Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5357
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorQUEIROS, Gardênia Sousa Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2163107265484650por
dc.contributor.advisor1TOLOMEI, Cristiane Navarrete-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7094193706249489por
dc.contributor.referee1TOLOMEI, Cristiane Navarrete-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7094193706249489por
dc.contributor.referee2OLIVEIRA, Rubenil da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8814177911312131por
dc.contributor.referee3BORRALHO, José Henrique de Paula-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3035097546855789por
dc.date.accessioned2024-06-26T16:35:48Z-
dc.date.issued2024-02-27-
dc.identifier.citationQUEIROS, Gardênia Sousa Silva. Astolfo Marques e o pós-abolição: descortinando um cenário. 2024. 162 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras - Campus Bacabal) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5357-
dc.description.resumoEsta dissertação teve como objetivo analisar a produção literária do escritor Raul Astolfo Marques sob a ótica da decolonialidade, para promoção de uma discussão sobre a ideia de liberdade, por meio das denúncias publicadas em periódicos e no romance A Nova Aurora (1913). Diante disso, a pesquisa possui cunho qualitativo, baseada, inicialmente, na seleção e análise de obras da literatura brasileira, publicadas no recorte temporal de 1888-1918, especialmente de autores que se sobressaíram na prosa, versando sobre os negros emancipados no pós-abolição, para visualizar a presença de transgressões à visão autoritária de poder que se estabeleceu como verdade absoluta na história. Além de problematizar a escrita do autor maranhense Raul Astolfo Marques, ao observar suas denúncias de permanência da escravidão sob novos termos depois da Lei Áurea, assim como suas estratégias para viabilizar a crítica ao social por meio da literatura. A fundamentação teórica baseia-se em estudiosos como Quijano (2005, 2010), Castro-Gomés e Grosfoguel (2007), Lugones (2008, 2014), Grosfoguel (2016, 2020), Maldonado-Torres (2016) e Mignolo (2017, 2020, 2021) para tratar da abordagem decolonial e das colonialidades; Nascimento (1976), Gonzalez (1983, 2008, 2020), Nogueira (1998), Carneiro (2003, 2011), Castilho (2004), Segato (2012), Alvarez (2012), Castro (2020), Hollanda (2020) e Santos (2021), para fundamentar as análises sobre racismo e sexismo. Além desses, Candido (2006) para analisar as associações possíveis entre a literatura e o social; Costa (1999, 2008) para apresentar uma perspectiva histórica sobre o pós-abolição; Martins (2004), Lobo (2016), Carvalho (2021), Matos (2021), e Jesus (2010, 2012, 2015), que possuem arcabouço sobre a literatura maranhense, em especial sobre o autor Raul Astolfo Marques; além de revisitar periódicos da imprensa maranhense do século XX como Pacotilha, Boletim dos Novos e O Jornal. Através da análise implementada neste trabalho, foi possível realizar um levantamento e compilação de contos de Marques, inclusive o encontro de dois textos inéditos, e considerar que o autor, diante do contexto de liberdade social do início do século XX, utilizou de sua escrita para descortinar, sob a ótica do povo maranhense, o outro lado da história silenciado e ocultado em virtude da lógica colonial de poder.por
dc.description.abstractThis dissertation aimed to analyze the literary production of writer Raul Astolfo Marques from the perspective of decoloniality, to promote a discussion about the idea of freedom through the denunciations published in periodicals and in the novel A Nova Aurora (1913). Therefore, the research has a qualitative nature, based initially on the selection and analysis of works of Brazilian literature published in the time frame of 1888-1918, especially from authors who stood out in prose, addressing the emancipated blacks in the post-abolition period, to visualize the presence of transgressions against the authoritarian view of power that established itself as an absolute truth in history. In addition to problematizing the writing of the Maranhão author Raul Astolfo Marques by observing his denunciations of the persistence of slavery under new terms after the Lei Áurea, as well as his strategies to enable criticism of the social through literature. The theoretical foundation is based on scholars such as Quijano (2005, 2010), Castro- Gomés and Grosfoguel (2007), Lugones (2008, 2014), Grosfoguel (2016, 2020), Maldonado- Torres (2016), and Mignolo (2017, 2020, 2021) to address decolonial approaches and colonialities; Nascimento (1976), Gonzalez (1983, 2008, 2020), Nogueira (1998), Carneiro (2003, 2011), Castilho (2004), Segato (2012), Alvarez (2012), Castro (2020), Hollanda (2020), and Santos (2021) to underpin analyses on racism and sexism. Additionally, Candido (2006) is used to analyze possible associations between literature and society; Costa (1999, 2008) to present a historical perspective on post-abolition; Martins (2004), Lobo (2016), Carvalho (2021), Matos (2021), and Jesus (2010, 2012, 2015), who provide a framework on Maranhão literature, especially on the author Raul Astolfo Marques; in addition to revisiting periodicals from 20th-century Maranhão press such as Pacotilha, Boletim dos Novos, and O Jornal. Through the analysis implemented in this work, it was possible to carry out a survey and compilation of Marques's tales, including the discovery of two unpublished texts, and to consider that the author, faced with the context of social freedom at the beginning of the 20th century, used his writing to unveil, from the perspective of the people of Maranhão, the other side of history silenced and hidden due to the colonial logic of power.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-06-26T16:35:48Z No. of bitstreams: 1 GARDÊNIASOUSASILVAQUEIROS.pdf: 1304545 bytes, checksum: 9c5175ef7ca1dac834f4903f3c226962 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-26T16:35:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GARDÊNIASOUSASILVAQUEIROS.pdf: 1304545 bytes, checksum: 9c5175ef7ca1dac834f4903f3c226962 (MD5) Previous issue date: 2024-02-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE LETRAS/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - Campus Bacabalpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectliteratura maranhense;por
dc.subjectimprensa maranhense;por
dc.subjectpós-abolição;por
dc.subjectColonialidade/Decolonialidade;por
dc.subjectAstolfo Marques.por
dc.subjectliteratura maranhense. . . .spa
dc.subjectprensa maranhense;spa
dc.subjectpostabolición;spa
dc.subjectcolonialidad/decolonialidad;spa
dc.subjectAstolfo Marques.spa
dc.subject.cnpqAnálise Lingüísticapor
dc.titleAstolfo Marques e o pós-abolição: descortinando um cenáriopor
dc.title.alternativeAstolfo Marques and post-abolition: revealing a scenarioeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - CAMPUS BACABAL

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GARDÊNIASOUSASILVAQUEIROS.pdfDissertação de Mestrado1,27 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.