Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5359
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Cíntia Valéria de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0619138458835300por
dc.contributor.advisor1ZAPAROLLI, Witembergue Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9270921683542468por
dc.contributor.advisor-co1CARVALHO, Herli de Sousa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6427088386506670por
dc.contributor.referee1ZAPAROLI, Witembergue Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9270921683542468por
dc.contributor.referee2CARVALHO, Herli de Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6427088386506670por
dc.contributor.referee3ROCHA, Priscila Coimbra-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2567142050094968por
dc.contributor.referee4BARROSO, Betânia Oliveira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2424166976246375por
dc.contributor.referee5JULIO, Kelly Lislie-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/0498013615092538por
dc.date.accessioned2024-07-01T10:59:44Z-
dc.date.issued2023-10-26-
dc.identifier.citationSILVA, Cíntia Valéria de Souza. Mulheres negras militantes na educação em Açailândia, Maranhão. 2023. 116 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5359-
dc.description.resumoVivemos em uma estrutura sedimentada pelas opressões de gênero e raça que atinge a população negra, em especial as mulheres, que, desde o processo de escolarização, são silenciadas e atingidas por uma política educacional que não contempla a pauta racial como prioridade na agenda. Frente a essa realidade, este trabalho tem como objetivo compreender a trajetória educacional de mulheres negras e militantes no município em Açailândia, Maranhão, Brasil. A base teórica é fundamentada preferencialmente em autoras negras, almejando fortalecer e dar visibilidade para estas literaturas, assim temos nomes como: Ribeiro (2018), Hooks (2019), Gomes (2012), Davis (2018), Silva (2019). Para tanto, utilizamos como metodologia a abordagem qualitativa, com o método da história oral e a técnica de pesquisa entrevistas semiestruturadas. Diante do estudo, foi possível inferir que as trajetórias de vida todas foram, em algum momento, marcadas pela nocividade do racismo, exigindo destas sujeitas luta constante pela efetivação de direitos. Acreditamos que é urgente pensar a construção de um projeto de educação que reconheça e valorize as identidades negras. Contudo, como produto desta dissertação, elaboraramos um podcast com as narrativas exposta em uma roda de conversa, pois entendemos que está ferramenta é um instrumento educativo que tem o poder de compartilhar histórias, saberes e, principalmente, ações antirracistas no contexto educacional.por
dc.description.abstractPractices We live in a structure sedimented by gender and racial oppression that affects the black population, especially women, who, since the schooling process, are silenced and affected by an educational policy that does not consider the racial agenda as a priority on the agenda. Faced with this reality, this work aims to understand the educational trajectory of black women and militants in the municipality of Açailândia, Maranhão, Brazil. The theoretical basis is preferably based on black authors, aiming to strengthen and give visibility to these literatures, so we have names such as: Ribeiro (2018), Hooks (2019), Gomes (2012), Davis (2018), Silva (2019). For that, we used the qualitative approach as methodology, with the oral history method and the research technique semi-structured interviews that were carried out with three black women. In view of the study, it was possible to infer that all life trajectories were, at some point, marked by the harmfulness of racism, demanding from these subjects a constant struggle for the realization of their rights. We believe that it is urgent to think about building an education project that recognizes and values black identities. However, as a product of this dissertation, we intend to create a podcast with the women's narratives, as we understand that this tool is an educational instrument that has the power to share stories, knowledge and, mainly, anti-racist actions in the educational context.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-07-01T10:59:44Z No. of bitstreams: 1 CÍNTIAVALÉRIADESOUZASILVA.pdf: 2572660 bytes, checksum: a9870bb6cf31668da3f73d48add61357 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-01T10:59:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CÍNTIAVALÉRIADESOUZASILVA.pdf: 2572660 bytes, checksum: a9870bb6cf31668da3f73d48add61357 (MD5) Previous issue date: 2023-10-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA/CCSSTpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPREDpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmulheres negras;por
dc.subjectracismo;por
dc.subjecteducação.por
dc.subjectblack women;eng
dc.subjectracism;eng
dc.subjecteducation.eng
dc.subject.cnpqPolítica Educacionalpor
dc.subject.cnpqSociologia da Educaçãopor
dc.titleMulheres negras militantes na educação em Açailândia, Maranhãopor
dc.title.alternativeBlack women activists in education in Açailândia, Maranhãoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CÍNTIAVALÉRIADESOUZASILVA.pdfDissertação de Mestrado2,51 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.