Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5326
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTINOCO, Vicente de Paula Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5055601672395408por
dc.contributor.advisor1CARVALHO, Edson Firmino Viana de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1216484483659706por
dc.contributor.referee1CARVALHO, Edson Firmino Viana de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1216484483659706por
dc.contributor.referee2BATISTA, Jerias Alves-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1319645549100341por
dc.contributor.referee3PEREZ, Silvana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3585326481456738por
dc.date.accessioned2024-06-05T22:45:22Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.identifier.citationTINOCO, Vicente de Paula Almeida. Utilização de sistemas de energia elétrica de corrente alternada com arduino: uma sequência didática para a aprendizagem de conceitos de eletrodinâmica. 2024. 122 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5326-
dc.description.resumoO ensino das disciplinas relacionadas às ciências nas escolas de educação básica frequentemente se apresenta como um desafio, motivando educadores a buscar alternativas para facilitar a aprendizagem diante das dificuldades enfrentadas. A Física, como uma ciência experimental, requer experimentação para seu ensino. No entanto, muitas escolas enfrentam a falta de laboratórios e práticas específicas. Nesse contexto, propomos a criação de um recurso educacional voltado para o entendimento dos conceitos de eletrodinâmica, baseado nas teorias construtivista de Jean Piaget e construcionista de Seymour Papert. Este recurso foi desenvolvido em colaboração com os alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola da rede pública de ensino do interior do Maranhão. A proposta consiste em um kit experimental que inclui uma maquete de um sistema de distribuição de energia elétrica, demonstrando a função e aplicações da corrente alternada de forma investigativa. A maquete permitiu aos estudantes compreenderem como funcionam, conceitualmente e na prática, as ligações monofásicas, bifásicas e trifásicas, bem como a importância de componentes elétricos como geradores, transformadores e fontes de tensão em um circuito. A implementação desse recurso educacional seguiu uma sequência didática composta por 10 encontros, divididos em 5 etapas: avaliação dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema, introdução de problemas iniciais, organização do conhecimento, aplicação prática do conhecimento e verificação da aquisição do conhecimento pelos alunos. Após coletar os dados de avaliação, verificou-se progresso dos alunos em relação aos objetivos de aprendizagem estabelecidos na sequência didática por meio da avaliação formativa, testes, engajamento, avaliação por pares e auto avaliação.por
dc.description.abstractThe teaching of science-related subjects in basic education schools often poses a challenge, motivating educators to seek alternatives to facilitate learning in the face of encountered difficulties. Physics, as an experimental science, requires experimentation for its teaching. However, many schools lack laboratories and specific practices. In this context, we propose the creation of an educational resource aimed at understanding the concepts of electrodynamics, based on Jean Piaget's Constructivist theory and Seymour Papert's Constructionist theory. This resource was developed in collaboration with 3rd-year high school students at CE Paulo Ramos School, located in Turiaçu - MA. The proposal includes an experimental kit that comprises a model of an electrical energy distribution system, demonstrating the function and applications of alternating current in an investigative manner. The model allowed students to grasp how monophasic, biphasic, and triphasic connections work conceptually and in practice, as well as the significance of electrical components like generators, transformers, and voltage sources in a circuit. The implementation of this educational resource followed a didactic sequence consisting of 10 sessions, divided into 5 stages: assessment of students' prior knowledge on the subject, introduction of initial problems, knowledge organization, practical application of knowledge, and verification of students' knowledge acquisition. After collecting the evaluation data, progress in relation to the established learning objectives in the didactic sequence is assessed through formative evaluation, tests, engagement, peer assessment, and self assessment.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2024-06-05T22:45:22Z No. of bitstreams: 1 Vicente_de_Paula_Almeida_Tinoco.pdf: 2984392 bytes, checksum: d53669e8488e1097b84b62a6ab1229b7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-05T22:45:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Vicente_de_Paula_Almeida_Tinoco.pdf: 2984392 bytes, checksum: d53669e8488e1097b84b62a6ab1229b7 (MD5) Previous issue date: 2024-02-22eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM REDE - ENSINO DE FÍSICA EM REDE NACIONAL/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectsequência didática;por
dc.subjectkit experimental;por
dc.subjecteletrodinâmica;por
dc.subjectinstalações elétricas.por
dc.subjectdidactic sequence;eng
dc.subjectexperimental kit;eng
dc.subjectelectrodynamics;eng
dc.subjectelectrical installationseng
dc.subject.cnpqFísicapor
dc.subject.cnpqEnsino-aprendizagempor
dc.titleUtilização de sistemas de energia elétrica de corrente alternada com arduino: uma sequência didática para a aprendizagem de conceitos de eletrodinâmicapor
dc.title.alternativeUse of alternating current electrical energy systems with Arduino: a didactic sequence for learning electrodynamics conceptseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL NACIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vicente_de_Paula_Almeida_Tinoco.pdfDissertação de Mestrado2,91 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.