Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5335
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Diego Rodrigo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2952145527118475por
dc.contributor.advisor1LIMA, Francisca das Chagas Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233582014620052por
dc.contributor.advisor-co1LIMA, Lucinete Marques-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0018671506508933por
dc.contributor.referee1LIMA, Francisca das Chagas Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1233582014620052por
dc.contributor.referee2LIMA, Lucinete Marques-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0018671506508933por
dc.contributor.referee3CARDOZO, Maria José Pires Barros-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8700709425629023por
dc.contributor.referee4BIANCHINI, Angelo Rodrigo-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543855549540163por
dc.contributor.referee5PEDROSA, Eliane Maria Pinto-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/2211939453989786por
dc.date.accessioned2024-06-10T16:57:39Z-
dc.date.issued2024-05-13-
dc.identifier.citationPEREIRA, Diego Rodrigo. Educação de Jovens e Adultos no ensino médio no Estado do Maranhão: o abandono e a evasão escolar em questão. 2024. 176 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5335-
dc.description.resumoEste estudo foi realizado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão, por meio do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão Educacional e Formação Humana, na linha de investigação História e Políticas da Educação, para explicar a seguinte problemática: como o abandono e a evasão escolar se materializam e são enfrentados na Educação de Jovens e Adultos? O objetivo consiste em analisar o abandono e a evasão na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio e as estratégias para enfrentar esses fenômenos no Maranhão. Como procedimentos metodológicos utilizou-se abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica, documental e de campo em setores e escolas ligadas à Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, em que gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, estudantes e supervisor responderam questionários e entrevistas. Os resultados da pesquisa apontaram que os aspectos socioeconômicos se confirmam como fatores cruciais ao abandono e a evasão na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio, por interferirem diretamente nas condições de permanência e continuidade do estudante na escola. No entanto, outros fatores estão vinculados a estes, como a falta de suporte físico e pedagógico, de acolhimento e da garantia de direitos por parte do governo, das gestões locais e da própria escola. Concluiu-se que para enfrentar esses fenômenos, é necessário o compromisso dos governantes e gestores com políticas públicas voltadas para a redução das desigualdades socioeconômicas, o enriquecimento da qualidade do ensino, a construção e reforma de escolas, a criação de programas de formação docente e a construção do currículo da modalidade a partir de práticas diferenciadas que considerem as identidades e diversidades dos estudantes, reconfigurando a escola como agência de acolhimento e transformação social.por
dc.description.abstractThis study was carried out in the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Maranhão, through the Research Group on Policies, Educational Management and Human Training, in the line of investigation History and Policies of Education, to explain the following problem: how Do school dropouts and dropouts materialize and are they addressed in Youth and Adult Education? The objective is to analyze dropout and dropout in Youth and Adult Education in High School and strategies to combat these phenomena in Maranhão. As methodological procedures, a qualitative approach, bibliographical, documentary and field research was used in sectors and schools linked to the State Department of Education of Maranhão, in which school managers, pedagogical coordinators, teachers, students and supervisors answered questionnaires and interviews. The research results showed that socioeconomic aspects are confirmed as crucial factors in abandonment and dropout in Youth and Adult Education in High School, as they directly interfere with the student's conditions of permanence and continuity at school. However, other factors are linked to these, such as the lack of physical and pedagogical support, reception and guarantee of rights from the government, local management and the school itself. It was concluded that to face these phenomena, it is necessary for governments and managers to commit to public policies aimed at reducing socioeconomic inequalities, enriching the quality of education, building and renovating schools, creating teacher training programs and the construction of the modality's curriculum based on differentiated practices that consider the identities and diversities of students, reconfiguring the school as an agency of reception and social transformation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-06-10T16:57:39Z No. of bitstreams: 1 DIEGORODRIGOPEREIRA.pdf: 1190128 bytes, checksum: eb5e25a842fe46259a41ec72987ed976 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-10T16:57:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DIEGORODRIGOPEREIRA.pdf: 1190128 bytes, checksum: eb5e25a842fe46259a41ec72987ed976 (MD5) Previous issue date: 2024-05-13eng
dc.description.sponsorshipFAPEMApor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação de jovens e adultos;por
dc.subjectensino médio;por
dc.subjectabandono escolar;por
dc.subjectevasão escolar.por
dc.subjectyoung and adult education;eng
dc.subjecthigh school;eng
dc.subjectschool dropout;eng
dc.subjectschool evasion.eng
dc.subject.cnpqEducação de Adultospor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleEducação de Jovens e Adultos no ensino médio no Estado do Maranhão: o abandono e a evasão escolar em questãopor
dc.title.alternativeYouth and Adult Education in high school in the State of Maranhão: school dropout and dropout in questioneng
dc.typeTesepor
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DIEGORODRIGOPEREIRA.pdfTese de Doutorado1,16 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.