Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5319
Tipo do documento: Dissertação
Título: As representações da violência de gênero e sexualidade em uma escola pública na cidade de Imperatriz, Maranhão
Título(s) alternativo(s): Representations of gender violence and sexuality in a public school in the city of Imperatriz, Maranhão
Autor: SILVA, Auricelia de Aguiar 
Primeiro orientador: RIBEIRO, Dimas dos Reis
Primeiro membro da banca: RIBEIRO, Dimas dos Reis
Segundo membro da banca: SILVA, Joyce Alves da
Terceiro membro da banca: BARROSO, Betania Oliveira
Quarto membro da banca: MOURA, Késsia Mileny de Paulo
Quinto membro da banca: ALMADA, Francisco de Assis Carvalho de
Resumo: Esta dissertação aborda a representação da violência de estudantes, nas modalidades de gênero e sexualidade, no meio escolar, evidenciando como o/a estudante se apresenta em relação à disseminação do preconceito e da discriminação e como o/a professor/a atua diante dessa representação. O estudo foi desenvolvido em uma instituição municipal de educação fundamental na cidade de Imperatriz, no estado do Maranhão, que atende crianças, adolescentes e adultos na modalidade Educação para Jovens e Adultos. O objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar as representações da violência de gênero e sexualidade em uma escola pública da cidade de Imperatriz/MA. Para tanto, os aportes teóricos que deram sustentação ao processo de investigação baseiam-se em um referencial teórico interdisciplinar pautado na Sociologia, a partir da qual tornou-se possível refletir sobre a representação como categoria social do ser humano, assim recorremos aos estudos de Abramovay (2009), Durkheim (2008), Magnani (2004), Martins (2014), Neves (2010) e Zaluar (1992); na área da História, tendo como eixo principal as discussões históricas que envolvem os conceitos de gênero e sexualidade, contamos com Louro (2014; 2022), Weeks (2022) e Scortt (2019); na Pedagogia, tendo como foco a função do/a professor/a e sua atuação docente em meio à diversidade de representações que compõem o meio escolar, contamos com o auxílio de Candau (2011; 2020), Libâneo (2013; 2020) e Pimenta (2010; 2012); e, nos estudos sobre gênero e sexualidade, abordando aspectos do discurso de poder que abrangem as determinações sociais e culturais que envolvem a sociedade e a escola, buscamos entendimento em Bento (2011; 2017), Bulter (2022) e Foucault (1987; 2014; 2022), compreendidos pela significação das relações de poder que se manifestam entre estudantes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual foram utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: observação do cotidiano da instituição, grupo focal com estudantes e entrevista semiestruturada com professoras e professor. Os dados revelam que as representações de violência de estudantes, na modalidade de gênero e sexualidade presentes na instituição pesquisada, sofrem influência do meio social e são reproduzidas de forma naturalizada, de modo que muitos e muitas não percebem que estão praticando um ato de violência e que o preconceito e a discriminação se escondem por trás das brincadeiras cotidianas. Como decorrência, a atuação do/a professor/a perde a sua significação social pelo receio de trabalhar a temática em sala de aula, mantendo-se neutro/a frente ao discurso de poder que se estabelece nas representações cotidianas de preconceito e discriminação de gênero e sexualidade no meio escolar. Contudo, no que tange à representação de estudantes no meio escolar, o estudo aponta para a importância de uma formação continuada adequada dos/as professores/as, por serem atuantes no processo educativo, de forma que contribuam com respostas significativas para as pessoas envolvidas e para a sociedade de que fazem parte. Assim, também sinaliza para uma conscientização do cotidiano escolar e ressignificações das práticas de preconceito e discriminação, nas modalidades de gênero e sexualidade, presentes nas representações de estudantes no ambiente escolar.
Abstract: This dissertation addresses the representation of student‟s violence in gender and sexuality modalities in the school environment, highlighting how the students present themselves regarding prejudice and discrimination dissemination and how the teachers act in the face of this representation. The study was developed in a municipal elementary education institution in the city of Imperatriz, in Maranhão (MA), Brazil, which serves children, adolescents, and adults in the Youth and Adult Education modality. The general objective of this research is to analyze the representations of gender and sexuality violence in a public school in the city of Imperatriz/MA. To this end, theoretical contributions supporting the research process are based on an interdisciplinary theoretical framework from Sociology, which made it possible to reflect on representation as a social category of the human being in accordance to the studies of Abramovay (2009), Durkheim (2008), Magnani (2004), Martins (2014), Neves (2010) and Zaluar (1992); in the area of History, we used the works of Louro (2014; 2022), Weeks (2022) and Escortt (2019) to understand the historical discussions about the concepts of gender and sexuality; in Pedagogy, focusing on the roles of the teacher and his/her teaching performance amidst the diversity of representations that make up the school environment, we used the work of Candau (2011; 2020), Libâneo (2013; 2020) and Pimenta (2010; 2012); and, in studies on gender and sexuality, we have addressed aspects of the discourse of power regarding social and cultural determinations present in society and school, through the studies of Bento (2011; 2017), Bulter (2022) and Foucault (1987; 2014; 2022), also to understand the significance of power relations manifested by students. The research is qualitative, and we used observation of the institution's daily life, focus groups with students, and semi-structured interviews with teachers as data collection instruments. Data have revealed that students' representations of gender and sexuality violence in the institution of research are influenced by the social environment and reproduced in a naturalized way so that many of them do not realize that they are committing an act of violence. Data also showed that prejudice and discrimination are masked as everyday jokes. As a result, the teacher's performance loses its social significance due to fear of working on the issue in the classroom, so they remain neutral in the face of the power discourse that is established in everyday representations of prejudice and discrimination of gender and sexuality in the school environment. However, regarding the representation of students in the school environment, the study points to the relevance of adequate continuing training for teachers, as they are active in the educational process to contribute to meaningful responses for the people involved and the society they are part of. Thus, it also signals an awareness of everyday school life and new meanings of the practices of prejudice and discrimination in the students' representations experienced in the school environment.
Palavras-chave: representação da violência;
gênero;
sexualidade.
representation of Violence. .
gender;
sexuality.
Área(s) do CNPq: Sociologia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS HUMANAS PINHEIRO/CCHNST
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED
Citação: SILVA, Auricelia de Aguiar. As representações da violência de gênero e sexualidade em uma escola pública na cidade de Imperatriz, Maranhão. 2023. 199 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Formação Docente em Práticas Educativas - PPGFOPRED) - Universidade Federal do Maranhão, Imperatriz, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5319
Data de defesa: 19-Dez-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FORMAÇÃO DOCENTE EM PRÁTICAS EDUCATIVAS - PPGFOPRED

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AURICELIADEAGUIARSILVA.pdfDissertação de Mestrado2,71 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.