Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5265
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorARAÚJO, Dayse da Silva Rocha-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2865629290759714por
dc.contributor.advisor1PESSOA, Yldry Souza Ramos Queiroz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4698707968997461por
dc.contributor.referee1PESSOA, Yldry Souza Ramos Queiroz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4698707968997461por
dc.contributor.referee2LEITE, Jáder Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0115447283248209por
dc.contributor.referee3RIBEIRO , Carla Vaz dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5457121881894485por
dc.contributor.referee4LEDA, Denise Bessa-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/9007740626105654por
dc.date.accessioned2024-05-02T11:43:25Z-
dc.date.issued2023-10-30-
dc.identifier.citationARAÚJO, Dayse da Silva Rocha.O impacto do trabalho remoto na qualidade de vida das servidoras do IFMA durante a pandemia da Covid-19. 2023.156 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Psicologia/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5265-
dc.description.resumoEm 11 de março de 2020, a Covid-19 foi caracterizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma pandemia. Instituído de forma emergencial e imediata, o trabalho remoto foi implantado nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), campo de atuação dos Técnico-Administrativos em Educação (TAEs). O trabalho dessa categoria é essencialmente caracterizado por rotinas administrativas e operacionais que dão suporte e apoio às atividades de ensino. Durante o período de pandemia, em que o trabalho remoto foi assumido de forma prioritária, as servidoras TAEs, que já vivenciavam múltiplas jornadas de trabalho, sofreram o impacto da desigual divisão sociossexual do trabalho no espaço doméstico. Neste estudo adotou-se o constructo Qualidade de Vida como a percepção do próprio indivíduo acerca de sua posição na vida no contexto da cultura e sistema de valores nos quais vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações, sendo o trabalho, determinante sobre a Qualidade de Vida. Esta pesquisa teve por objetivo principal analisar o impacto do trabalho remoto na qualidade de vida das servidoras Técnico-Administrativas em Educação do IFMA. Buscou-se identificar os principais fatores que comprometeram e/ou protegeram a saúde das servidoras após a adoção do trabalho remoto, além de descrever as condições e a organização do trabalho e delinear as atividades executadas pelas servidoras naquele período da pandemia de Covid-19, entre os anos de 2020 e 2021. Quanto aos objetivos, a pesquisa é exploratória e também descritiva. De natureza aplicada, mediante abordagem quanti-quali, tem delineamento de estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação do WHOQOL-bref, adaptado, acrescido de um questionário complementar para levantamento do perfil sociodemográfico e profissiográfico em formato on-line. A análise dos dados foi realizada por meio do Statistical Package for Social Sciences (SPSS), versão 20, tendo como base epistemológica, para compreensão, interpretação e análise dos dados obtidos, o materialismo histórico-dialético. Participaram do estudo 100 (cem) servidoras. Entre as atividades realizadas pelas participantes, predominaram as reuniões virtuais, os atendimentos aos discentes, servidores e familiares via telefone, mensagem de aplicativo. A qualidade de vida geral teve avaliação entre regular, ruim e muito ruim por 58% das TAEs. Àquelas que perceberam a QV como boa e muito boa somaram 41%. Quanto à sua saúde, 47% das servidoras a avaliaram como boa e muito boa, estando satisfeitas. Todavia, 52% das participantes consideraram sua saúde regular, ruim ou muito ruim durante o período do trabalho remoto. Houve maior comprometimento da QV no domínio físico (2,85) e no domínio psicológico (3,08). O domínio relações sociais (3,33) e meio ambiente (3,12) tiveram classificação regular. A percepção das condições de trabalho e das relações socioprofissionais das TAEs foi considerada regular (3,08). Verificou-se maior comprometimento dos domínios físico e psicológico entre as participantes que ocuparam mais tempo com atividades domésticas e de cuidado e a necessidade de conciliação entre o trabalho remunerado. Contudo, para elas o elemento que mais favoreceu a QV foi a maior disponibilidade de tempo para o convívio com os filhos(as) e com a família. Por sua vez, a disponibilidade para o trabalho para além da carga horária diária estabelecida e a vivência de sentimentos negativos ou adoecimento foram apontados como fatores que impactaram negativamente a QV. Conclui-se que o trabalho remoto no contexto da pandemia de Covid-19, mostrou-se de caráter ambíguo, cuja flexibilidade, possibilitou vivências que contribuíram para a qualidade de vida das TAEs, por outro, acarretou sobrecarga física e mental, resultante das múltiplas jornadas de trabalho o que comprometeu todos os domínios da QV.por
dc.description.abstractOn March 11, 2020, Covid-19 was characterized by the World Health Organization (WHO) as a pandemic. Instituted on an emergency and immediate basis, remote work was implemented at the Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFs), the field of activity of Administrative Education Technicians (TAEs). The work of this category is essentially characterized by administrative and operational routines that support teaching activities. During the pandemic period, in which remote work was a priority, TAE employees, who were already experiencing multiple working hours, suffered the impact of the unequal socio-sexual division of work in the domestic space. In this study, the Quality of Life construct was adopted as the individual's own perception of their position in life in the context of the culture and value system in which they live and in relation to their objectives, expectations, standards and concerns, with work being determining factor in Quality of Life. The main objective of this research was to analyze the impact of remote work on the quality of life of Technical-Administrative Education employees at IFMA. We sought to identify the main factors that compromised and/or protected the health of employees after the adoption of remote work, in addition to describing the conditions and organization of work and outlining the activities carried out by employees during that period of the Covid-19 pandemic. between 2020 and 2021. Regarding objectives, the research is exploratory and also descriptive. Of an applied nature, using a quantitative-quali approach, it has a case study design. Data collection was carried out through the application of the adapted WHOQOL-bref, plus a complementary questionnaire to survey the socio demographic and professional profile in an online format. Data analysis was carried out using the Statistical Package for Social Sciences (SPSS), version 20, using historical-dialectical materialism as an epistemological basis for understanding, interpreting and analyzing the data obtained. One hundred (100) female employees participated in the study. Among the activities carried out by the participants, virtual meetings and assistance to students, staff and family members via telephone and application messages predominated. The general quality of life was rated as fair, bad and very bad by 58% of the TAEs. Those who perceived their QoL as good and very good accounted for 41%. As for their health, 47% of the servers rated it as good and very good, being satisfied. However, 52% of participants considered their health to be regular, bad or very bad during the period of remote work. There was greater impairment of QoL in the physical domain (2.85) and in the psychological domain (3.08). The social relations (3.33) and environment (3.12) domains had a regular rating. The perception of the TAEs' working conditions and socio-professional relationships was considered regular (3.08). There was greater impairment in the physical and psychological domains among participants who spent more time on domestic and care activities and the need to reconcile paid work. However, for them the element that most favored QoL was the greater availability of time to spend time with their children and family. In turn, availability for work beyond the established daily workload and the experience of negative feelings or illness were identified as factors that negatively impacted QoL. It is concluded that remote work in the context of the Covid-19 pandemic proved to be of an ambiguous nature, whose flexibility enabled experiences that contributed to the quality of life of TAEs, on the other hand, it caused physical and mental overload, resulting from the multiple working hours, which compromised all areas of QoL.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Aparecida (cidazen@gmail.com) on 2024-05-02T11:43:25Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_DAYSE_ARAUJO.pdf: 1341253 bytes, checksum: 92f8c4d4a83b040b720b477ecaa933ed (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-05-02T11:43:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_DAYSE_ARAUJO.pdf: 1341253 bytes, checksum: 92f8c4d4a83b040b720b477ecaa933ed (MD5) Previous issue date: 2023-10-30eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA/CCHpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA/CCHpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrabalho Remoto;por
dc.subjectQualidade de Vida;por
dc.subjectTrabalho Feminino;por
dc.subjectTécnico Administrativas em Educação;por
dc.subjectCovid-19;por
dc.subjectPsicologiapor
dc.subjectRemote Work;eng
dc.subjectQuality of Life;eng
dc.subjectWomen's Labor;eng
dc.subjectTechnical-Administrative Education;eng
dc.subjectCovid-19;eng
dc.subjectPsychologyeng
dc.subject.cnpqFatores Humanos no Trabalhopor
dc.titleO IMPACTO DO TRABALHO REMOTO NA QUALIDADE DE VIDA DAS SERVIDORAS DO IFMA DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19por
dc.title.alternativeTHE IMPACT OF REMOTE WORK ON THE QUALITY OF LIFE OF PEOPLE IFMA SERVERS DURING THE COVID-19 PANDEMICeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO_DAYSE_ARAUJO.pdfDissertação de Mestrado1,31 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.