Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5395
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFERRAZ, Fernanda Soares Santos-
dc.contributor.advisor1TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Sousa-
dc.contributor.referee1TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Sousa-
dc.contributor.referee2BOTTENTUIT JÚNIOR, João Batista-
dc.contributor.referee3CORDEIRO, Cássia Furtado-
dc.contributor.referee4AMORIM, Elisângela Santos de-
dc.contributor.referee5SILVA, Roosewelt Lins-
dc.date.accessioned2024-07-12T13:53:23Z-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.identifier.citationFERRAZ, Fernanda Soares Santos. Formação continuada para o uso de recursos digitais: Uma experiência com professores alfabetizadores do ensino fundamental da unidade integrada Governador José Murad. 2024. 185 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5395-
dc.description.resumoA pesquisa trata da formação continuada para o uso de recursos digitais a partir da questão principal do estudo “Como planejar uma formação continuada para o uso de recursos digitais, intencionando a promoção de práticas inovadoras de ensino dos professores alfabetizadores?” O desenvolvimento da pesquisa segue com a discussão dos fundamentos conceituais na intenção de perceber o quanto os recursos digitais foram conhecidos e possíveis de serem utilizados no período da pandemia para dar suporte a continuidade da sua prática pedagógica nos dias atuais. Tem como objetivo geral investigar as percepções dos professores alfabetizadores do Ensino Fundamental da Unidade Integrada Governador José Murad, quanto à utilização dos recursos digitais no que se refere à sua aplicabilidade para a materialização da sua prática pedagógica, com vistas à elaboração de um caderno de proposições pedagógicas que proponha práticas inovadoras de ensino. Trata-se de uma pesquisa aplicada, tem como forma de abordagem a pesquisa qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, pautada nos procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica e como sujeitos tem-se 6 (seis) professores do 1º ao 3º ano e 1 (um) coordenador pedagógico da referida escola. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários/entrevistas semiestruturados. Traz-se como resultados a tabulação e análise dos dados recolhidos no diagnóstico inicial, bem como a sua interpretação à luz do referencial teórico da dissertação, com vistas a responder às questões de partida. Os resultados possibilitaram o entendimento de que (ou revelam que) dos professores ainda carecem de conhecimentos aprofundados acerca da temática. Assim como a utilização dos recursos digitais incorporados ao ensino não está consolidada, percebeu-se a necessidade formativa, acerca do seu uso. Mediante os dados coletados, pode-se estruturar como produto educacional, um caderno de orientações pedagógicas destinado a professores alfabetizadores, em formato de e-book, que demonstram possibilidades pedagógicas e planos de aula para orientar a prática docente quanto ao uso das ferramentas digitais que podem ser incorporadas ao ensino.por
dc.description.abstractThe research deals with continued training for the use of digital resources based on the main question of the study “How to plan continued training for the use of digital resources, with the intention of promoting innovative teaching practices for literacy teachers?” The development of the research continues with the discussion of the conceptual foundations with the intention of understanding how well digital resources were known and possible to be used during the pandemic period to support the continuity of their pedagogical practice today. Its general objective is to investigate the perceptions of literacy teachers in Elementary School at the Governador José Murad Integrated Unit, regarding the use of digital resources about their applicability for the materialization of their pedagogical practice, with a view to preparing a notebook of propositions pedagogical approaches that propose innovative teaching practices. This is applied research, its approach is qualitative research, of an exploratory and descriptive nature, based on the technical procedures of bibliographical research and as subjects there are 6 (six) teachers from the 1st to 3rd year and 1 a coordinator pedagogical department at that school. The data collection instruments used were semi-structured questionnaires/interviews. The results include the tabulation and analysis of the data collected in the initial diagnosis, as well as its interpretation considering the theoretical framework of the dissertation, with a view to answering the starting questions. The results made it possible to understand that (or reveal that) teachers still lack in-depth knowledge on the subject. Just as the use of digital resources incorporated into teaching is not consolidated, the need for training regarding their use was perceived. Using the data collected, an educational product can be structured as a notebook of pedagogical guidelines intended for literacy teachers, in e-book format, which demonstrate pedagogical possibilities and lesson plans to guide teaching practice regarding the use of digital tools that can be incorporated into teaching.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-07-12T13:53:23Z No. of bitstreams: 1 FERNANDA SOARES SANTOS FERRAZ.pdf: 8254268 bytes, checksum: e5ac21fefdd18897d3e9d4bb08938f54 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-12T13:53:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FERNANDA SOARES SANTOS FERRAZ.pdf: 8254268 bytes, checksum: e5ac21fefdd18897d3e9d4bb08938f54 (MD5) Previous issue date: 2024-03-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetização;por
dc.subjectEducação;por
dc.subjectFormação Continuada;por
dc.subjectRecursos Digitaispor
dc.subjectContinuing Education;eng
dc.subjectEducation;eng
dc.subjectDigital Resources;eng
dc.subjectLiteracyeng
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpor
dc.titleFormação continuada para o uso de recursos digitais: Uma experiência com professores alfabetizadores do ensino fundamental da unidade integrada Governador José Muradpor
dc.title.alternativeContinuing education for the use of digital resources: An experience with literacy teachers at the Governador José Murad integrated uniteng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FERNANDA SOARES SANTOS FERRAZ.pdfDissertação de Mestrado8,06 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.