Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5373
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorELIAS, Lorena de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5901173947958583por
dc.contributor.advisor1KELLER, Paulo Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9139841568852694por
dc.contributor.referee1KELLER, Paulo Fernandes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9139841568852694por
dc.contributor.referee2MOTTA, Diomar das Graças-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2116765981459981por
dc.contributor.referee3SOUSA, Emilene Leite de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1264293246356564por
dc.contributor.referee4SOUZA FILHO, Benedito-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6251397650528980por
dc.date.accessioned2024-07-04T11:38:26Z-
dc.date.issued2024-06-25-
dc.identifier.citationELIAS, Lorena de Oliveira. Mulheres negras na música: desafios, perspectivas e enfrentamentos no Maranhão. 2024. 102 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5373-
dc.description.resumoO presente estudo trata sobre a atuação de cinco musicistas negras maranhenses na produção artística e no mercado da música no Maranhão. As trajetórias profissionais de Célia Maria, Célia Sampaio, Dicy Rocha, Andréa Frazão e Núbia Rodrigues nos fazem refletir a respeito das condições sociais de trabalho das mulheres negras na cadeia produtiva da música, de como são invisibilizadas as suas vitórias logradas a partir das lutas históricas e coletivas pautadas por marcadores de raça, gênero, classe e geração e dos desafios enfrentados em um contexto socioeconômico competitivo e desigual. A problemática apontada é: Como as mulheres negras da música participam e contribuem com a produção artística e com o mercado musical do Maranhão? Refletir sobre essas realidades nos possibilita expandir as reflexões acerca das condições laborais das mulheres negras e das relações de produção que estão envolvidas no universo da música. Trouxemos perspectivas que articulam a triangulação entre teorias e métodos variados da Sociologia do Trabalho Artístico e da Sociologia da Música para essa pesquisa qualitativa e exploratória, que também se utiliza de dados quantitativos. Este trabalho tem por base, estudos bibliográficos, pesquisas documentais, estudos de casos selecionados, histórias de vida, observação direta de cenas musicais locais específicas e entrevistas semiestruturadas em uma amostra não probabilística. Uma revisão crítica de literatura foi realizada sobre desigualdade racial, social e de gênero, assim como estudos sobre o protagonismo feminino negro no trabalho artístico musical brasileiro e maranhense. Averiguamos, a partir dessa investigação, elementos que condicionam o trabalho artístico das musicistas negras no contexto maranhense, como o trabalho intermitente, a ausência de estruturas adequadas para trabalharem, a instabilidade financeira e da carreira das musicistas, as múltiplas jornadas de trabalho, o baixo reconhecimento profissional e frágil incentivo do Estado, assim como reverberamos nesse trabalho, as lutas e enfrentamentos dessas mulheres diante de uma realidade injusta, onde marcadores sociais da diferença que se traduzem em inequidades delimitam a sua participação no mercado do trabalho artístico. Trazemos contribuições para a implementação de políticas culturais com uma análise aprofundada sobre as formas de atuação das mulheres negras no trabalho musical, sejam como compositoras, arranjadoras, instrumentistas, intérpretes e cantoras, levando em consideração as suas diferenças, especificidades e semelhanças em um contexto artístico cultural local desigual e predominantemente masculino.por
dc.description.abstractThis study deals with the performance of five black musicians from Maranhão in artistic production and in the music market in Maranhão. The professional trajectories of Célia Maria, Célia Sampaio, Dicy Rocha, Andréa Frazão and Núbia Rodrigues make us reflect on the social working conditions of black women in the music production chain, how their victories achieved through historical struggles are made invisible and collectives based on markers of race, gender, class and generation and the challenges faced in a competitive and unequal socioeconomic context. The problem highlighted is: How do black women in music participate and support artistic production and the music market in Maranhão? Reflecting on these realities allows us to expand our reflections on the working conditions of black women and the production relations that are involved in the world of music. We brought perspectives that articulate the triangulation between varied theories and methods from the Sociology of Artistic Work to this qualitative and exploratory research, which also uses quantitative data. This work is based on bibliographic studies, documentary research, selected case studies, life stories, direct observation of specific local music scenes and semi-structured interviews in a non-probabilistic sample. A critical literature review was carried out on racial, social and gender inequality. Furthermore, a study was carried out on black female protagonism in Brazilian and Maranhão musical artistic work. From this investigation, we discovered elements that condition the artistic work of black musicians in the context of Maranhão, such as intermittent work, the absence of adequate structures for them to work, the financial and career instability of musicians, the multiple working hours, the low professional recognition and fragile incentives from the State, as we reverberate in this work, the struggles and confrontations of these women in the face of an unfair reality, where social markers of difference that translate into inequities limit their participation in the artistic work market. We bring contributions to the implementation of cultural policies with an in-depth analysis of the ways the ways in which black women act in musical work, whether as composers, arrangers, instrumentalists, singer and performers, taking into account their differences, specificities and similarities in an unequal and predominantly male local cultural artistic context.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-07-04T11:38:26Z No. of bitstreams: 1 LORENADEOLIVEIRAELIAS.pdf: 1738190 bytes, checksum: a89bb0a96402650568f125497cf288a0 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-04T11:38:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LORENADEOLIVEIRAELIAS.pdf: 1738190 bytes, checksum: a89bb0a96402650568f125497cf288a0 (MD5) Previous issue date: 2024-06-25eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectsociologia do trabalho artístico;por
dc.subjectmúsica;por
dc.subjectmulheres negras;por
dc.subjectMaranhão.por
dc.subjectsociology of artistic work;eng
dc.subjectmusic;eng
dc.subjectblack women;eng
dc.subjectMaranhão.eng
dc.subject.cnpqSociologiapor
dc.subject.cnpqMúsicapor
dc.titleMulheres negras na música: desafios, perspectivas e enfrentamentos no Maranhãopor
dc.title.alternativeBlack women in music: challenges, perspectives and confrontations in Maranhãoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS-PPGCSoc

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LORENADEOLIVEIRAELIAS.pdfDissertação de Mestrado1,7 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.