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Tipo do documento: Dissertação
Título: Ilê Axé Otá Olé a arte do terreio de Mina Pedra de Encantaria no Maranhão
Título(s) alternativo(s): Ilê Axé Otá Olé, the art of the terreio of Mina Pedra de Encantaria, in Maranhão
Autor: OLIVEIRA, Nordman André 
Primeiro orientador: MENENDEZ, Larissa Lacerda
Primeiro membro da banca: MENENDEZ, Larissa Lacerda
Segundo membro da banca: ZORZAL, Ricieri Carlini
Terceiro membro da banca: CONCEIÇÃO, Joanice Santos
Resumo: Este trabalho tem como objetivo promover a discussão sobre os estudos da história da África, dos africanos e dos povos indígenas no Brasil por meio da arte do Terreiro de Mina Pedra de Encantaria, localizado no Maranhão. As categorias que embasaram os estudos, em específico, a religião afro-brasileira como memória coletiva, espaço sagrado, esquecimento e identidade social, estão fundamentadas nos escritos de Halbwachs (1990), Pollak (1989; 1982), Nora (1993), Eliade (2010), Godelier (2001), Paul Ricoeur (2007), Silva (2021) e Conduru (2007;2020). A partir da maior festa do calendário litúrgico que o Terreiro promove, apresentamos os principais aspectos simbólicos, a estética e a arte. Com o apoio de notas etnográficas e da observação participante demonstramos a relação entre a estética e a religião na arte afro- brasileira, dialogando com autores que versam sobre os conteúdos escolares e a religiosidade africana. O trabalho dialoga com a Lei no 11.645/08, contribuindo para que a arte e a estética afro-brasileira se constituam como conteúdos de discussão e formação nos espaços escolares.
Abstract: This work aimed to promote discussion on studies of the history of Africa, Africans and indigenous peoples in Brazil through the art of Terreiro de Mina Pedra de Encantaria, located in Maranhão. The categories that supported the studies, specifically Afro- Brazilian religion as collective memory, sacred space, forgetfulness, and social identity, are based on the writings of Halbwachs (1990), Pollak (1989; 1982), Nora (1993), Eliade (2010), Godelier (2001), Paul Ricoeur (2007), Silva (2021) and Conduru (2007;2020). From the biggest party in the liturgical calendar that Terreiro promotes, we present the main symbolic aspects, aesthetics and art. With the support of ethnographic notes and participant observation, we demonstrate the relationship between aesthetics and religion in Afro-Brazilian art, dialoguing with authors who deal with school content and African religiosity. The work dialogues with Law No. 11,645/08, contributing to Afro-Brazilian art and aesthetics becoming content for discussion and training in school spaces.
Palavras-chave: arte Afro-brasileira;
Tambor de Mina;
lei no11.645/08.
Afro-Brazilian art;
Tambor de Mina;
law no11.645/08.
Área(s) do CNPq: Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ARTES/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCH
Citação: OLIVEIRA, Nordman André. Ilê Axé Otá Olé a arte do terreio de Mina Pedra de Encantaria no Maranhão. 2024. 128 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5366
Data de defesa: 26-Jan-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

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