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Tipo do documento: Dissertação
Título: Mulheres negras militantes na educação em Açailândia, Maranhão
Título(s) alternativo(s): Black women activists in education in Açailândia, Maranhão
Autor: SILVA, Cíntia Valéria de Souza 
Primeiro orientador: ZAPAROLLI, Witembergue Gomes
Primeiro coorientador: CARVALHO, Herli de Sousa
Primeiro membro da banca: ZAPAROLI, Witembergue Gomes
Segundo membro da banca: CARVALHO, Herli de Sousa
Terceiro membro da banca: ROCHA, Priscila Coimbra
Quarto membro da banca: BARROSO, Betânia Oliveira
Quinto membro da banca: JULIO, Kelly Lislie
Resumo: Vivemos em uma estrutura sedimentada pelas opressões de gênero e raça que atinge a população negra, em especial as mulheres, que, desde o processo de escolarização, são silenciadas e atingidas por uma política educacional que não contempla a pauta racial como prioridade na agenda. Frente a essa realidade, este trabalho tem como objetivo compreender a trajetória educacional de mulheres negras e militantes no município em Açailândia, Maranhão, Brasil. A base teórica é fundamentada preferencialmente em autoras negras, almejando fortalecer e dar visibilidade para estas literaturas, assim temos nomes como: Ribeiro (2018), Hooks (2019), Gomes (2012), Davis (2018), Silva (2019). Para tanto, utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa, com o método da história oral e a técnica de pesquisa entrevistas semiestruturadas. Diante do estudo, foi possível inferir que as trajetórias de vida todas foram, em algum momento, marcadas pela nocividade do racismo, exigindo destas sujeitas luta constante pela efetivação de direitos. Acreditamos que é urgente pensar a construção de um projeto de educação que reconheça e valorize as identidades negras. Contudo, como produto desta dissertação, elaboraramos um podcast com as narrativas exposta em uma roda de conversa, pois entendemos que está ferramenta é um instrumento educativo que tem o poder de compartilhar histórias, saberes e, principalmente, ações antirracistas no contexto educacional.
Abstract: Practices We live in a structure sedimented by gender and racial oppression that affects the black population, especially women, who, since the schooling process, are silenced and affected by an educational policy that does not consider the racial agenda as a priority on the agenda. Faced with this reality, this work aims to understand the educational trajectory of black women and militants in the municipality of Açailândia, Maranhão, Brazil. The theoretical basis is preferably based on black authors, aiming to strengthen and give visibility to these literatures, so we have names such as: Ribeiro (2018), Hooks (2019), Gomes (2012), Davis (2018), Silva (2019). For that, we used the qualitative approach as methodology, with the oral history method and the research technique semi-structured interviews that were carried out with three black women. In view of the study, it was possible to infer that all life trajectories were, at some point, marked by the harmfulness of racism, demanding from these subjects a constant struggle for the realization of their rights. We believe that it is urgent to think about building an education project that recognizes and values black identities. However, as a product of this dissertation, we intend to create a podcast with the women's narratives, as we understand that this tool is an educational instrument that has the power to share stories, knowledge and, mainly, anti-racist actions in the educational context.
Palavras-chave: mulheres negras;
racismo;
educação.
black women;
racism;
education.
Área(s) do CNPq: Política Educacional
Sociologia da Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCSST
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED
Citação: SILVA, Cíntia Valéria de Souza. Mulheres negras militantes na educação em Açailândia, Maranhão. 2023. 116 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5359
Data de defesa: 26-Out-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

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