Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5323
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSILVA, Marcelo Veríssimo da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7842987729660821por
dc.contributor.advisor1BANDEIRA, Maria da Glória Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4791270234310043por
dc.contributor.advisor-co1CAMARA, Adriana Leandro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4437683029436623por
dc.contributor.referee1BANDEIRA, Maria da Glória Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4791270234310043por
dc.contributor.referee2PINHEIRO, Helano Diógenes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5238788151933397por
dc.contributor.referee3MENDES, Suênia Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1920782211139763por
dc.date.accessioned2024-06-05T02:26:08Z-
dc.date.issued2024-05-02-
dc.identifier.citationSILVA, Marcelo Veríssimo da. Curso de capacitação em inteligência competitiva para o segmento odontológico. 2024. 90 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5323-
dc.description.resumoA Inteligência Competitiva por meio da prospecção tecnológica ajuda a compreender as tendências e inovações do mercado além de possibilitar melhoria nos negócios e parcerias, assim como proporciona o desenvolvimento de novas tecnologias e auxilia no surgimento de novos produtos, reduzindo riscos e contribuindo na tomada de decisões estratégicas. Capacitar funcionários de uma empresa com um curso de inteligência competitiva colabora para que essa se mantenha competitiva e se diferencie da concorrência evitando, inclusive, a obsolescência de seus produtos e/ou serviços. O objetivo da presente Dissertação, portanto, foi elaborar um Curso Profissional em Inteligência Competitiva para o segmento da odontologia. Adotou-se na metodologia da presente dissertação, a abordagem qualiquantitativa aplicada por meio de pesquisa documental e bibliográfica com o intuito de se verificar a existência de outros cursos de capacitação voltado para a inteligência competitiva no segmento odontológico, assim como para verificar por meio da base de patentes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, os produtos depositados. Na pesquisa bibliográfica, buscou-se fontes em materiais publicados no período de junho de 2015 a 2023, nas bases científicas da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações – BDTD, Vitrine Tecnológica do Ministério da Educação, Google Scholar, Periódico CAPES, Revista Cadernos de Prospecção, além das Revistas do PROFNIT que tratam da prospecção tecnológica. Foi realizada busca de anterioridade, tendo sido consultada a base de dados do Instituto Nacional da Propriedade Intelectual - INPI, para verificar a existência de produtos inovadores voltados para o segmento da odontologia que pudesse corroborar com a presente pesquisa utilizando-se a palavra chave odonto* buscando vincular todos os produtos direcionados a esse segmento. A plataforma sibi.usp.br foi consultada com a palavra-chave curso inteligência competitiva, assim como a plataforma Periódico CAPES também foi consultada com a expressão inteligência competitiva. Considerando o exposto, é que se elaborou 08 (oito) aulas divididas em 02 (dois) módulos com 04 (quatro) aulas cada módulo, o qual foi ministrado à empresa Sorriso Dentistas em São Luís – MA. O Curso em Inteligência Competitiva proposto foi ofertado para uma empresa do setor odontológico da cidade de São Luís – MA, obtendo-se êxito. O avanço da proteção da propriedade intelectual dos produtos odontológicos revela a importância desse segmento junto à economia nacional e mundial. Palavras-Chave:por
dc.description.abstractCompetitive Intelligence through technological prospecting helps to understand market trends and innovations, in addition to enabling improvement in business and partnerships, as well as providing the development of new technologies and assisting in the emergence of new products, reducing risks and contributing to strategic decision making. Training a company's employees with a competitive intelligence course helps it remain competitive and differentiate itself from the competition, even avoiding the obsolescence of its products and/or services. The objective of this Dissertation, therefore, was to develop a Professional Course in Competitive Intelligence for the dentistry segment. In the methodology of this dissertation, the qualitative and quantitative approach applied through documentary and bibliographic research was adopted in order to verify the existence of other training courses focused on competitive intelligence in the dental segment, as well as to verify through the patent database of the National Institute of Industrial Property – INPI, the products deposited. In the bibliographic research, sources were sought in materials published in the period from June 2015 to 2023, in the scientific bases of the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations – BDTD, Technological Showcase of the Ministry of Education, Google Scholar, CAPES Journal, Prospecting Notebooks Magazine, in addition to PROFNIT Journals that deal with technological prospecting. A prior art search was carried out, and the database of the National Institute of Intellectual Property (INPI) was consulted to verify the existence of innovative products aimed at the dentistry segment that could corroborate the present research, using the keyword odonto* seeking to link all products directed to this segment. The sibi.usp.br platform was consulted with the keyword competitive intelligence course, as well as the CAPES journal platform was also consulted with the expression competitive intelligence. Considering the above, 08 (eight) classes were elaborated divided into 02 (two) modules with 04 (four) classes each module, which was taught to the company Sorriso Dentistas in São Luís - MA. The proposed Competitive Intelligence Course was offered to a company in the dental sector in the city of São Luís – MA, and was successful. The advancement of the protection of the intellectual property of dental products reveals the importance of this segment in the national and world economy.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2024-06-05T02:26:08Z No. of bitstreams: 1 MarceloVeríssimo.pdf: 1934916 bytes, checksum: ed42f8a579bdf15a84a15a2268306310 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-05T02:26:08Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MarceloVeríssimo.pdf: 1934916 bytes, checksum: ed42f8a579bdf15a84a15a2268306310 (MD5) Previous issue date: 2024-05-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA QUÍMICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA A INOVAÇÃOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectpropriedade Intelectual;por
dc.subjectensino;por
dc.subjectinovaçãopor
dc.subjectintellectual property;eng
dc.subjectteaching;eng
dc.subjectinnovationeng
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.subject.cnpqEnsino Profissionalizantepor
dc.titleCurso de capacitação em inteligência competitiva para o segmento odontológicopor
dc.title.alternativeCompetitive intelligence technology course for the dental segmenteng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA PARA INOVAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarceloVeríssimo.pdfDissertação de Mestrado1,89 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.