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Tipo do documento: Dissertação
Título: Proposta de rede para postos de GNV no Maranhão através de otimização espacial
Título(s) alternativo(s): Network proposal for CNV stations in Maranhão through optimization space
Autor: BARBOSA, Luciana Pereira 
Primeiro orientador: BARROS FILHO, Allan Kardec Duailibe
Primeiro membro da banca: BARROS FILHO, Allan Kardec Duailibe
Segundo membro da banca: SALLES, Wendell Ferreira De La
Terceiro membro da banca: BARREIROS, Marta de Oliveira
Quarto membro da banca: SANTANA, Ewaldo Eder Carvalho
Resumo: O gás natural possui uma aplicação em diversos setores. O Maranhão, atualmente é um dos poucos estados com produção ativa onshore e com 7,1% dos blocos exploratórios do país dentro de seus limites. O atual setor de gás natural no Brasil enfrenta escassez de infraestrutura, mas novas metodologias para o transporte, como os gasodutos virtuais é uma oportunidade promissora para a interiorização do Gás Natural (GN). Nesta perspectiva, estratégias de demanda de gás natural no Maranhão onde ainda não se tem malha de gasodutos são de extrema importância para fomentar a demanda, produção e desenvolvimento regional. Dentre os combustíveis fósseis o gás natural oferece benefícios ambientais e de saúde, se apresentando como uma alternativa promissora na substituição do diesel no setor de transporte. A criação de rotas para fornecimento de Gás Natural Veicular (GNV) ao longo das rodovias faz parte de uma abordagem recente, os chamados Corredores Azuis. O pressuposto da criação dessa infraestrutura no estado se apoia nos seguintes pontos para o Maranhão: existe produção de GN, o Porto do Itaquí como porta de entrada e saída de insumos, alta produção de grão, presença de grandes indústrias. Sendo assim, este energético como GNV empregado no setor de transporte no Maranhão pode estabelecer novos cenários para a matriz de transporte do estado, favorecendo uma mudança gradativa no setor e reduzindo a dependência externa de combustíveis. Favorecendo-se dos avanços da tecnologia, aplicando técnica de otimização espacial este estudo objetivou oferecer cenários de rede, através da alocação ótimas de pontos de postos de GNV no estado do Maranhão, oferecendo uma configuração de rede ininterrupta de GNV. A importância do uso de dados georreferenciados para pesquisa de alocação de recurso adquiridos nas bases de dados públicos, possibilitou a criação de base de dados para pesquisas futuras, oferecendo possíveis configurações de rede para corredores de GNV no Maranhão. Utilizando técnicas de otimização espacial, este estudo desenvolveu configurações de rede para distribuição de GNV no estado do Maranhão, com foco nos municípios mais desenvolvidos. Os resultados demonstram que a localização estratégica dos pontos otimizados para a instalação de postos de GNV desempenha um papel crucial na promoção de uma distribuição eficiente e abrangente do gás natural. Essas configurações de rede têm o potencial de atender às demandas de transporte, estimular o desenvolvimento regional e reduzir a dependência externa de combustíveis no estado. Além disso, o estudo ressalta a importância do uso de dados georreferenciados para pesquisa de alocação de recursos, destacando a viabilidade de sua aquisição em bases de dados públicos para a criação de bases de dados para pesquisas futuras. Esses resultados contribuem para informar políticas e estratégias de expansão da infraestrutura de GNV, beneficiando a economia, o meio ambiente e a sociedade do Maranhão.
Abstract: Natural gas has applications in various sectors. Maranhão is currently one of the few states with active onshore production and 7.1% of the country's exploratory blocks within its boundaries. The current natural gas sector in Brazil faces infrastructure shortages, but new transportation methodologies, such as virtual pipelines, present a promising opportunity for the interiorization of Natural Gas (NG). In this perspective, natural gas demand strategies in Maranhão, where there is still no pipeline network, are extremely important to foster demand, production, and regional development. Among fossil fuels, natural gas offers environmental and health benefits, presenting itself as a promising alternative to diesel in the transportation sector. The creation of routes for supplying Compressed Natural Gas (CNG) along highways is part of a recent approach, known as Blue Corridors. The assumption behind the creation of this infrastructure in the state relies on the following points for Maranhão: there is NG production, the Port of Itaqui as an input and output gateway, high grain production, and the presence of large industries. Thus, this energy source, such as CNG used in the transportation sector in Maranhão, can establish new scenarios for the state's transportation matrix, favoring a gradual change in the sector and reducing external fuel dependency. Benefiting from technological advances, applying spatial optimization techniques, this study aimed to provide network scenarios through optimal allocation of CNG station points in the state of Maranhão, offering an uninterrupted CNG network configuration. The importance of using georeferenced data for resource allocation research acquired from public databases enabled the creation of databases for future research, offering possible network configurations for CNG corridors in Maranhão. Using spatial optimization techniques, this study developed network configurations for CNG distribution in the state of Maranhão, focusing on the most developed municipalities. The results demonstrate that the strategic location of optimized points for the installation of CNG stations plays a crucial role in promoting efficient and comprehensive natural gas distribution. These network configurations have the potential to meet transportation demands, stimulate regional development, and reduce external fuel dependency in the state. Additionally, the study emphasizes the importance of using georeferenced data for resource allocation research, highlighting the viability of its acquisition in public databases for the creation of databases for future research. These results contribute to informing policies and strategies for expanding CNG infrastructure, benefiting the economy, the environment, and society in Maranhão.
Palavras-chave: gás natural;
GNV (Gás Natural Veicular);
infraestrutura;
otimização espacial.
natural gas;
CNG (Compressed Natural Gas);
infrastructure;
spatial optimization.
Área(s) do CNPq: Ciências Exatas e da Terra
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DA ELETRICIDADE/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCET
Citação: BARBOSA, Luciana Pereira. Proposta de rede para postos de GNV no Maranhão através de otimização espacial. 2024. 62 f. Dissertação (Programa De Pós-Graduação Em Engenharia De Eletricidade/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5274
Data de defesa: 15-Abr-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE

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