Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5337
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorARAÚJO FILHO, Demerval Santana de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0768628724528180por
dc.contributor.advisor1SOUSA, Antonio Paulino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4512688817646871por
dc.contributor.referee1SOUSA, Antonio Paulino de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4512688817646871por
dc.contributor.referee2ANJOS, Elisa Maria dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4070742029237223por
dc.contributor.referee3CARVALHO FILHO, Juarez Lopes de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8828584255093047por
dc.date.accessioned2024-06-10T17:18:03Z-
dc.date.issued2024-05-10-
dc.identifier.citationARAÚJO FILHO, Demerval Santana de. A escola e a covid-19: os impasses do trabalho docente na Escola SESI São Luis – Anexo. 2024. 93 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5337-
dc.description.resumoEsta dissertação possui como objetivo principal analisar e discutir as mudanças provocadas pela pandemia da Covid-19 no trabalho docente no contexto ludovicense na escola SESI São Luís - Anexo no ano de 2021 com o intuito de contribuir qualitativamente para as discussões atinentes ao trabalho docente e as mediações sociais no ambiente escolar. Em termos específicos perceber quais os discursos construídos e reproduzidos no espaço escolar (des)motivam os alunos durante o ano de 2021, quais os sentidos dos trabalhos desempenhados pelos professores, analisar as consequências da privação física dos alunos a sala de aula e compreender as ressignificações que estes profissionais tiveram que passar para continuarem realizando suas atividades. Discute o trabalho docente executado na escola SESI São Luis – Anexo e as estratégias adotadas pelos docentes para ministrar suas aulas. Outrossim, discute os efeitos da pandemia da Covid-19 na sala de aula presencial. Adotando uma abordagem qualiquantitativa, promove uma caracterização dos entrevistados (professores e alunos), no intuito de analisar aspectos de formação a fim de compreender as ações empreendidas em sala de aula. O estudo aqui proposto além das entrevistas semiestruturadas, recorreu a questionários, observações in loco com o objetivo de verificar os discursos que permearam as ressignificações do trabalho docente se as mediados no ano de 2021 exclusivamente através de plataformas digitais. Tomando como referência os documentos oficiais como: Resolução CNE/CP no 2, de 5 de agosto de 2021, Resolução CNE/CP no 2, de 10 de dezembro de 2020, Parecer CNE/CP no 5/2020 e Fundação Oswaldo Cruz (2022). Estes documentos afirmaram as diversas etapas da evolução da Covid-19 no Brasil e as diferentes ações adotadas para conter o vírus. Foi possível perceber que houve um aprofundamento da precarização do trabalho docente, uma vez que, se observou a falta de recursos digitais para lidar com a nova realidade. Ademais, pode-se notar a crescente massificação das plataformas virtuais como meio principal na construção do conhecimento escolar. Além disso, se percebeu um expressivo aumento nos conflitos escolares, possivelmente resultantes do período de isolamento social durante o período pandêmico, especialmente no ano de 2021.por
dc.description.abstractThis dissertation's main goal is to analyze and discuss the changes caused by the Covid-19 pandemic in teaching work in São Luís city context at the SESI São Luís Annex school, in the year 2021 with the aim of contributing qualitatively to the discussions relating to teaching work and the social mediations in the school environment. In specific terms, understand which discourses constructed and reproduced in the school space motivate (or not to), students during the year 2021, what are the meanings of the work carried out by teachers, analyze the consequences of students' physical deprivation in the classroom and understand the resignifications that these professionals had to go through to continue carrying out their activities. It discusses the teaching work carried out at the SESI São Luis Annex school and the strategies adopted by teachers to teach their classes. Furthermore, it discusses the effects of the Covid-19 pandemic in the face-to-face classroom. Adopting a qualitative and quantitative approach, it promotes a characterization of the interviewees (teachers and students), with the aim of analyzing training aspects in order to understand the actions undertaken in the classroom. The study proposed here, in addition to semi-structured interviews, used questionnaires and on-site observations with the aim of verifying the discourses that permeated the resignifications of teaching work and those mediated in 2021 exclusively through digital platforms. Taking as a reference official documents such as: CNE/CP Resolution no 2, of August 5, 2021, CNE/CP Resolution no 2, of December 10, 2020, CNE/CP Opinion no 5/2020 and Oswaldo Cruz Foundation (2022). These documents stated the different stages in the evolution of Covid-19 in Brazil and the different actions adopted to contain the virus. It was possible to notice that there was a deepening of the precariousness of teaching work, since there was a lack of digital resources to deal with the new reality. Furthermore, the growing massification of virtual platforms can be noted as the main means of constructing school knowledge. Furthermore, a significant increase in school conflicts was noticed, possibly resulting from the period of social isolation during the pandemic period, especially in 2021.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-06-10T17:18:03Z No. of bitstreams: 1 DEMERVALDESANTANAARAÚJOFILHO.pdf: 2767943 bytes, checksum: ccdfbc0ec82aa35960756b08a73d7691 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-10T17:18:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DEMERVALDESANTANAARAÚJOFILHO.pdf: 2767943 bytes, checksum: ccdfbc0ec82aa35960756b08a73d7691 (MD5) Previous issue date: 2024-05-10eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE SOCIOLOGIA E ANTROPOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecttrabalho docente;por
dc.subjectpandemia Covid-19;por
dc.subjectespaço escolar pós-pandêmico.por
dc.subjectteaching work;eng
dc.subjectCovid-19 pandemic;eng
dc.subjectpost-pandemic school space.eng
dc.subject.cnpqSociologia da Educaçãopor
dc.titleA escola e a covid-19: os impasses do trabalho docente na Escola SESI São Luis – Anexopor
dc.title.alternativeSchool and covid-19: the impasses of teaching work at Escola SESI São Luis – Annexeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS-PPGCSoc

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DEMERVALDESANTANAARAÚJOFILHO.pdfDissertação de Mestrado2,7 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.