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Tipo do documento: Tese
Título: Educação de Jovens e Adultos no ensino médio no Estado do Maranhão: o abandono e a evasão escolar em questão
Título(s) alternativo(s): Youth and Adult Education in high school in the State of Maranhão: school dropout and dropout in question
Autor: PEREIRA, Diego Rodrigo 
Primeiro orientador: LIMA, Francisca das Chagas Silva
Primeiro coorientador: LIMA, Lucinete Marques
Primeiro membro da banca: LIMA, Francisca das Chagas Silva
Segundo membro da banca: LIMA, Lucinete Marques
Terceiro membro da banca: CARDOZO, Maria José Pires Barros
Quarto membro da banca: BIANCHINI, Angelo Rodrigo
Quinto membro da banca: PEDROSA, Eliane Maria Pinto
Resumo: Este estudo foi realizado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão, por meio do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão Educacional e Formação Humana, na linha de investigação História e Políticas da Educação, para explicar a seguinte problemática: como o abandono e a evasão escolar se materializam e são enfrentados na Educação de Jovens e Adultos? O objetivo consiste em analisar o abandono e a evasão na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio e as estratégias para enfrentar esses fenômenos no Maranhão. Como procedimentos metodológicos utilizou-se abordagem qualitativa, pesquisa bibliográfica, documental e de campo em setores e escolas ligadas à Secretaria de Estado da Educação do Maranhão, em que gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores, estudantes e supervisor responderam questionários e entrevistas. Os resultados da pesquisa apontaram que os aspectos socioeconômicos se confirmam como fatores cruciais ao abandono e a evasão na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio, por interferirem diretamente nas condições de permanência e continuidade do estudante na escola. No entanto, outros fatores estão vinculados a estes, como a falta de suporte físico e pedagógico, de acolhimento e da garantia de direitos por parte do governo, das gestões locais e da própria escola. Concluiu-se que para enfrentar esses fenômenos, é necessário o compromisso dos governantes e gestores com políticas públicas voltadas para a redução das desigualdades socioeconômicas, o enriquecimento da qualidade do ensino, a construção e reforma de escolas, a criação de programas de formação docente e a construção do currículo da modalidade a partir de práticas diferenciadas que considerem as identidades e diversidades dos estudantes, reconfigurando a escola como agência de acolhimento e transformação social.
Abstract: This study was carried out in the Postgraduate Program in Education at the Federal University of Maranhão, through the Research Group on Policies, Educational Management and Human Training, in the line of investigation History and Policies of Education, to explain the following problem: how Do school dropouts and dropouts materialize and are they addressed in Youth and Adult Education? The objective is to analyze dropout and dropout in Youth and Adult Education in High School and strategies to combat these phenomena in Maranhão. As methodological procedures, a qualitative approach, bibliographical, documentary and field research was used in sectors and schools linked to the State Department of Education of Maranhão, in which school managers, pedagogical coordinators, teachers, students and supervisors answered questionnaires and interviews. The research results showed that socioeconomic aspects are confirmed as crucial factors in abandonment and dropout in Youth and Adult Education in High School, as they directly interfere with the student's conditions of permanence and continuity at school. However, other factors are linked to these, such as the lack of physical and pedagogical support, reception and guarantee of rights from the government, local management and the school itself. It was concluded that to face these phenomena, it is necessary for governments and managers to commit to public policies aimed at reducing socioeconomic inequalities, enriching the quality of education, building and renovating schools, creating teacher training programs and the construction of the modality's curriculum based on differentiated practices that consider the identities and diversities of students, reconfiguring the school as an agency of reception and social transformation.
Palavras-chave: educação de jovens e adultos;
ensino médio;
abandono escolar;
evasão escolar.
young and adult education;
high school;
school dropout;
school evasion.
Área(s) do CNPq: Educação de Adultos
Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSO
Citação: PEREIRA, Diego Rodrigo. Educação de Jovens e Adultos no ensino médio no Estado do Maranhão: o abandono e a evasão escolar em questão. 2024. 176 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5335
Data de defesa: 13-Mai-2024
Aparece nas coleções:TESE DE DOUTORADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

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