Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5366
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOLIVEIRA, Nordman André-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6770206019741826por
dc.contributor.advisor1MENENDEZ, Larissa Lacerda-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8070939322802687por
dc.contributor.referee1MENENDEZ, Larissa Lacerda-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8070939322802687por
dc.contributor.referee2ZORZAL, Ricieri Carlini-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3267683322470733por
dc.contributor.referee3CONCEIÇÃO, Joanice Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7592480116439706por
dc.date.accessioned2024-07-02T13:46:50Z-
dc.date.issued2024-01-26-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Nordman André. Ilê Axé Otá Olé a arte do terreio de Mina Pedra de Encantaria no Maranhão. 2024. 128 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5366-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo promover a discussão sobre os estudos da história da África, dos africanos e dos povos indígenas no Brasil por meio da arte do Terreiro de Mina Pedra de Encantaria, localizado no Maranhão. As categorias que embasaram os estudos, em específico, a religião afro-brasileira como memória coletiva, espaço sagrado, esquecimento e identidade social, estão fundamentadas nos escritos de Halbwachs (1990), Pollak (1989; 1982), Nora (1993), Eliade (2010), Godelier (2001), Paul Ricoeur (2007), Silva (2021) e Conduru (2007;2020). A partir da maior festa do calendário litúrgico que o Terreiro promove, apresentamos os principais aspectos simbólicos, a estética e a arte. Com o apoio de notas etnográficas e da observação participante demonstramos a relação entre a estética e a religião na arte afro- brasileira, dialogando com autores que versam sobre os conteúdos escolares e a religiosidade africana. O trabalho dialoga com a Lei no 11.645/08, contribuindo para que a arte e a estética afro-brasileira se constituam como conteúdos de discussão e formação nos espaços escolares.por
dc.description.abstractThis work aimed to promote discussion on studies of the history of Africa, Africans and indigenous peoples in Brazil through the art of Terreiro de Mina Pedra de Encantaria, located in Maranhão. The categories that supported the studies, specifically Afro- Brazilian religion as collective memory, sacred space, forgetfulness, and social identity, are based on the writings of Halbwachs (1990), Pollak (1989; 1982), Nora (1993), Eliade (2010), Godelier (2001), Paul Ricoeur (2007), Silva (2021) and Conduru (2007;2020). From the biggest party in the liturgical calendar that Terreiro promotes, we present the main symbolic aspects, aesthetics and art. With the support of ethnographic notes and participant observation, we demonstrate the relationship between aesthetics and religion in Afro-Brazilian art, dialoguing with authors who deal with school content and African religiosity. The work dialogues with Law No. 11,645/08, contributing to Afro-Brazilian art and aesthetics becoming content for discussion and training in school spaces.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-07-02T13:46:50Z No. of bitstreams: 1 NORDMANANDRÉOLIVEIRA.pdf: 5882095 bytes, checksum: 4cb2d171c24a3292d49b8136a51de60d (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-02T13:46:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 NORDMANANDRÉOLIVEIRA.pdf: 5882095 bytes, checksum: 4cb2d171c24a3292d49b8136a51de60d (MD5) Previous issue date: 2024-01-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ARTES/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectarte Afro-brasileira;por
dc.subjectTambor de Mina;por
dc.subjectlei no11.645/08.por
dc.subjectAfro-Brazilian art;eng
dc.subjectTambor de Mina;eng
dc.subjectlaw no11.645/08.eng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleIlê Axé Otá Olé a arte do terreio de Mina Pedra de Encantaria no Maranhãopor
dc.title.alternativeIlê Axé Otá Olé, the art of the terreio of Mina Pedra de Encantaria, in Maranhãopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NORDMANANDRÉOLIVEIRA.pdfDissertação de Mestrado5,74 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.