Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5298
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorERICEIRA, Thiago Brandão-
dc.contributor.advisor1NERES, Raimundo Luna-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000824780344739por
dc.contributor.referee1NERES, Raimundo Luna-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000824780344739por
dc.contributor.referee2BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4828197220419425por
dc.contributor.referee3CRUZ, Lélia de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4180168121472915por
dc.date.accessioned2024-05-20T16:27:32Z-
dc.date.issued2024-01-26-
dc.identifier.citationERICEIRA, Thiago Brandão. Dilemas e perspectivas de professores(as) que ensinam nos anos iniciais do ensino fundamental da rede de ensino do Estado do Maranhão à luz da Base Nacional Comum Curricular. 2024. 154 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5298-
dc.description.resumoA pesquisa trata sobre as contribuições da Formação Inicial e Continuada dos professores(as) pedagogos(as) que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no primeiro ciclo de aprendizagem, do 1o ao 3o ano. Elencou-se como objetivo geral, investigar se as escolas e as salas de aulas do 1o ao 3o ano, são ambientes favoráveis ao desenvolvimento do Letramento Matemático, à construção do conhecimento matemático e às práticas desenvolvidas de professores(as) e alunos(as), sob à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A problemática foi delineada do seguinte questionamento: Qual a importância da Formação Continuada para o desenvolvimento profissional dos(as) professores(as) pedagogos(as) que ensinam Matemática? O que vem sendo recomendado pela BNCC para o ensino de Matemática por parte dos(as) professores(as), e sua atitude vigilante e indagativa sobre o que os(as) situações de ensino? A metodologia utilizada foi de uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, de natureza exploratória. Os instrumentos de coleta de dados foram questionários e documentos oficiais (livro didático, matriz curricular, observações não participantes, plano de aula, plano anual, Projeto Político Pedagógico e atividades nos cadernos dos[as] alunos[as]). Os sujeitos da pesquisa foram seis professores pedagogos que ensinam Matemática de duas escolas da rede de ensino do Estado do maranhão. Para a análise e interpretação dos dados, foram usados quadros organizativos, das questões e respostas quantitativas e qualitativas, em consonância com as correntes sustentadoras da BNCC. O produto da pesquisa consiste em um Manual Pedagógico, tendo como referência a BNCC, as suas indicações e orientações sobre o primeiro ciclo de aprendizagem no Ensino Fundamental Anos Iniciais. Conclui-se que a Formação Inicial dos(as) professores(as) não contempla as competências exigidas para o ofício do cotidiano docente. Assim os professores participantes da pesquisa, entendem a BNCC, como instrumento norteador das práticas educativas, tem um grande potencial de desenvolvimento, porém, precisa ser difundido, trazendo a consciência de ferramenta intelectual e protagonista aos(às) professores(as) e alunos(as), pares na construção ativa de conhecimento.por
dc.description.abstractThe research deals with the contributions of the Initial and Continuing Training of pedagogical teachers who teach Mathematics in the Initial Years of Elementary School, in the first learning cycle, from the 1st to the 3rd year. The general objective was to investigate whether schools and classrooms from the 1st to the 3rd year are favorable environments for the development of Mathematical Literacy, the construction of mathematical knowledge and the practices developed by teachers and students. , in light of the National Common Curricular Base (BNCC). The problem was outlined through the following question: How important is Continuing Training for the professional development of pedagogical teachers who teach Mathematics? What has been recommended by BNCC for teaching Mathematics by teachers, and their vigilant with a qualitative approach, exploratory in nature. The data collection instruments were questionnaires and official documents (textbook, curriculum matrix, non-participant observations, lesson plan, annual plan, Pedagogical Political Project and activities in students' notebooks). The research subjects were six pedagogical teachers who teach Mathematics at two schools in the education network in the State of Maranhão. For the analysis and interpretation of the data, organizational tables, quantitative and qualitative questions and answers were used, in line with the BNCC's supporting currents. The research product consists of a Pedagogical Manual, using the BNCC as a reference, its indications and guidelines on the first learning cycle in Elementary Education. It is concluded that the Initial Training of teachers does not include the skills required for the daily teaching job. Thus, the teachers participating in the research understand that the BNCC, as a guiding instrument for educational practices, has great potential for development, however, it needs to be disseminated, bringing awareness of an intellectual tool and protagonist to teachers and students( as), peers in the active construction of knowledge.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-05-20T16:27:32Z No. of bitstreams: 1 THIAGOBRANDÃOERICEIRA.pdf: 18117233 bytes, checksum: 63bc7447deaee4fc7b853ca04b5a6d18 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-20T16:27:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 THIAGOBRANDÃOERICEIRA.pdf: 18117233 bytes, checksum: 63bc7447deaee4fc7b853ca04b5a6d18 (MD5) Previous issue date: 2024-01-26eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBNCC;por
dc.subjectensino de matemática;por
dc.subjectensino fundamental anos iniciais;por
dc.subjectformação inicial e continuada.por
dc.subjectBNCC;eng
dc.subjectteaching mathematics;eng
dc.subjectelementary education early years;eng
dc.subjectinitial and continuing training.eng
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.subject.cnpqEnsinopor
dc.titleDilemas e perspectivas de professores(as) que ensinam nos anos iniciais do ensino fundamental da rede de ensino do Estado do Maranhão à luz da Base Nacional Comum Curricularpor
dc.title.alternativeDilemmas and perspectives of teachers who teach in the initial years of elementary education in the education network of the State of Maranhão in light of the National Common Curricular Baseeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THIAGOBRANDÃOERICEIRA.pdfDissertação de Mestrado17,69 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.