Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5270
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBARROS, Romário Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2659795436584067por
dc.contributor.advisor1GALVE, Fernanda Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5818309697654708por
dc.contributor.referee1GALVE, Fernanda Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5818309697654708por
dc.contributor.referee2NUNES, Antonio de Assis Cruz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108242146594455por
dc.contributor.referee3JOHNSON, Guillermo Alfredo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1663365456539673por
dc.contributor.referee4MOTA, Antônia da Silva-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3919574214701935por
dc.date.accessioned2024-05-02T17:06:57Z-
dc.date.issued2023-10-02-
dc.identifier.citationBARROS, Romário Silva. A (ciência) política nas aulas de sociologia do ensino médio: um estudo no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA (Unidade Plena Vargem Grande). 2023. 218 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5270-
dc.description.resumoA pesquisa apresenta uma discussão sobre o ensino de temas relacionados à Ciência Política nas aulas de Sociologia do Ensino Médio realizada no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA (Unidade Plena Vargem Grande) na intenção de se produzir em colaboração com os docentes e discentes um e-book com categorias e conceitos da Ciência política com orientações teórico- metodológicas para serem utilizadas como material de apoio nas aulas de sociologia. O estudo está organizado em sete seções. A primeira descreve a Introdução, na qual apresentamos as escolhas teórica, metodológica e organizativa do texto dissertativo. A segunda seção trata sobre os fundamentos conceituais acerca do currículo, destacando as teorias curriculares. Na primeira subseção, discorremos sobre as diretrizes do Ensino Técnico e Profissional, em seguida, na segunda subseção, apresentamos os pressupostos históricos e a organização das atividades pedagógicas no IEMA. A terceira seção trata do histórico do Ensino de Sociologia no Ensino Médio, considerando as novas perspectivas de organização curricular apresentadas pela BNCC. Na quarta seção, discorremos sobre a Ciência Política e os principais conceitos trabalhados nas aulas de Sociologia do Ensino Médio: Democracia, Cidadania e Participação social. Em seguida, na quinta seção referente à Metodologia, apresentamos na primeira subseção a caracterização da UP Vargem Grande - IEMA; Na segunda, a Metodologia da Pesquisa; Na terceira, a descrição do produto da pesquisa, o e-book para a utilização nas aulas de sociologia no Ensino Médio. Em seguida, na sexta seção descrevemos o Produto da Pesquisa. As principais fontes bibliográficas utilizadas foram: Apple (2006), Bodart (2021), Bodart; Cigales (2017), Feijó (2020), Forjaz (1997), Keinert e Silva (2010), Lessa (2010), Meucci (2013); Santos (2002), Silva (2015), Valmore (2016). O método de procedimento da pesquisa adotado foi o Estudo de Caso Instrumental. Os sujeitos da pesquisa foram os professores de Sociologia do Ensino Médio da Unidade Plena Vargem Grande e os discentes da UP Vargem Grande. A pesquisa concluiu que a criação do Produto Educacional (e-book) que versa sobre os conteúdos abordados na Ciência Política contribuiu para ampliação do repertório teórico-metodológico nas aulas de Sociologia no Ensino Médio.por
dc.description.abstractThe research presents a discussion on the teaching of topics related to Political Science in High School Sociology classes held at the State Institute of Education, Science and Technology of Maranhão – IEMA (Plena Vargem Grande Unit) with the intention of producing it in collaboration with teachers and students an e-book with political science categories and concepts with theoretical-methodological guidelines to be used as support material in sociology classes. The study is organized into seven sections. The first describes the Introduction, in which we present the theoretical, methodological and organizational choices of the dissertation text. The second section deals with the conceptual foundations of the curriculum, highlighting curricular theories. In the first subsection, we discuss the guidelines for Technical and Professional Education, then, in the second subsection, we present the historical assumptions and organization of pedagogical activities at IEMA. The third section deals with the history of Sociology Teaching in High School, considering the new perspectives on curricular organization presented by BNCC. In the fourth section, we discuss Political Science and the main concepts worked on in High School Sociology classes: Democracy, Citizenship and Social Participation. Then, in the fifth section referring to Methodology, we present in the first subsection the characterization of UP Vargem Grande - IEMA; In the second, the Research Methodology; In the third, the description of the research product, the e-book for use in sociology classes in high school. Then, in the sixth section we describe the Research Product. The main bibliographic sources used were: Apple (2006), Bodart (2021), Bodart; Cigales (2017), Feijó (2020), Forjaz (1997), Keinert e Silva (2010), Lessa (2010), Meucci (2013); Santos (2002), Silva (2015), Valmore (2016). The research procedure method adopted was the Instrumental Case Study. The research subjects were high school Sociology teachers from the Plena Vargem Grande Unit and the students from UP Vargem Grande. The research concluded that the creation of the Educational Product (e-book) that deals with the contents covered in Political Science contributed to expanding the theoretical- methodological repertoire in Sociology classes in High School.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-05-02T17:06:57Z No. of bitstreams: 1 ROMÁRIOSILVABARROS.pdf: 8755534 bytes, checksum: 797401283d00ef3892b9e80d7bc2b377 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-02T17:06:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ROMÁRIOSILVABARROS.pdf: 8755534 bytes, checksum: 797401283d00ef3892b9e80d7bc2b377 (MD5) Previous issue date: 2023-10-02eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcurrículo.por
dc.subjectsociologia;por
dc.subjectciência política;por
dc.subjectensino médio;por
dc.subjectE-book.por
dc.subjectcurriculum;eng
dc.subjectsociology;eng
dc.subjectpolitical science;eng
dc.subjecthigh school;eng
dc.subjectE-book.eng
dc.subject.cnpqCiência Políticapor
dc.subject.cnpqSociologia da Educaçãopor
dc.titleA (ciência) política nas aulas de sociologia do ensino médio: um estudo no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IEMA (Unidade Plena Vargem Grande)por
dc.title.alternativePolitical (science) in high school sociology classes: a study at the Maranhão State Institute of Education, Science and Technology – IEMA (Plena Vargem Grande Unit)eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROMÁRIOSILVABARROS.pdfDissertação de Mestrado8,55 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.