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Tipo do documento: Dissertação
Título: Otimização do fluxo de informações por meio do design thinking no setor plataformas e tecnologia da Equatorial Telecom
Título(s) alternativo(s): Optimizing the flow of information through design thinking in the platforms and technology sector at Equatorial Telecom
Autor: FACURI, Hudson Carlos Lobato 
Primeiro orientador: VASCONCELOS, Antônio Francisco Fernandes
Primeiro coorientador: NUNES, Péricles Mendes
Primeiro membro da banca: VASCONCELOS, Antônio Francisco Fernandes
Segundo membro da banca: NUNES, Péricles Mendes
Terceiro membro da banca: MARANHÃO FILHO, Éfrem de Aguiar
Quarto membro da banca: CALDAS, Carlos Henrique Sabino
Resumo: O presente trabalho utiliza o Design Thinking, para otimizar o fluxo de informações no setor de plataformas e tecnologias da Equatorial Telecom. O Design Thinking é um conceito cada vez mais discutido, e teve destaque no 29th European Regional Conference of the International Telecommunications Society (ITS) o maior fórum europeu de telecomunicações, a metodologia possui várias formas de aplicações como: aplicações técnicas, existem também aplicações em produtos/serviços e processos centrais das empresas. Para aplicação foi realizado a imersão e se utilizou entrevistas individuais e anônimas com os participantes da empresa por meio do aplicativo Google Forms. O método de análise foi por meio do procedimento comparativo do fluxo de informações de documentação do setor antigo e o novo gerado a partir das informações coletadas com as ferramentas (Brainwriting, matriz de esforço e impacto para priorização de causas e possíveis soluções, 5w2h e os cartões de teste) que compõem as etapas de execução. Entre os resultados obtidos destaca-se que o cenário antes da utilização do Design Thinking era de apenas 14 fluxos e atividades levantados pelo setor, no qual haviam 14 fluxos e atividades publicados na base de conhecimento, onde não havia perspectivas para levantamentos futuros. Após o primeiro mês de aplicação da metodologia proposta, identificou-se um crescimento nesses números, pois se teve um total de 29 fluxos e atividades levantados, no qual houve 20 fluxos e atividades publicados na base de conhecimento, com perspectiva de finalizar a construção dos 9 fluxos e atividades que ainda não tinham sido publicados. Após quatro meses utilizando o Design Thinking se constatou que já haviam 110 fluxos e atividades levantados na área de tecnologia fazendo interface com outros setores, com 104 fluxos e atividades publicados na base de conhecimento. Dessa forma obteve-se os seguintes resultados: a) Uma efetiva gestão do conhecimento com a otimização e padronização do fluxo de informação de documentação do setor para base de conhecimento; b) Otimização das atividades relacionadas ao fluxo de informação de documentação; c) Redução de falhas nas execuções das atividades; d) Redução de custos com treinamento de novos colaboradores do setor; e) Melhoria da comunicação formal na área de tecnologia; f) Desenvolvimento de um método de aplicação para otimização dos fluxos de informação internos da empresa. Dessa maneira, o Design Thinking proporcionou diagnósticos mais claros dos problemas e propôs soluções que serviram como sugestão na tomada de decisão, Machado (2016) preconiza que o Design Thinking pode ser usado em diversas situações, incluindo o desenvolvimento de práticas administrativas mais colaborativas, a criação de soluções para problemas reais enfrentados pelas organizações. Diante dos fatos apresentados, conclui-se que o Design Thinking pôde ser aderente ao objetivo proposto que gerou mais maturidade para setor e consequentemente para empresa que se empregou. Este trabalho contribuiu para compreensão da aplicação do Design Thinking na otimização de fluxos de informação numa área tecnológica. Assim como, apresentou resultados que podem servir como base para tomadas de decisão a respeito de futuras aplicações do Design Thinking em otimizações de outros fluxos de informações.
Abstract: This work uses Design Thinking to optimize the flow of information in the platforms and technologies sector at Equatorial Telecom. During the 29th European Regional Conference of the International Telecommunications Society (ITS), the largest European telecommunications forum, the participants highlighted it. The methodology has several applications, such as technical applications, companies' products/services, and core processes. Immersion was carried out, and individual and anonymous interviews were conducted with company participants using Google Forms. The analysis method was through the comparative procedure of the flow of documentation information from the old sector and the new one generated from the information collected with the tools (Brainwriting, effort, and impact matrix for prioritizing causes and possible solutions, 5w2h and the test cards) that construct the execution steps. Among the results obtained, it is essential to accentuate that the scenario before the use of Design Thinking had only 14 flows and activities surveyed by the sector. There were only 14 flows known, and with the activities published in the knowledge base, where there were no prospects for future surveys. After implementing the proposed methodology for a month, the number of flows with activities increased to 29. Out of these, 20 flows and activities were published in the knowledge base, and the construction of the remaining 9 flows and activities is expected to be completed soon. After four months of using Design Thinking, the technology area had already surveyed 110 flows and activities, which interfaced with other sectors. Meanwhile, 104 flows and activities had been published in the knowledge base. The following results were obtained: a) Effective knowledge management with the optimization and standardization of the flow of information from sector documentation to the knowledge base; b) Optimization of activities related to the flow of documentation information; c) Reduction of failures in the execution of activities; d) Reduction of costs with training new employees in the sector; e) Improvement of formal communication in the technology area; f) Development of an application method to optimize the company's internal information flows. In this way, Design Thinking provided more precise diagnoses of problems and proposed solutions that served as suggestions in decision-making. Machado (2016) advocates that Design Thinking can be used in various situations, including the development of more collaborative administrative practices and the creation of solutions to real problems faced by organizations. Given the facts presented, it is concluded that Design Thinking could adhere to the proposed objective, which generated more maturity for the sector and, consequently, for the company that was employed. This work contributed to understanding the application of Design Thinking in optimizing information flows in a technological area. It also presented results that can serve as a basis for decision-making regarding future applications of Design Thinking in optimizing other information flows.
Palavras-chave: Design Thinking;
fluxo de informação;
otimização.
Design Thinking;
information flow;
optimization.
Área(s) do CNPq: Ciências Sociais Aplicadas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA A INOVAÇÃO
Citação: FACURI, Hudson Carlos Lobato. Otimização do fluxo de informações por meio do Design Thinking no setor plataformas e tecnologia da Equatorial Telecom. 2024. 82 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5351
Data de defesa: 2-Mai-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA INOVAÇÃO

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