Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5263
Tipo do documento: Dissertação
Título: DESINFORMAÇÃO CIENTÍFICA EM VÍDEOS DO YOUTUBE PELA ABORDAGEM DA PRÁTICA SOCIAL DA CIÊNCIA: O CASO DO DESIGN INTELIGENTE
Título(s) alternativo(s): SCIENTIFIC DISINFORMATION IN YOUTUBE VIDEOS BY APPROACH TO THE SOCIAL PRACTICE OF SCIENCE: THE CASE OF DESIGN INTELLIGENT
Autor: SILVA, Vanessa Santos 
Primeiro orientador: PEREIRA, Aldo Aoyagui Gomes
Primeiro membro da banca: PEREIRA, Aldo Aoyagui Gomes
Segundo membro da banca: PAGLIARINI, Cassiano Rezende
Terceiro membro da banca: SOUSA, Carlos Erick Brito de
Resumo: A ciência perpassa por diversos caminhos de validação dentro da comunidade científica até ser consolidada como uma ciência a ser ensinada na educação formal. Esse é o caso, por exemplo, da Teoria da Evolução (TE), a explicação mais aceita cientificamente para explicar sobre a diversidade da vida e o processo evolutivo. No entanto, a negação da TE, materializada como a ideia do Design Inteligente (DI), é um movimento típico dos Estados Unidos e que a cada dia está conquistando mais espaço dentro da sociedade brasileira e dentro do ensino das escolas públicas no Brasil. Atualmente, o principal modo de divulgação de ideias sobre o DI se dá por meio das mídias sociais, particularmente por vídeos do YouTube. Em virtude disso, esta pesquisa se direciona para o site do YouTube, uma plataforma que atrai muitos usuários, devido sua grande facilidade em acesso, além de oferecer um “mundo” de opções sobre diversos assuntos. A importância desta pesquisa para a educação básica insere-se em uma discussão corrente nos últimos anos sobre como enfrentar o problema da desinformação científica veiculada pelas Internet e mídias sociais em sala de aula em tempos de pós-verdade. Desta forma, essa dissertação teve como objetivo analisar a desinformação científica em vídeos do YouTube sobre Design Inteligente apresentados por pesquisadores à luz dos conceitos e critérios da prática social da ciência. Para isso, selecionamos inicialmente vídeos presentes na plataforma do YouTube que abordam a temática e que são apresentados por pesquisadores em diversas áreas da ciência. Em seguida, utilizamos aspectos da Prática Social da Ciência para analisar a confiabilidade e credibilidade de quem fala pela ciência nos vídeos selecionados. Em virtude disso, esse trabalho foi classificado como exploratório-explicativo, com abordagem qualitativa, levando em consideração os critérios da Prática Social da Ciência para analisar se os pesquisadores que estavam presentes nos vídeos poderiam ser considerados porta-vozes confiáveis da ciência. Os conceitos utilizados em nossa análise foram expertise, honestidade, responsabilidade epistêmica e consenso científico. Os resultados obtidos foram que os pesquisadores analisados apresentaram pelo menos uma característica que, de acordo com os critérios utilizados, o classificam como um porta-voz não confiável da ciência. Deste modo, as afirmações supostamente científicas disseminadas por estes porta-vozes, podem ser caracterizadas como desinformação científica.
Abstract: Education goes through different paths, as well as the understanding of its concepts, such as the theory of evolution, the most scientifically accepted explanation to explain the diversity of life and the evolutionary process. Thus, the Intelligent Design (DI) movement is a typical movement in the United States and is gaining more and more space within Brazilian society and within the teaching of public schools in Brazil. This movement that was established on religious bases and for this reason began to avoid using the terms: creationism, creation or even creator and thus began to adopt Intelligent Design (ID). As a result, the current research is directed to the YouTube website, a platform that attracts many users due to its great ease of access, in addition to offering a “world” of options on various subjects, in this specific case directed to Intelligent Design. Therefore, the discussion had the importance of citizens knowing how to differentiate that even being a specialist in an area and presenting an extensive training curriculum, it does not imply that in another area it is not spreading misinformation and this is because of the credibility that these people present to lay citizens. In this way, this dissertation had as general objective to analyze the criteria of the nature of science in society for the analysis of scientific disinformation in YouTube videos about Intelligent Design. For this, it had the specific objectives of identifying the videos present on the YouTube platform that address the Intelligent Design theme, analyzing factors related to the social issue of the nature of science and thus verifying in the YouTube platform videos on ID the demarcations between science and pseudoscience with direction for the criteria of the nature of science and, finally, to find out which factors of the theme on ID are essential for the fight against disinformation and scientific denialism in science teaching. As a result, this work was classified as exploratory-explanatory, with a qualitative approach, taking into account the criteria of the social practice of science to analyze whether the three researchers who were present in the videos could be considered spokespersons for science according to the criteria established by researcher Elizabeth Anderson. Therefore, the theme of the social practice of science for science teaching is essential, since it can help students build new horizons about what it means to have critical thinking and apply it in their daily lives, contributing to media literacy about of misinformation that is mainly displayed on social media and digital platforms.
Palavras-chave: Design Inteligente;
Ensino de ciências;
YouTube;
Desinformação científica;
Prática Social da Ciência
Design Intelligent;
Science Teaching;
YouTube;
Scientific Misinformation;
Social Science Practice
Área(s) do CNPq: Métodos e Técnicas de Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE FÍSICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET
Citação: SILVA, Vanessa Santos. Desinformação científica em vídeos do Youtube pela abordagem da prática social da Ciência: O caso do Design Inteligente. 2023. 80 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5263
Data de defesa: 10-Out-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/CCET

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa_Santos_Silva___Dissertacao_versao_final.pdfDissertação de Mestrado1,09 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.