Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5303
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDurans, Jeanne Pinto-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9991239976024970por
dc.contributor.advisor1SANTOS, Maria José Albuquerque-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813056400960470por
dc.contributor.referee1SANTOS, Maria José Albuquerque-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7813056400960470por
dc.contributor.referee2AMORIM, Elisângela Santos de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3306324046955974por
dc.contributor.referee3OLIVEIRA, Raimundo Nonato Moura-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1920752752094791por
dc.contributor.referee4MELO, José Carlos de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1282285394690979por
dc.contributor.referee5RODRIGUES, Sannya Fernanda Nunes-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5638131664583072por
dc.date.accessioned2024-05-21T19:08:40Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.citationDurans, Jeanne Pinto. Educação de jovens e adultos, ressignificação curricular e multiculturalismo: um estudo no Centro de Ensino Vicente Maia. 2024.189 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5303-
dc.description.resumoA pesquisa denominada “Educação de jovens e adultos, ressignificação curricular e multiculturalismo: um estudo no Centro de Ensino Vicente Maia”, faz parte do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino e Aprendizagem da Educação Básica - PPGEEB, Linha de Pesquisa Currículo: ensino e aprendizagem da Educação Básica, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. O objetivo geral é investigar a prática pedagógica dos professores da EJA, do Centro de Ensino Vicente Maia, frente à nova composição discente, marcada pelo fenômeno da juvenilização e consequente incremento da pluralidade social, para uso das concepções do multiculturalismo na perspectiva intercultural, como base curricular, almejando a elaboração de um Caderno Pedagógico em formato de E-book, contendo orientações didáticas e sugestões de temas multiculturais para a sua aplicação no contexto escolar. E como específicos: traçar o perfil sociodemográfico dos alunos da EJA, da escola pesquisada; enfatizar as possibilidades e fronteiras na formação continuada dos professores da EJA, frente à juvenilização de seus alunos e sua bagagem cultural; elaborar um caderno didático-pedagógico com temáticas multiculturais, a partir da vivência da comunidade escolar. O referencial teórico conceitual tem aporte em Arroyo (2006), Candau e Moreira (2010), Cortada (2013), Saviani e Galvão (2021), Dayrell (2006), Silva (2005), Paraíso (2023), Gabriel (2013), Sacristán (2000), Santomé (2012), Freire (1987), Mclaren (1997), Canen (2001), Carvalho (2019), entre outros. Foi utilizado a observação participante, a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturada como coleta de dados, a realização de encontro formativo e teve como sujeitos da pesquisa, os docentes e discentes da citada instituição de ensino. Elaborou-se como Produto um Caderno Pedagógico em formato de E-book intitulado de “Atividades Curriculares Multiculturais para a EJA”. O estudo aponta para a necessidade de efetivar práticas educativas que levem em consideração o universo cultural dos alunos da EJA, como uma proposta de inclusão social, via educação formal.por
dc.description.abstractThe research entitled "Youth and adult education, curricular resignification and multiculturalism: a study at the Vicente Maia Teaching Center", is part of the Graduate Program in Teaching and Learning Management in Basic Education - PPGEEB, Research Line Curriculum: teaching and learning in Basic Education, at the Federal University of Maranhão - UFMA. The general objective is to investigate the pedagogical practice of EJA teachers at the Vicente Maia Teaching Centre, in the face of the new composition of students, marked by the phenomenon of juvenilization and the consequent increase in social plurality, in order to use the conceptions of multiculturalism from an intercultural perspective as a curricular basis, with the aim of producing a Pedagogical Notebook in E-book format, containing didactic guidelines and suggestions for multicultural themes for application in the school context. And the specifics were: to draw up a socio-demographic profile of the EJA students at the school researched; to emphasize the possibilities and frontiers in the continuing education of EJA teachers, given the juvenilization of their students and their cultural background; to draw up a didactic-pedagogical notebook with multicultural themes, based on the experiences of the school community. The theoretical-conceptual framework is based on Arroyo (2006), Candau and Moreira (2010), Cortada (2013), Saviani and Galvão (2021), Dayrell (2006), Silva (2005), Paraíso (2023), Gabriel (2013), Sacristán (2000), Santomé (2012), Freire (1987), Mclaren (1997), Canen (2001), Carvalho (2019), among others. Participant observation, the application of questionnaires and semi-structured interviews were used as data collection, a training meeting was held and the subjects of the research were the teachers and students of the aforementioned educational institution. The product was a Pedagogical Notebook in E-book format entitled "Multicultural Curricular Activities for the EJA". The study points to the need to implement educational practices that take into account the cultural universe of EJA students, as a proposal for social inclusion via formal education.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Daniella Santos (daniella.santos@ufma.br) on 2024-05-21T19:08:39Z No. of bitstreams: 1 Jeanne_Durans.pdf: 9340743 bytes, checksum: 7a3fa9c8b996d171aab2beaf3dfe0dba (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-21T19:08:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Jeanne_Durans.pdf: 9340743 bytes, checksum: 7a3fa9c8b996d171aab2beaf3dfe0dba (MD5) Previous issue date: 2024-03-27eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcurrículo;por
dc.subjecteducação de jovens e adultos;por
dc.subjectformação de professores;por
dc.subjectmulticulturalismo;por
dc.subjectcurriculum;eng
dc.subjectyouth and adult education;eng
dc.subjectteacher training;eng
dc.subjectmulticulturalism.eng
dc.subject.cnpqTópicos Específicos de Educaçãopor
dc.titleEducação de jovens e adultos, ressignificação curricular e multiculturalismo: um estudo no Centro de Ensino Vicente Maiapor
dc.title.alternativeYouth and adult education, curricular redefinition and multiculturalism: a study at the Vicente Maia Teaching Centereng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Jeanne_Durans.pdfDissertação de Mestrado9,12 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.