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Tipo do documento: Dissertação
Título: Teatro negro: uma perspectiva decolonial a partir do Palco Giratório em São Luís
Título(s) alternativo(s): Black theater: a decolonial perspective from the Rotary Stage in São Luís
Autor: SILVA , Josiane de Jesus da 
Primeiro orientador: BARROS, Luciana Silva Aguiar M.
Primeiro coorientador: MARTINS, Gilberto dos Santos
Primeiro membro da banca: BARROS, Luciana Silva Aguiar Mendes
Segundo membro da banca: MARTINS, Gilberto dos Santos
Terceiro membro da banca: MORAES, Cláudia Letícia Gonçalves
Quarto membro da banca: VASCONCELOS, Gisele Soares de
Resumo: Esta pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Maranhão, teve como objetivo investigar a inserção de discussões raciais no projeto Palco Giratório, com ênfase no Teatro Negro, na perspectiva decolonial, a partir da análise do espetáculo Farinha com Açúcar ou sobre a sustança de meninos e homens, obra teatral que compôs a programação em 2018, em São Luís, Maranhão. Para isso, buscou-se dialogar com os principais conceitos norteadores deste trabalho para desvelar as tramas provenientes da modernidade/colonialidade de poder, saber e ser (Quijano, 2000; Torres, 2020), que reverberam nas subjetividades e no teatro brasileiro, o qual, por muito tempo, foi atrelado às narrativas hegemônicas e eurocêntricas, e, assim, invisibilizou práticas, performances, e teatralidade de artistas afro-diaspóricos e indígenas, ao impor, desse modo, um teatro universal, o teatro branco europeu. Este trabalho percorreu, portanto, discussões sobre decolonialidade, a categoria “raça” e seus modos de operação no campo teatral, trazendo o Teatro Experimental como referência de Teatro Negro, perpassando por questões identitárias, branquitude e negritude, com vistas a fortalecer, assim, pesquisas e ações afirmativas e curadorias decoloniais em festivais de artes cênicas no país e no estado do Maranhão. Para isso, dialogou-se com autores e autoras do campo teatral, das Ciências Sociais, como a Antropologia, com destaque para: Leda Maria Martins, Miriam Garcia Mendes, Julianna Rosa de Souza, Abdias Nascimento, Aníbal Quijano, Nelson Maldonado Torres, Frantz Fanon, Schucman, Bento, Munanga, Augusto Boal, Sidney Cruz, dentre outros. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualiquantitativa, de estudo de caso. Esse método se caracteriza por ser um estudo intensivo, levando-se em consideração a compreensão como um todo do assunto investigado. Como entende Fachin (2006), sua principal função é a explicação sistemática das coisas, dos fatos que ocorrem no contexto social e que geralmente se relacionam com uma
Abstract: Esta investigación, vinculada al Programa de Posgrado en Artes Escénicas de la Universidad Federal de Maranhão, tiene como objetivo investigar la inclusión de discusiones raciales en el proyecto Palco Giratório, con énfasis en el Teatro Negro desde una perspectiva decolonial, a partir del análisis del espectáculo Farinha com Açúcar ou sobre a sustança de meninos e homens, obra teatral que formó parte de la programación de 2018 en São Luís - MA. Para ello, se pretende dialogar con los principales conceptos orientadores de este trabajo para develar las tramas de modernidad/colonialidad del poder, del saber y del ser (Quijano; 2000 y Torres; 2020) que reverberan en las subjetividades y en el teatro brasileño, que durante mucho tiempo estuvo atado a narrativas hegemónicas y eurocéntricas, invisibilizando las prácticas, performances y teatralidad de artistas afrodiaspóricos e indígenas, imponiendo así un teatro universal, el teatro blanco europeo. Por lo tanto, este trabajo discutirá la decolonialidad, la categoría de "raza" y las formas en que opera en el campo del teatro, trayendo el Teatro Experimental como referencia para el Teatro Negro, pasando por cuestiones de identidad, blancura y negritud, fortaleciendo así la investigación y las acciones afirmativas y curadurías decoloniales en Festivales de Artes Escénicas en el país y en el estado de Maranhão. Para ello, reunimos a autores del ámbito del teatro, las ciencias sociales y la antropología, entre ellos: Leda Maria Martins, Miriam Garcia Mendes, Julianna Rosa de Souza, Abdias Nascimento, Aníbal Quijano, Nelson Maldonado Torres, Frantz Fanon, Schucman, Bento, Munanga, Augusto Boal, Sidney Cruz, entre otros. En cuanto a los procedimientos metodológicos, se trata de un estudio de caso cualitativo y cuantitativo. Este método se caracteriza por ser un estudio intensivo, teniendo en cuenta la comprensión del sujeto investigado como un todo. Como nos dice Fachin (2006, p.45), su función principal es explicar sistemáticamente cosas, hechos que ocurren en el contexto social y que generalmente están relacionados con una multiplicidad de variables.
Palavras-chave: teatro negro;
étnico-racial;
decolonialidade;
colonialidade;
palco giratóri;
teatro negro;
étnico-racial; decolonialidad;
colonialidad;
palco giratório.
Área(s) do CNPq: Artes
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS
Citação: SILVA , Josiane de Jesus da. Teatro negro: uma perspectiva decolonial a partir do Palco Giratório em São Luís. 2024. 126 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5401
Data de defesa: 26-Mar-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES CÊNICAS – PPGAC

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