Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5336
Tipo do documento: Dissertação
Título: A adoção de metodologias ativas como prática pedagógica: percepção de docentes do curso de Odontologia
Título(s) alternativo(s): The adoption of active methodologies as a pedagogical practice: perception of professors of the Dentistry course
Autor: MACEDO, Maíra Assunção 
Primeiro orientador: ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de
Primeiro membro da banca: ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de
Segundo membro da banca: FERREIRA, Antonio Alves
Terceiro membro da banca: OLIVEIRA NETO, João Gomes de
Quarto membro da banca: SILVA, Ilma Maria de Oliveira
Quinto membro da banca: SILVA, Roza Maria Soares da
Resumo: A prática docente tem sido amplamente discutida e difundida nos últimos anos. As mudanças sociais advindas do surgimento de profissões e, sobretudo, da necessidade de adaptações quanto àquelas já existentes figuram-se entre os principais desafios para as Instituições no âmbito do ensino superior. A adoção de mecanismos e/ou recursos metodológicos que favoreçam a aprendizagem centrada no individuo despontam como eixo central para as discussões acadêmicas, neste século. Este estudo, tem como objetivo, demonstrar a realidade do Curso de Bacharelado em Odontologia de uma Instituição de Ensino Superior privada no interior do Estado do Maranhão ao utilizar as metodologias ativas como base para a formação de cirurgiões dentistas. A pesquisa busca analisar a percepção dos docentes, deste curso, sob a utilização de recursos ativos em suas respectivas disciplinas. Considera-se ainda, como parte um principio básico para a sua implantação, as Diretrizes Curriculares Nacionais – DCN’s e o Projeto Pedagógico do Curso – PPC amplamente analisados e discutidos nos resultados deste estudo. Para o alcance dos objetivos utilizou-se o método exploratório com a aplicação de pesquisa de campo que foram questionados por meio de abordagem quantitativa com docentes que ministram aulas do primeiro ao quarto semestre do curso por uma amostra representativa e não probabilística. A coleta se deu por meio de questionário semiestruturado e a análise de conteúdo, conforme proposto por Bardin (1977). Considera-se, como resultados deste estudo, que os docentes possuem dificuldades de compreensão sobre o conceito e aplicação de metodologias ativas e é cabível para a Instituição a promoção de formação continuada e melhoria em seus processos sob essa perspectiva de ensino-aprendizagem.
Abstract: Teaching practice has been widely discussed and disseminated in recent years. Social changes resulting from the emergence of professions and, above all, the need for adaptations to those that already exist are among the main challenges for Institutions in the field of higher education. The adoption of mechanisms and/or methodological resources that favor individual-centered learning has emerged as a central axis for academic discussions in this century. This study aims to demonstrate the reality of the Bachelor's Degree in Dentistry at a private Higher Education Institution in the interior of the State of Maranhão by using active methodologies as a basis for the training of dental surgeons. The research seeks to analyze the perception of teachers of this course, using active resources in their respective disciplines. It is also considered, as part of a basic principle for its implementation, the National Curricular Guidelines – DCN’s and the Course Pedagogical Project – PPC widely analyzed and discussed in the results of this study. To achieve the objectives, the exploratory method was used with the application of field research that was questioned through a quantitative approach with teachers who teach classes from the first to the fourth semester of the course through a representative and non-probabilistic sample. Collection took place through a semi-structured questionnaire and content analysis, as proposed by Bardin (1977). It is considered, as a result of this study, that teachers have difficulties in understanding the concept and application of active methodologies and it is appropriate for the Institution to promote continued training and improvement in its processes from this teaching-learning perspective.
Palavras-chave: docentes;
metodologias;
Odontologia;
teachers;
methodologies;
Dentistry
Área(s) do CNPq: Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED
Citação: MACEDO, Maíra Assunção. A adoção de metodologias ativas como prática pedagógica: percepção de docentes do curso de Odontologia. 2023.100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023. .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5336
Data de defesa: 28-Nov-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MairaMacedo.pdfDissertação de Mestrado663,92 kBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.