Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5326
Tipo do documento: Dissertação
Título: Utilização de sistemas de energia elétrica de corrente alternada com arduino: uma sequência didática para a aprendizagem de conceitos de eletrodinâmica
Título(s) alternativo(s): Use of alternating current electrical energy systems with Arduino: a didactic sequence for learning electrodynamics concepts
Autor: TINOCO, Vicente de Paula Almeida 
Primeiro orientador: CARVALHO, Edson Firmino Viana de
Primeiro membro da banca: CARVALHO, Edson Firmino Viana de
Segundo membro da banca: BATISTA, Jerias Alves
Terceiro membro da banca: PEREZ, Silvana
Resumo: O ensino das disciplinas relacionadas às ciências nas escolas de educação básica frequentemente se apresenta como um desafio, motivando educadores a buscar alternativas para facilitar a aprendizagem diante das dificuldades enfrentadas. A Física, como uma ciência experimental, requer experimentação para seu ensino. No entanto, muitas escolas enfrentam a falta de laboratórios e práticas específicas. Nesse contexto, propomos a criação de um recurso educacional voltado para o entendimento dos conceitos de eletrodinâmica, baseado nas teorias construtivista de Jean Piaget e construcionista de Seymour Papert. Este recurso foi desenvolvido em colaboração com os alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola da rede pública de ensino do interior do Maranhão. A proposta consiste em um kit experimental que inclui uma maquete de um sistema de distribuição de energia elétrica, demonstrando a função e aplicações da corrente alternada de forma investigativa. A maquete permitiu aos estudantes compreenderem como funcionam, conceitualmente e na prática, as ligações monofásicas, bifásicas e trifásicas, bem como a importância de componentes elétricos como geradores, transformadores e fontes de tensão em um circuito. A implementação desse recurso educacional seguiu uma sequência didática composta por 10 encontros, divididos em 5 etapas: avaliação dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema, introdução de problemas iniciais, organização do conhecimento, aplicação prática do conhecimento e verificação da aquisição do conhecimento pelos alunos. Após coletar os dados de avaliação, verificou-se progresso dos alunos em relação aos objetivos de aprendizagem estabelecidos na sequência didática por meio da avaliação formativa, testes, engajamento, avaliação por pares e auto avaliação.
Abstract: The teaching of science-related subjects in basic education schools often poses a challenge, motivating educators to seek alternatives to facilitate learning in the face of encountered difficulties. Physics, as an experimental science, requires experimentation for its teaching. However, many schools lack laboratories and specific practices. In this context, we propose the creation of an educational resource aimed at understanding the concepts of electrodynamics, based on Jean Piaget's Constructivist theory and Seymour Papert's Constructionist theory. This resource was developed in collaboration with 3rd-year high school students at CE Paulo Ramos School, located in Turiaçu - MA. The proposal includes an experimental kit that comprises a model of an electrical energy distribution system, demonstrating the function and applications of alternating current in an investigative manner. The model allowed students to grasp how monophasic, biphasic, and triphasic connections work conceptually and in practice, as well as the significance of electrical components like generators, transformers, and voltage sources in a circuit. The implementation of this educational resource followed a didactic sequence consisting of 10 sessions, divided into 5 stages: assessment of students' prior knowledge on the subject, introduction of initial problems, knowledge organization, practical application of knowledge, and verification of students' knowledge acquisition. After collecting the evaluation data, progress in relation to the established learning objectives in the didactic sequence is assessed through formative evaluation, tests, engagement, peer assessment, and self assessment.
Palavras-chave: sequência didática;
kit experimental;
eletrodinâmica;
instalações elétricas.
didactic sequence;
experimental kit;
electrodynamics;
electrical installations
Área(s) do CNPq: Física
Ensino-aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCET
Citação: TINOCO, Vicente de Paula Almeida. Utilização de sistemas de energia elétrica de corrente alternada com arduino: uma sequência didática para a aprendizagem de conceitos de eletrodinâmica. 2024. 122 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5326
Data de defesa: 22-Fev-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vicente_de_Paula_Almeida_Tinoco.pdfDissertação de Mestrado2,91 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.