Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5404
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ninho da esperança: caminhos e ferramentas no ensino da Educação de Jovens e Adultos, na comunidade das quebradeiras de coco babaçu, em Sumaúma – TO
Título(s) alternativo(s): Nest of hope: paths and tools in teaching Youth and Adult Education, in the community of babassu coconut breakers, in Sumaúma – TO
Autor: SOUSA, Gláucia Feitosa Cunha de 
Primeiro orientador: BARROSO, Betânia Oliveira
Primeiro membro da banca: BARROSO, Betania Oliveira
Segundo membro da banca: FIGUEIREDO, César Alessandro Sagrilo
Terceiro membro da banca: CARVALHO, Herli de Sousa
Quarto membro da banca: ALMEIDA, Rejane Cleide Medeiros de
Quinto membro da banca: DUBLANTE, Carlos André Sousa
Resumo: Nesta dissertação realizamos um estudo, na comunidade das quebradeiras de coco babaçu, sobre as práticas educativas dos professores que atuam na modalidade da educação de jovens e adultos, na escola Municipal Cantinho do Saber III, como instrumentos de conscientização e libertação dos sujeitos da EJA. Para isso, buscamos entender práticas educativas libertadoras com ênfase no pensamento pedagógico de Paulo Freire, utilizando a pesquisa de natureza qualitativa com a metodologia da pesquisa-ação, que segundo Barbier (2002) obriga o pesquisador a implicar-se. “Ele percebe que está implicado pela estrutura social na qual ele está inserido e pelo jogo de desejos e de interesses de outros”. (BARBIER, 2002, p.14). Assim, a concepção de pesquisa-ação se constrói alicerçada em possibilidades de articulação entre a reflexão e a ação na prática educativa na EJA, o que foi de grande importância para o trabalho com a dialogia dos círculos de cultura Freireanos e as reflexões através das situações problemas desafios. Os dados obtidos serviram para a compreensão da realidade investigada, bem como os desafios enfrentados pelos professores da EJA que esperançam no seu fazer pedagógico diário. Deste modo, a experiência dialógica dos círculos de cultura possibilitou partilharmos muitos saberes Freireanos que ressignificaram, com amorosidade, o trabalho pedagógico dos sujeitos pesquisados. Essa pesquisa, portanto, é o ponto de partida para continuarmos esperançando na perspectiva da literatura de Paulo Freire, na modalidade da educação de Jovens e adultos.
Abstract: In this dissertation we carried out a study in the community of babassu coconut breakers on the educational practices of teachers who work in youth and adult education at the Cantinho do Saber III Municipal School, as instruments of awareness and liberation of EJA subjects. To do this, we seek to understand liberating educational practices with an emphasis on Paulo Freire's pedagogical thought, using qualitative research with the methodology of action research, which, according to Barbier (2002), action research forces the researcher to involve themselves. “He realizes that he is implicated by the social structure in which he is inserted and by the interplay of desires and interests of others”. (BARBIER, 2002, p.14). Thus, the concept of action research is built based on possibilities of articulation between reflection and action in the educational practice of youth and adult education, which was of great redefinition for the work with the dialogue of Freirean culture circles and the reflections through situations, problems, challenges. The data obtained served to understand the reality investigated as well as the challenges faced by EJA teachers who hope in their daily pedagogical work. In this way, the dialogical experience of culture circles made it possible to share a lot of Freirean knowledge that lovingly gave new meaning to the pedagogical work of the researched subjects. This research is the starting point for us to continue hoping in the perspective of Paulo Freire's literature in the form of youth and adult education.
Palavras-chave: práticas educativas;
educação de jovens e adultos;
ensino;
educational practices;
youth and adult education;
teaching.
Área(s) do CNPq: Tópicos Específicos de Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED
Citação: SOUSA, Gláucia Feitosa Cunha de. Ninho da esperança: caminhos e ferramentas no ensino da Educação de Jovens e Adultos, na comunidade das quebradeiras de coco babaçu, em Sumaúma – TO. 2023. 108 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas- PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5404
Data de defesa: 7-Nov-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GlauciaSousa.pdfDissertação de Mestrado2,96 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.