Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5310
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGUZMÁN, Patrícia Rosa Santana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3593699700133567por
dc.contributor.advisor1BIANCHINI   , Ângelo Rodrigo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543855549540163por
dc.contributor.referee1DUBLANTE, Carlos André Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2269364248833833por
dc.contributor.referee2SILVA, Acildo Leite da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8319209685636448por
dc.contributor.referee3PAIXÃO, Cassiane de Freitas-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9836646117494150por
dc.contributor.referee4TAUKANE, Isabel Teresa Cristina-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3091675735363817por
dc.contributor.referee5BIANCHINI, Ângelo Rodrigo-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543855549540163por
dc.date.accessioned2024-05-27T18:28:07Z-
dc.date.issued2024-03-26-
dc.identifier.citationGUZMÁN, Patrícia Rosa Santana. Ações afirmativas e povos indígenas no ensino superior: uma análise da dimensão social e simbólica da permanência de estudantes indígenas na Universidade Federal do Maranhão. 2024. 165 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação/CCSO) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5310-
dc.description.resumoEsta pesquisa se insere na linha de pesquisa “História, Políticas Educacionais e Formação Humana”, do grupo de pesquisa “Política, Gestão Educacional e Formação Humana” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão – UFMA e tem por objetivo compreender a educação superior aos povos indígenas no Brasil e de como este processo vem acontecendo na UFMA. A configuração construída no campo estatal e universitário brasileiros em torno das políticas de educação superior aos povos indígenas se estabeleceu em relações multidimensionais, globais e nacionais em uma sociedade marcada pela histórica hierarquização social de raças, etnias e culturas. Este estudo visa analisar a política de ações afirmativas aos povos indígenas nesta universidade, com foco na dimensão social e simbólica do processo de permanência dos estudantes indígenas nos cursos de graduação. A dimensão epistemológica desta pesquisa incluiu a base teórica da perspectiva de Bourdieu (1996) e nos seus estudos sobre campo social, habitus e capitais, incorporando um diálogo constante com conhecimentos indígenas e pesquisas das realidades da educação superior indígena e do processo de colonização do Brasil, tais como as produções de Baniwa (2019), Krenak (2020), Munduruku (2026), Lima (2018), Lima e Barroso (2013), Brostolin e Cruz (2010), Coelho (2006), Oliveira (2018), Santos (2009), Santos e Meneses (2009), Souza (2013), entre outros. A permanência estudantil no ensino superior como elemento da política de ações afirmativas, em uma abordagem que integra as condições materiais e as condições simbólicas de permanência, se apoiou na teoria de afiliação universitária de Alain Coulon (2008; 2017), pesquisas como as Baniwa (2019), de Borges (2019), Santos (2009), Amaral (2012), Renault (2019), em uma constate reflexão quanto as especificidades da permanência dos estudantes indígenas como um grupo que deseja realizar trocas, diálogos e mudanças no campo universitário, mas manter-se diferenciado em suas racionalidades, modos de ver, conhecer e sentir o mundo. A pesquisa é quanti-qualitativa e utiliza como procedimento metodológico e instrumentos para coleta de dados, as técnicas de revisão bibliográfica, de levantamento e análise documental e de entrevistas semiestruturadas com sete estudantes indígenas dos cursos de Medicina e Odontologia. A reflexão sobre a UFMA dentro de um campo universitário e estatal (etnocêntrico) possibilitou perceber as variadas relações de poder, forças, lutas entre agentes sociais diversos, dentro e fora do campo. Os resultados da pesquisa sinalizam para um discurso de secundarização quanto ao acesso e permanência de estudantes indígenas na UFMA, até hoje presente, e visualizado pelas poucas menções desta pauta nos últimos Planos de Desenvolvimento Institucional. Os dados estatísticos do acesso de estudantes indígenas, no período de 2007 a 2021, revelam taxas de ocupação baixas e taxas de desistência elevadas. A permanência dos estudantes entrevistados sinaliza vivências e experiências marcadas por estranhamentos mais intensos no que tange ao processo de afiliação universitária, muitas vezes adiado, por limitações e obstáculos sociais, econômicos, simbólicos e pela estrutura do subcampo da UFMA estar mais alinhada aos capitais legitimados de uma fração dominante das classes dominantes da sociedade brasileira.por
dc.description.abstractThis research is part of the research line “History, Educational Policies and Human Training”, of the research group “Educational Policy, Management and Human Training” and aims to figure out higher education for indigenous peoples in Brazil and how this process has been occuring at the Federal University of Maranhão-UFMA. The configuration built in the Brazilian state and university field around higher education policies for indigenous peoples was established in multidimensional, global, and national relations in a society marked by the historical social hierarchy of races, ethnicities, and cultures. This study analayzes the affirmative action policy for indigenous peoples at this university, focusing on the social and symbolic dimension of the process of permanence of indigenous students in undergraduate courses. The epistemological dimension of this research included the theoretical basis of Bourdieu's perspective (1996) and his studies on the social field, habitus, and capitals, incorporating a constant dialogue with indigenous knowledge and research on the realities of indigenous higher education and the process of colonization in Brazil , such as the productions of Baniwa (2019), Krenak (2020), Munduruku (2016), Lima (2018), Lima and Barroso (2013), Brostolin and Cruz (2010), Coelho (2006), Oliveira (2018), Santos (2009), Santos and Meneses (2009), Souza (2013), among others. Student permanence in higher education as an element of the affirmative action policy, in an approach that integrates the material and the symbolic conditions of permanence, was based on the understanding of studies such as Alain Coulon's theory of affiliation (2008;2017), research such as Borges (2019), Santos (2009), Amaral (2012), Renault (2019), in a constant reflection on the specificity of the permanence of indigenous students as a group that wants to perform exchanges, dialogues, and changes in the university field, but to remain differentiated in its rationales, ways of seeing, knowing and feeling the world. The research is quantitative-qualitative. As a methodological procedure and instruments for data collection, bibliographic review techniques, survey techniques and document analysis, and semi-structured interviews with seven indigenous students were adopted. Reflection on UFMA within a university and state (ethnocentric) field makes it possible to perceive the various power relations, forces, and struggles between different social agents inside and outside the field. The research results indicate a discourse of marginalization regarding the access and retention of indigenous students at UFMA, still present to this day, as evidenced by the scant mentions of this issue in recent Institutional Development Plans. Statistical data on the access of indigenous students from 2007 to 2021 reveal low enrollment rates and high dropout rates. The experiences of the interviewed students signal encounters marked by more intense estrangement concerning the process of university affiliation, often postponed due to social, economic, symbolic limitations, and obstacles, as well as the structure of UFMA's subfield being more aligned with the legitimized capitals of a dominant fraction of the ruling classes in Brazilian society.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2024-05-27T18:28:07Z No. of bitstreams: 1 PATRÍCIAROSASANTANAGUZMÁN.pdf: 1518021 bytes, checksum: 7e179f66bb494a680d998887dfe5febe (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-27T18:28:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PATRÍCIAROSASANTANAGUZMÁN.pdf: 1518021 bytes, checksum: 7e179f66bb494a680d998887dfe5febe (MD5) Previous issue date: 2024-03-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO/CCSOpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectação afirmativa;por
dc.subjectindígena;por
dc.subjectensino superior;por
dc.subjectaffirmative action;eng
dc.subjectindigenous;eng
dc.subjecthight education.eng
dc.subject.cnpqTópicos Específicos de Educaçãopor
dc.titleAções afirmativas e povos indígenas no ensino superior: uma análise da dimensão social e simbólica da permanência de estudantes indígenas na Universidade Federal do Maranhãopor
dc.title.alternativeAffirmative actions and indigenous peoples in higher education: an analysis of the social and symbolic dimension of the stay of indigenous students at the Federal University of Maranhãoeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PATRÍCIAROSASANTANAGUZMÁN.pdfDissertação de Mestrado1,48 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.