Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/52
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGOMES, Romulo Fernando Lemospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0081274690023365por
dc.contributor.advisor1SILVA, Silvano Alves Bezerra dapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0011106442007433por
dc.date.accessioned2016-08-16T18:10:30Z-
dc.date.available2014-01-27pt_BR
dc.date.issued2013-12-20pt_BR
dc.identifier.citationGOMES, Romulo Fernando Lemos. JORNALISMO CIENTÍFICO OU PROMOÇÃO INSTITUCIONAL? Análise das regularidades discursivas no jornalismo científico da UFMA, IFMA e UEMA. 2013. 145 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2013.por
dc.identifier.urihttp://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/52-
dc.description.resumoDiscussão do papel educativo desempenhado pelo jornalismo científico. Centra suas atenções sobre o exercício jornalístico das assessorias de comunicação das maiores instituições de ensino superior do Maranhão: Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O objetivo é investigar se o jornalismo científico produzido nessas três instituições atinge propósitos educativos consistentes, de modo a atender necessidades de formação de cultura científica. Toma-se como suporte a Teoria Social do Discurso, de Norman Fairclough (2001), que percebe o discurso como tridimensional: texto, prática discursiva e prática social. Em entrevista com chefes das assessorias de comunicação dessas instituições, levantou-se condições de produção do discurso da divulgação de ciência, tecnologia e inovação (CT&I). A análise apontou a coexistência entre discurso da ciência, discurso do jornalismo científico e discurso de promoção institucional. A partir de relações intertextuais e interdiscursivas, esses campos se alternam ou se justapõem para cumprir propósitos de manutenção hegemônica, sem atenção significativa à dimensão educativa do jornalismo científico.por
dc.description.abstractDiscussion of the educational role of science journalism. Focuses attention on the exercise of journalistic communication advising of the largest institutions of higher education in Maranhão: Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). The objective is to investigate whether science journalism produced in public institutions achieves consistent educational purposes, to meet the training needs of scientific culture. Is taken as support for Social Theory of Discourse, Norman Fairclough (2001), who sees the speech as three dimensional: text, discursive practice and social practice. In an interview with heads of communications consultancies such institutions rose up the policies to make possible the formulation of discourse dissemination of science, technology and innovation. The analysis showed the coexistence of discourse science, discourse science journalism and discourse institutional promotion. From interdiscursive and intertextual relations, these fields alternate or overlap to fulfill hegemonic maintenance purposes, without significant attention to the educational dimension of science journalism.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-08-16T18:10:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Romulo.pdf: 1792516 bytes, checksum: 560e3fd30ab2833092bba2e0208a7f8a (MD5) Previous issue date: 2013-12-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCultura e Sociedadepor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectJornalismo Científicopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectAssessoria de Comunicaçãopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectScience Journalismeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectCommunication Advisoreng
dc.subjectDiscourse Analysiseng
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleJornalismo científico ou promoção institucional? análise das regularidades discursivas no jornalismo científico da UFMA, IFMA e UEMApor
dc.title.alternativeScientific journalism or institutional promotion? analysis of discursive regularities in scientific journalism of the UFMA, IFMA and UEMAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CULTURA E SOCIEDADE (PGCULT) MESTRADO INTERDISCIPLINAR

Arquivos associados a este item:
Arquivo TamanhoFormato 
Dissertacao Romulo.pdf1,75 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.