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Tipo do documento: Dissertação
Conteúdo disponibilizado parcialmente por período de 3 anos a pedido do autor por motivo da publicação do projeto principal ainda não ter sido realizada.
Título: Validação de aparência e semântica de tecnologia assistencial sobre prematuridade para enfermeiros e médicos da atenção básica
Título(s) alternativo(s): Validation of appearance and semantics of assistance technology on prematurity for primary care nurses and doctors
Autor: SANTOS, Daniel Coutinho dos 
Primeiro orientador: SANTOS, Floriacy Stabnow
Primeiro coorientador: FERREIRA, Adriana Gomes Nogueira
Primeiro membro da banca: SANTOS, Floriacy Stabnow
Segundo membro da banca: DIAS, Ismália Cassandra Costa Maia
Terceiro membro da banca: ARAGÃO, Francisca Bruna Arruda
Resumo: A utilização adequada e integrada das Tecnologias Assistenciais (TA) pode promover uma assistência mais individualizada e orientada por evidências, resultando em melhores desfechos clínicos para as crianças prematuras acompanhadas na Atenção Básica. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi realizar a validação da aparência e semântica de uma tecnologia assistencial sobre prematuridade para enfermeiros e médicos na Atenção Básica. Trata-se de um estudo de validação, classificada como baixa densidade, a qual permite que o público-alvo avalie diversos aspectos da tecnologia sem interferir no conteúdo. A Tecnologia Assistencial foi do tipo guia, desenvolvida como parte de um macroprojeto que teve como finalidade padronizar e otimizar a assistência prestada às crianças nascidas pré-termo, assegurando que os profissionais da atenção básica tenham as diretrizes necessárias para um acompanhamento eficaz e baseado em evidências. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal do Maranhão. Este estudo, seguiu com o desenvolvimento da terceira versão do Guia com a elaboração da aparência do Guia, validação da aparência com juízes, validação da aparência e semântica com o público alvo, os profissionais de saúde da atenção primária, e a disponibilização da versão impressa do “Guia Prático para o Acompanhamento da Criança que Nasceu Pré-termo na Atenção Básica”. A validação da aparência foi realizada por um grupo de cinco juízes, anteriormente envolvidos no macroprojeto, utilizando a Técnica Delphi e os dados foram através de um instrumento online que continha a caracterização dos juízes e critérios de ilustrações e design, organização geral, estrutura, estratégia de apresentação, coerência e formatação. Posteriormente, o Guia passou por uma etapa de validação de aparência e semântica com o público-alvo da tecnologia, médicos e enfermeiros que atuam na atenção básica com um instrumento de avaliação com critérios que continham objetivos, organização, estilo de escrita, aparência e motivação. Esse processo visou avaliar a semântica e a aparência do Guia, buscando um Índice de Validade Semântica de 70% como parâmetro de concordância. A validação por juízes e com os profissionais de saúde da atenção básica, incluindo médicos e enfermeiros, consideraram o guia satisfatório para o cuidado de crianças prematuras, com Índice de Validade Semântica de e 91% e 97% respectivamente para a maioria dos critérios. As principais sugestões incluíram melhorias visuais e a inclusão de informações para prática, levando a ajustes que melhoraram a semântica e a aparência do Guia. Finalmente, a etapa de diagramação e finalização envolveu a publicação impressa do Guia. O "Guia Prático para Acompanhamento da Criança que Nasceu Pré-termo na Atenção Básica", foi validado quanto a aparência e semântica junto aos juízes e profissionais que atuam na atenção básica.
Abstract: The appropriate and integrated use of Assistive Technologies (AT) can promote more individualized and evidence-based care, resulting in better clinical outcomes for premature children followed in Primary Care. In this sense, the objective of this study was to validate the appearance and semantics of an assistive technology on prematurity for nurses and doctors in Primary Care. This was a validation study, classified as low density, which allows the target audience to evaluate various aspects of the technology without interfering with the content. The Assistive Technology was a guide type, developed as part of a macro project aimed at standardizing and optimizing the care provided to pre-term born children, ensuring that primary care professionals have the necessary guidelines for effective and evidence-based follow-up. The study was approved by the Ethics and Research Committee of the Federal University of Maranhão. This study continued with the development of the third version of the Guide with the creation of the Guide's appearance, validation of the appearance by judges, validation of appearance and semantics with the target audience, the primary health care professionals, and the availability of the printed version of the "Practical Guide for the Follow-up of the Pre-term Born Child in Primary Care". The appearance validation was carried out by a group of five judges, previously involved in the macro project, using the Delphi Technique, and the data were collected through an online instrument that contained the characterization of the judges and criteria for illustrations and design, overall organization, structure, presentation strategy, coherence, and formatting. Subsequently, the Guide underwent a stage of appearance and semantic validation with the technology's target audience, doctors and nurses working in primary care, with an evaluation instrument with criteria that contained objectives, organization, writing style, appearance, and motivation. This process aimed to evaluate the semantics and appearance of the Guide, seeking a Semantic Validity Index of 70% as a parameter of agreement. The validation by judges and with the primary health care professionals, including doctors and nurses, considered the guide satisfactory for the care of premature children, with a Semantic Validity Index of 91% and 97% respectively for most criteria. The main suggestions included visual improvements and the inclusion of information for practice, leading to adjustments that improved the semantics and appearance of the Guide. Finally, the layout and finalization stage involved the printed publication of the Guide. The "Practical Guide for the Follow-up of the Pre-term Born Child in Primary Care" was validated in terms of appearance and semantics with judges and professionals working in primary care.
Palavras-chave: prematuridade;
atenção primária à saúde;
tecnologias assistenciais em saúde;
medicina;
enfermagem;
guia de prática clínica.
prematurity;
primary health care;
health assistive technologies;
medicine;
nursing;
practice guideline.
Área(s) do CNPq: Enfermagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM/CCBS
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E TECNOLOGIA
Citação: SANTOS, Daniel Coutinho dos. Validação de aparência e semântica de tecnologia assistencial sobre prematuridade para enfermeiros e médicos da atenção básica. 2024. 78 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Saúde e Tecnologia) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5327
Data de defesa: 26-Mar-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE E TECNOLOGIA

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