Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5315
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGONÇALVES, Cristiane Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9569130700185965por
dc.contributor.advisor1VALLE, Mariana Guelero do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8516501386841758por
dc.contributor.referee1VALLE, Mariana Guelero do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8516501386841758por
dc.contributor.referee2TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Sousa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1040665303459075por
dc.contributor.referee3SOUSA, Carlos Erick Brito de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6039452387227749por
dc.contributor.referee4MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/0504326528660511por
dc.contributor.referee5RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638131664583072por
dc.date.accessioned2024-05-29T16:31:51Z-
dc.date.issued2024-04-25-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Cristiane Silva. Biblioteca virtual como recurso educacional para o ensino de ciências da natureza na UEB Dra. Maria Alice Coutinho São Luís-MA. 2024. 218 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luis, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5315-
dc.description.resumoEsta pesquisa trata da temática sobre a biblioteca virtual como recurso educacional para o ensino de Ciências da Natureza e teve como objetivo investigar a utilização da biblioteca física pelos professores de Ciências da Natureza, tendo em vista a construção de uma biblioteca virtual como recurso educacional para a área de Ciências da Natureza no contexto da UEB Dra.Maria Alice Coutinho de São Luís-MA. A escolha da abordagem foi qualitativa e o método de procedimento escolhido foi o estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram dois professores da escola que ministram a disciplina de Ciências da Natureza e duas bibliotecárias da SEMED, no município de São Luís-MA. Como instrumento de coleta de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. As entrevistas foram feitas de maneira presencial. Os dados da pesquisa foram analisados sob a perspectiva da Análise de Conteúdo de Bardin (2016). Os achados revelaram que alguns professores utilizam pouco o espaço da biblioteca para realizar atividades e que há uma carência de materiais didáticos específicos para a disciplina, notou-se que os professores utilizaram WhatsApp, vídeos demonstrativos de experimentos, além de recorrerem a vídeos disponíveis no YouTube e o uso do Kahoot para engajar os alunos. No entanto, a limitação identificada foi a qualidade da conexão à internet, o que restringiu as possibilidades de uso efetivo dessas tecnologias. A pesquisa revelou também que, apenas três bibliotecárias são responsáveis por atender todas as escolas da rede municipal e o acervo nas bibliotecas escolares é garantido através do ciclo de manutenção e aquisição de materiais pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Foi notada a presença de professores de várias disciplinas, incluindo Ciências da Natureza e de alunos nas bibliotecas, a colaboração entre professores e bibliotecárias acontece sempre que possível. Descobriu-se também que na rede municipal existem 256 estabelecimentos de Educação básica, sendo que 96 escolas são de Ensino Fundamental com bibliotecas escolares e que até o momento da pesquisa, a rede contava com 127 ambientes de leitura os quais somente 30 haviam sido incluídas no projeto Giroteca, que inclui acervo físico e digital, além de equipamentos tecnológicos como notebooks e impressoras. A pesquisa revelou que não existem bibliotecas virtuais nas escolas municipais até o momento. Assim emerge a necessidade de investimentos em infraestrutura, em recursos humanos, materiais e tecnológicos, formação profissional e recursos didáticos, visando aprimorar o ensino de Ciências da Natureza e o uso das bibliotecas nas escolas municipais de São Luís. A participação dos professores e bibliotecárias foram fundamentais para a construção da biblioteca virtual criada a partir da plataforma Canva. O recurso educacional pode contribuir na dinamização das aulas e atividades desenvolvidas pelos professores potencializando o ensino e aprendizagem dessa área do conhecimento auxiliando na formação crítica cientifica e cidadã.por
dc.description.abstractThis research addresses the theme of the virtual library as an educational resource for teaching Natural Sciences and aimed to investigate the use of the physical library by Natural Sciences teachers, with a view to building a virtual library as an educational resource for the Natural Sciences field in the context of UEB Dra. Maria Alice Coutinho in São Luís-MA. The chosen approach was qualitative, and the selected method was a case study. The research participants were two teachers from the school who teach the Natural Sciences subject and two librarians from SEMED, in the municipality of São Luís-MA. Semi-structured interviews were used as data collection instruments. The interviews were conducted in person. The research data were analyzed from the perspective of Bardin's Content Analysis (2016). The findings revealed that some teachers make little use of the library space for activities and that there is a lack of specific teaching materials for the subject. It was noted that teachers used WhatsApp, demonstrative videos of experiments, and videos available on YouTube, as well as the use of Kahoot to engage students. However, the identified limitation was the quality of the internet connection, which restricted the effective use of these technologies. The research also revealed that only three librarians are responsible for serving all the schools in the municipal network, and the collection in school libraries is guaranteed through the maintenance and acquisition cycle of materials by the National Book and Teaching Material Program (PNLD). The presence of teachers from various subjects, including Natural Sciences, and students in the libraries was noted, with collaboration between teachers and librarians occurring whenever possible. It was also discovered that there are 256 Basic Education establishments in the municipal network, with 96 schools being Elementary Schools with school libraries and, at the time of the research, the network had 127 reading environments, of which only 30 had been included in the Giroteca project, which includes a physical and digital collection, as well as technological equipment such as laptops and printers. The research revealed that there are no virtual libraries in the municipal schools to date. Thus, there emerges a need for investments in infrastructure, human, material, and technological resources, professional training, and teaching resources, aiming to improve the teaching of Natural Sciences and the use of libraries in the municipal schools of São Luís. The participation of teachers and librarians was fundamental for the construction of the virtual library created using the Canva platform. The educational resource can contribute to the dynamism of classes and activities developed by teachers, enhancing the teaching and learning of this area of knowledge and aiding in the scientific and citizen critical formation.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-05-29T16:31:51Z No. of bitstreams: 1 CRISTIANESILVAGONÇALVES.pdf: 7542357 bytes, checksum: aa0a29b5110b92308261b044882f66c7 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-29T16:31:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CRISTIANESILVAGONÇALVES.pdf: 7542357 bytes, checksum: aa0a29b5110b92308261b044882f66c7 (MD5) Previous issue date: 2024-04-25eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE BIOLOGIA/CCBSpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectrecursos tecnológicos;por
dc.subjectBibliotecas virtuais;por
dc.subjectBibliotecas digitais;por
dc.subjectciências da natureza.por
dc.subjecttechnological resources;eng
dc.subjectVirtual libraries;eng
dc.subjectDigital libraries;eng
dc.subjectnatural sciences.eng
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspor
dc.titleBiblioteca virtual como recurso educacional para o ensino de ciências da natureza na UEB Dra. Maria Alice Coutinho São Luís-MApor
dc.title.alternativeVirtual library as an educational resource for teaching natural sciences at UEB Dr. Maria Alice Coutinho São Luís-MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CRISTIANESILVAGONÇALVES.pdfDissertação de Mestrado7,37 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.