Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5275
Tipo do documento: Dissertação
Título: A história local em uso: um procedimento didático-Metodológico para o ensino de História nos anos finais do fundamental no Centro Educacional Pedro Cunha Mendes, em Pedro do Rosário-MA
Título(s) alternativo(s): Local history in use: a didactic-methodological procedure for teaching History in the final years of elementary school at the Pedro Cunha Mendes Educational Center, in Pedro do Rosário-MA
Autor: VELÔSO, Thayllon Monteiro 
Primeiro orientador: GALVE, Fernanda Rodrigues
Primeiro membro da banca: GALVE, Fernanda Rodrigues
Segundo membro da banca: MOTA, Antônia Da Silva
Terceiro membro da banca: DORNELLES, Soraia Sales
Quarto membro da banca: SANTOS, Maria José Albuquerque
Quinto membro da banca: PEREIRA, Josenildo De Jesus
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo abordar analiticamente o ensino de História a partir da História Local, como conteúdo e metodologia de ensino para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Nesse aspecto, analisarmos os documentos e bases curriculares, suas afirmações e considerações acerca da História Local. Todavia, sobre este ponto-chave, observamos como pressuposto inicial que o ensino de História Local está mais direcionado aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desse modo, refletimos como tratar o ensino de História Local para os anos finais diante de uma Base Comum Curricular (Brasil, 2017) e DTCMA (Maranhão, 2017). Tais documentos tratam do ensino de História e até consideram o ensino de História Local, mas pouco dizem em relação à forma de ensinar essa História, na medida em que os próprios livros didáticos que são produzidos em outras regiões não direcionam as atividades articulando com esse modelo de ensino local. Com isso, produzimos um produto educacional, um Caderno Temático: História Local de Pedro do Rosário; a partir das memórias orais dos entrevistados e fontes documentais escritas (como a lei de emancipação do município e site do IBGE), com propostas de atividades para o ensino de História. Esta pesquisa está organizada em 4 partes: na primeira, tratamos dos aspectos curriculares do ensino de História e da História Local; na segunda, tratamos dos aspectos didático-metodológicos do ensino de História Local; na terceira, damos efetividade à pesquisa desenvolvida na escola municipal Pedro Cunha Mendes. Assim, abordamos um pouco a cidade de Pedro do Rosário, na qual a escola está localizada, bem como a escola e sua organização, e o ensino de História nesse ambiente educacional. Em suma, esta dissertação tem sua considerável importância à medida em que se propõe, a partir de uma revisão na literatura sobre a temática do ensino de História Local e problematização das bases e currículos de História, a desenvolver práticas de ensino de História que aproximem os conteúdos curriculares à realidade local, cultural e social dos alunos. As principais fontes bibliográficas são: Barros (2013), Bergmann (1990), Bittencourt (2003), Cerri (2011), Freire (1997), Gonçalves (2007), Goodson (1995), Libâneo (1994), Tardif (2014), Vygostsky (1989).
Abstract: This research aims to critically address the teaching of History from Local History as content and teaching methodology for the final grades of elementary school. In this aspect, here we intend to analyze the documents and curricular bases and what they affirm or consider about Local History. However, on this main point, it is observed as an initial assumption that the teaching of Local History is more directed to the early grades of elementary school. With this, we launched the problem: how to treat the teaching of Local History for the final grades before a BNCC (2017) and DTCMA (2019). that deal with the teaching of History and even consider the teaching of Local History, but say little about the way to teach this History, to the extent that the textbooks themselves that are produced in other regions are not directed to activities articulated with this teaching model. With this in mind, we will try to produce the educational Thematic Notebook: Local History of Pedro do Rosario from the oral memories of the interviewees, and written documentary sources (such as the law of emancipation of the municipality and the IBGE website), with proposals for activities for the teaching of History. This research is developed in 4 parts: in the first, we deal with the curricular aspects of the teaching of History and Local History; in the second, we deal with the didactic-methodological aspects of the teaching of Local History; in the third, of the research developed at the Pedro Cunha Mendes School. Thus, we will address a little the city of Pedro do Rosario, in which the school is located, as well as the school and its organization, and the teaching of History in this educational environment. In short, this dissertation has its relevance in that it proposes, from a review in the literature on the theme of the teaching of Local History and problematization of the bases and curricula of History, to develop practices of History teaching that bring the curricular contents closer to the local, cultural and social reality of the students. The main bibliographic sources: Barros (2013); Bergmann (1990); Bittencourt (2003); Cerri (2011); Freire (1997); Goncalves (2007); Goodson (1995); Lebanon (1994); Tardif (2014); Vygostsky (1989).
Palavras-chave: ensino de História;
história local;
currículo;
didática.
history teaching;
local history;
curriculum;
teaching.
Área(s) do CNPq: História
Currículo
Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: VELÔSO, Thayllon Monteiro. A história local em uso: um procedimento didático-Metodológico para o ensino de História nos anos finais do fundamental no Centro Educacional Pedro Cunha Mendes, em Pedro do Rosário-MA. 2024. 234 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5275
Data de defesa: 12-Abr-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THAYLLONMONTEIROVELÔSO.pdfDissertação de Mestrado11,64 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.