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Tipo do documento: Dissertação
Título: O lugar do brincar no espaço da educação infantil: narrativas de educadoras da rede pública municipal de São Luís - MA
Título(s) alternativo(s): The place of play in the space of early childhood education: narratives from educators from the municipal public network of São Luís - MA
Autor: MACHADO, Magali Dias da Conceição 
Primeiro orientador: MELO, José Carlos de
Primeiro membro da banca: MELO, José Carlos de
Segundo membro da banca: DUTRA, Rosyane de Moraes Martins
Terceiro membro da banca: PORTO, Iris Maria Ribeiro
Quarto membro da banca: SANTOS, Maria José Albuquerque
Quinto membro da banca: MONTEIRO, Karla Bianca Freitas de Souza
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica (PPGEEB) da Universidade Federal do Maranhão e teve como objetivo principal investigar as relações e os sentidos do brincar que permanecem na prática docente nas vozes das educadoras da pré-escola de uma unidade de educação básica municipal de São Luís-MA com o intuito de construir um produto educacional. Em termos metodológicos, a pesquisa se caracterizou como exploratória, articulando a pesquisa bibliográfica e a pesquisa do tipo colaborativa. As principais referências bibliográficas, considerando como base de investigação o brincar e a formação docente, foram: Vigotski (2008), Proença (2018), Friedmann (2012), Wajskop (2011), Fortuna (2018) e Kishimoto (2010) e tendo como participantes 7(sete) educadoras da pré-escola. O levantamento, a sistematização e a análise de dados contemplaram pressupostos da entrevista compreensiva ampliados pelas observações e sessões lúdicas reflexivas possibilitando a aproximação com os sentidos dados ao brincar. Como resultados percebemos que o brincar é fortemente associado a infância e a criança, no entanto, ainda se mantém a uma certa distância e insegurança de uma atividade cotidiana e fundamental para a escola da infância. No decorrer da investigação reparamos que as educadoras reconhecem a importância do brincar não somente pelos estudos teóricos, mas sobretudo por suas experiências vividas durante a infância. Os dados apresentam a necessidade de rever os processos formativos por meio da formação lúdica docente na intenção de resgatar o brincar de modo que ele passe a ocupar sem resistências ou inseguranças todos os espaços da Educação Infantil. Esperamos que essa pesquisa auxilie outras educadoras a se reconectarem com a criança interior no intuito de garantir de corpo inteiro o brincar nos espaços da Educação Infantil.
Abstract: This research was developed in the Postgraduate Program in Basic Education Teaching Management (PPGEEB) at the Federal University of Maranhão and its main objective was to investigate the relationships and meanings of play that remain in teaching practice in the voices of pre-school educators. school of a municipal basic education unit in São Luís-MA with the aim of building an educational product. In methodological terms, the research was characterized as exploratory, articulating bibliographical research and collaborative research. The main bibliographical references, considering play and teacher training as a research basis, were: Vigotski (2008), Proença (2018), Friedmann (2012), Wajskop (2011), Fortuna (2018) and Kishimoto (2010) and having 7(seven) preschool educators participated. The survey, systematization and data analysis included the assumptions of the comprehensive interview expanded by observations and reflective play sessions, enabling an approach to the meanings given to playing. As a result, we realized that playing is strongly associated with childhood and children, however, it still remains at a certain distance and insecurity from an everyday and fundamental activity for childhood school. During the investigation, we noticed that educators recognize the importance of playing not only through theoretical studies, but above all through their experiences during childhood. The data present the need to review the training processes through playful teacher training with the intention of rescuing playing so that it begins to occupy all spaces of Early Childhood Education without resistance or insecurity. We hope that this research will help other educators to reconnect with their inner child in order to ensure full play in Early Childhood Education spaces.
Palavras-chave: brincar;
formação lúdica docente
educação Infantil;
play;
playful teacher training;
child education.
Área(s) do CNPq: Tópicos Específicos de Educação
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: MACHADO, Magali Dias da Conceição. O lugar do brincar no espaço da educação infantil: narrativas de educadoras da rede pública municipal de São Luís - MA. 2023. 218 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5304
Data de defesa: 13-Dez-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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