Cultural, com base em seus três eixos indissociáveis, no intuito de entendermos as formas de organização do ensino após a Lei de 1827, bem como, a política de implementação da escola por toda a província, segundo o ensino da leitura e escrita na sua materialidade e historicidade, haja vista a forma, frequência, dispositivo e estrutura em que se apresenta na documentação e na bibliografia: na primeira, o conjunto de relatórios de presidente de província e da Inspetoria do Maranhão, Regulamentos da Instrução Pública, ofícios e alguns períodicos, assim como a legislação produzida na época; na segunda, a partir de três categorias específicas: o ensino da leitura e escrita, o processo de escolarização e a criança. Ficou claro que as concepções acerca do ler e escrever implicaram diretamente na sua organização e estruturação, como também estiveram entrelaçadas a outro grupo de ideias como a de segurança, moralidade, cuidado e proteção, já que a oferta deste ensino para a população pobre se fez a partir de duas vias no Maranhão: as escolas públicas e as instituições de caridade. Com isso, conclui-se que o ensino da leitura e da escrita no Maranhão Império se fez sustentado em diferentes representações acerca da criança, da escola e do próprio professor de primeiras letras, que resultaram também em práticas diversas.por
dc.description.abstractIn this study, which is inserted on the History, Educational Policies and Human Formation research line of the Postgraduate Program on Education at the Federal University of Maranhão, the teaching of reading and writing and the respective conception in use on the process of schooling poor children in MA in the XIX century are analyzed, between the years 1827 and 1860, moment in which is implemented a policy of primary school expansion. The question is to what extent the different implicit conceptions in the teaching of reading and writing contributed to the schooling of these children, in order to understand the meanings attributed to this teaching, the world and instruction/education views that were projected, as well as the understandings about being a child in this scenario, taking into account the conflicts and power relations. The investigation is based on the theoretical-methodological assumptions of Cultural History, based on its three inseparable axes, with the aim of understanding the forms of teaching organization after the Law of 1827, as well as the school implementation policy throughout the province, according to the teaching of reading and writing in its materiality and historicity, due to the form, frequency, device and structure in which it is presented in the documentation and bibliography: in the first one, the set of reports from the president of the province and the Inspectorate of Maranhão, Public Instruction Regulations, letters and some periodicals, as well as the legislation produced at the time; in the second, from three specific categories: teaching reading and writing, the schooling process and the child. It was clear that the conceptions about reading and writing directly impacted their organization and structuring, and also had been intertwined with another group of ideas such as security, morality, care and protection, since the provision of this teaching to the poor population was made from two routes in Maranhão: public schools and charitable institutions. We conclude that the teaching of reading and writing in Maranhão Império was based on different representations about the child, the school and the primary literacy teacher himself, which also resulted in different practiceseng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-07-24T10:55:00Z No. of bitstreams: 1 ANACAROLINADEARAUJOCAMPOSMOREIRA.pdf: 4121688 bytes, checksum: 2cb1b2f6e010f488c5427c69fe1e800b (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-24T10:55:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANACAROLINADEARAUJOCAMPOSMOREIRA.pdf: 4121688 bytes, checksum: 2cb1b2f6e010f488c5427c69fe1e800b (MD5) Previous issue date: 2024-04-01eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino da leitura;por
dc.subjectensino da escrita;por
dc.subjecthistória da educação;por
dc.subjectMaranhão Império.por
dc.subjectteaching Reading;eng
dc.subjectteaching writing;eng
dc.subjecthistory of education;eng
dc.subjectMaranhão Empire.eng
dc.subject.cnpqHistória da Educaçãopor
dc.subject.cnpqEnsinopor
dc.titleO ensino da leitura e da escrita na província do Maranhão (1827 – 1860)por
dc.title.alternativeThe teaching of reading and writing in the province of Maranhão (1827 – 1860)eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANACAROLINADEARAUJOCAMPOSMOREIRA.pdfDissertação de Mestrado4,03 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.