Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5322
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de geografia e pandemia da covid-19: desafios e práticas de ensino de professores dos anos finais do ensino fundamental de Imperatriz-MA
Título(s) alternativo(s): Teaching geography and the covid-19 pandemic: challenges and teaching practices of teachers in the final years of elementary school in Imperatriz-MA
Autor: SA, Francisco Darcio Barbosa da Silva 
Primeiro orientador: CÂNCIO, Raimundo Nonato de Pádua
Primeiro membro da banca: CÂNCIO, Raimundo Nonato de Pádua
Segundo membro da banca: BARBOSA, Ronaldo Santos
Terceiro membro da banca: DUBLANTE, Carlos André Sousa
Resumo: O objetivo do presente estudo é analisar os desafios vivenciados pelos professores de Geografia dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal de Imperatriz-MA, ao assumirem as atividades escolares com a mediação das plataformas digitais, durante a pandemia do novo Coronavírus. Assim foi sendo construída as seguintes questões problematizadoras, às quais tiveram o intuito de explicar a realidade das escolas e qual o perfil dos professores de Geografia dos anos finais do ensino fundamental da rede pública municipal de Imperatriz-MA, durante o período de isolamento social devido à pandemia do novo Coronavírus. A caracterização das práticas pedagógicas dos professores de Geografia e quais alternativas utilizadas por esses docentes no processo ensino-aprendizagem, durante a pandemia do novo Coronavírus, e desse modo investigar os desafios que foram experienciados e outras possibilidades utilizadas por esses professores, ao assumirem as atividades escolares com a mediação das plataformas digitais, durante a pandemia. Desse modo tais questões foram importantes pois contribuíram no direcionamento dos caminhos percorridos durante a pesquisa e que melhor nos orientaram para a obtenção de respostas aos objetivos propostos. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de cunho exploratório e descritiva, cuja abordagem é qualitativa, que se utiliza de entrevistas semiestruturadas e de análise documental, como instrumentos de produção de dados, aplicados a dez professores de Geografia que trabalham na rede pública municipal de Imperatriz- MA, no polo II Bacuri. Do ponto de vista do referencial teórico, dialogou-se com Alfino (2019), Pacheco (2020), Júnior (2020), Silva (2019), Santos (2020) e Alves (2020), dentre outros, que nos ajudaram a refletir sobre o Ensino de Geografia e as práticas docentes mediada pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), suas reais condições e adversidades de aplicação no processo ensino-aprendizagem, especialmente durante a pandemia do novo Coronavírus. Os dados evidenciaram que os professores reconhecem a importância da utilização das TDICs no ensino de Geografia, nas escolas da rede pública municipal de Imperatriz, principalmente no contexto da pandemia da Covid-19. Mas reconhecem também que estão inseridos em uma realidade educacional onde há muitos desafios a serem enfrentados. Foi verificado que houve iniciativas, por parte do poder público municipal, direcionadas ao sistema de ensino, nesse período, com o intuito de garantir o melhor desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, mas estas não surtiram o efeito desejado. Para os professores, as escolas precisam de maiores investimentos e atenção governamental na sua estrutura e em equipamentos, o que tem contribuído para fragilizar ainda mais o trabalho pedagógico dos professores de Geografia.
Abstract: The objective of the present study is to analyze the challenges experienced by Geography teachers in the final years of elementary school in the municipal public network of Imperatriz-MA, when they assume school activities with the mediation of digital platforms, during the pandemic of the new Coronavirus. Thus, the following problematizing questions were constructed, which were intended to explain the reality of schools and the profile of Geography teachers in the final years of elementary school in the municipal public network of Imperatriz-MA, during the period of social isolation due to to the new Coronavirus pandemic. The characterization of the pedagogical practices of Geography teachers and what alternatives were used by these teachers in the teaching-learning process, during the new Coronavirus pandemic, and thus investigate the challenges that were experienced and other possibilities used by these teachers, when taking on the activities schoolchildren with the mediation of digital platforms, during the pandemic. Therefore, these questions were important as they contributed to directing the paths taken during the research and which better guided us to obtain answers to the proposed objectives. Methodologically, this is an exploratory and descriptive research, whose approach is qualitative, which uses semi- structured interviews and document analysis, as data production instruments, applied to ten Geography teachers who work in the municipal public network of Imperatriz-MA, at Pole II Bacuri. From the point of view of the theoretical framework, dialogue was held with Alfino (2019), Pacheco (2020), Júnior (2020), Silva (2019), Santos (2020) and Alves (2020), among others, who helped us to reflect on the Teaching of Geography and teaching practices mediated by Digital Information and Communication Technologies (TDIC), their real conditions and adversities of application in the teaching-learning process, especially during the pandemic of the new Coronavirus. The data showed that teachers recognize the importance of using TDICs in teaching Geography in public schools in Imperatriz, especially in the context of the Covid-19 pandemic. But they also recognize that they are inserted in an educational reality where there are many challenges to be faced. It was verified that there were initiatives, on the part of the municipal government, directed to the education system, in this period, with the intention of guaranteeing the best development of the teaching- learning process, but these did not have the desired effect. For teachers, schools need greater investment and government attention in their structure and equipment, which has contributed to further weaken the pedagogical work of Geography teachers.
Palavras-chave: ensino de geografia;
TDIC;
novo coronavírus.
teaching of geography;
TDIC;
new coronavirus.
Área(s) do CNPq: Geografia
Tecnologia Educacional
Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE LETRAS/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED
Citação: SA, Francisco Darcio Barbosa da Silva. Ensino de geografia e pandemia da covid-19: desafios e práticas de ensino de professores dos anos finais do ensino fundamental de Imperatriz-MA. 2023. 166 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5322
Data de defesa: 15-Set-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCODARCIOBARBOSADASILVASA.pdfDissertação de Mestrado2,43 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.