Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5367
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCOIMBRA, Viviane Lima-
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/7892295834652217por
dc.contributor.advisor1FEITOSA, Márcia Manir Miguel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0938601542329006por
dc.contributor.referee1FEITOSA, Márcia Manir Miguel-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0938601542329006por
dc.contributor.referee2RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638131664583072por
dc.contributor.referee3SILVA, Nataniel Mendes da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5147577875721897por
dc.date.accessioned2024-07-02T13:57:57Z-
dc.date.issued2024-01-23-
dc.identifier.citationCOIMBRA, Viviane Lima. Uma viagem pelo presente, passado e futuro: o estudo de literatura em língua inglesa por meio de recursos digitais no 2o ano do ensino médio do Centro de Ensino Manoel Beckman em São Luís - MA. 2024. 137 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5367-
dc.description.resumoEsta pesquisa trata do estudo de literatura em língua inglesa por meio de recursos digitais no 2o ano do ensino médio do Centro de Ensino Manoel Beckman, em São Luís – MA, e o faz por meio de um convite a uma viagem literária pelo presente, passado e futuro. Semelhante pesquisa surgiu a partir da constatação da importância da leitura do texto literário, expressa no texto da Base Nacional Comum Curricular, BNCC, em 2017, aliada à suspeita de que os alunos de língua inglesa, em virtude do pouco tempo disponibilizado a esse componente curricular, estavam tendo esse conteúdo suprimido ou diminuído da ementa da disciplina. Além disso, verificou-se que os conteúdos trabalhados desconsideravam o conteúdo prévio dos alunos e sua afinidade com os recursos digitais de ensino. Objetiva-se investigar a utilização de recursos digitais como instrumentos de auxílio para o estudo de obras de literatura em língua inglesa no 2o ano do ensino médio do Centro de Ensino Manoel Beckman em São Luís- MA. Trata-se de uma pesquisa aplicada, no que tange à natureza; qualitativa, em relação à abordagem; intervencionista no que se refere aos objetivos; e, no que concerne aos procedimentos técnicos, bibliográfica e documental. O estudo se inicia com uma visão geral sobre literatura, trazendo importantes teóricos, como Salvatore D’Onofrio (1995), Mikhail Bakhtin (2006) e Ítalo Calvino (2007), e apresenta, em seguida, um panorama histórico da literatura em língua inglesa, segundo autores conceituados, como Jorge Luís Borges (2016), e outros mais contemporâneos como Alexander Meireles da Silva (2006). Posteriormente, trata de tecnologia à luz do Manifesto Ciborgue de Donna Haraway (Tadeu, 2009). Por conseguinte, aplicam-se e demonstram-se os resultados da pesquisa. Por fim, conclui-se que os alunos se sentem mais motivados a estudar literatura em língua inglesa com o uso de recursos digitais; que há um ganho de tempo extra, para os professores, ao utilizarem tecnologia nesse processo; que os alunos se sentem mais protagonistas de seus próprios aprendizados; que, apesar de amarem inovações, os discentes ainda preferem ler os livros na modalidade impressa.por
dc.description.abstractThis research is about the use of digital resources in the study of English Literature in junior high school at Centro de Ensino Manoel Beckman in São Luís- MA, and it is also an invitation to a literary journey through present, past, and future. The reason of this study came from the confirmation of the importance of reading literary texts, expressed in Base Nacional Comum Curricular – BNCC, in 2017 and the presumption that English Language students, due to the little time available for this curricular component, were having part of important English contents supressed or reduced from that subject. In addition, it was verified that English Planning was not considering students’ prior knowledge and their affinity with digital teaching tools. It aims to investigate the use of digital resources for enhancing the study of English literature in junior high school at Centro de Ensino Manoel Beckman in São Luís-MA. It is an applied research according to its purspose; qualitative, in relation to the mode of inquiry; interventional, due to its objectives; and bibliographic and documentary because of its technical procedures. The study begins with an overview of literature, bringing together important theorists, such as Salvatore D’Onofrio (1995), Mikhail Bakhtin (2006) and Ítalo Calvino (2007), and then presents a historical journey through English literature, according renowned authors, such as Jorge Luís Borges (2016), and other more contemporary ones, like Alexander Meireles da Silva (2006). So, it explains the concepts of technology based on the ideas of Donna Haraway (Tadeu, 2009) in Cyborg Manifesto. After that, it applies and demonstrate the results of the study. Finally, it concludes that students feel more motivated to study English literature with the use of digital resources; there is an extra gain of time for teachers when technology is used in teaching process; students also feel more protagonists of their own learning; and, despite loving innovations, students still prefer to read books in print.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-07-02T13:57:57Z No. of bitstreams: 1 VIVIANELIMACOIMBRA.pdf: 2354910 bytes, checksum: 98e2bce2b79502b2731eadbdbe9e011d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-02T13:57:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 VIVIANELIMACOIMBRA.pdf: 2354910 bytes, checksum: 98e2bce2b79502b2731eadbdbe9e011d (MD5) Previous issue date: 2024-01-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectliteratura em língua inglesa;por
dc.subjectensino;por
dc.subjecttecnologia;por
dc.subjectrecursos digitais.por
dc.subjectEnglish Literature;eng
dc.subjectteaching;eng
dc.subjecttechnology;eng
dc.subjectdigital resources.eng
dc.subject.cnpqLiteraturas Estrangeiraspor
dc.subject.cnpqTecnologia Educacionalpor
dc.titleUma viagem pelo presente, passado e futuro: o estudo de literatura em língua inglesa por meio de recursos digitais no 2o ano do ensino médio do Centro de Ensino Manoel Beckman em São Luís - MApor
dc.title.alternativeA journey through the present, past and future: the study of literature in English through digital resources in the 2nd year of high school at the Manoel Beckman Teaching Center in São Luís - MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VIVIANELIMACOIMBRA.pdfDissertação de Mestrado2,3 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.