Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5247
Tipo do documento: Dissertação
Título: MARKETING DIGITAL: uma proposta de ferramenta de auxílio à gestão da Comunicação para micro e pequenas empresas de serviços
Título(s) alternativo(s): DIGITAL MARKETING: a proposal for a tool to help manage business Communication for micro and small service companies
Autor: VERAS, Thaís Frota de Albuquerque 
Primeiro orientador: SANTOS, Márcio Carneiro dos
Primeiro membro da banca: SANTOS, Márcio Carneiro dos
Segundo membro da banca: SENA, Patrícia Rakel de Castro
Terceiro membro da banca: MIRANDA, Anderson Lourenço
Resumo: Este trabalho se propôs a desenvolver um artefato de assistência à gestão da comunicação para micro e pequenas empresas do segmento de serviços. Trata-se de uma pesquisa aplicada de natureza qualitativa cujo objetivo se fundamentou na utilização da Inteligência Artificial Generativa e das ferramentas de Processamento de Linguagem Natural. Para tanto, pesquisaram-se as principais dificuldades sobre Marketing relatadas pelo público-alvo, que são os micro e pequenos empresários. Foram utilizadas diferentes estratégias para levantamento de dados para o estudo: pesquisa bibliográfica, pré-teste, avaliação e pesquisa documental, entrevista semiestruturada, experimentação, desenho inicial dos prompts, prova de conceito e pesquisa de feedback. O estudo aborda conceitos relacionados à Comunicação Organizacional e possíveis caminhos para aproximação com o público-alvo em um ambiente dominado pelas plataformas digitais. Também apresentam-se o panorama histórico e os principais conceitos relacionados ao Marketing e discutem-se os benefícios, as possibilidades e as limitações do uso da Inteligência Artificial Generativa na gestão organizacional.
Abstract: We propose a new framework to assist in communication management for micro and small companies in the service sector. It is a qualitative applied research whose objective was based on the use of Generative Artificial Intelligence and Natural Language Processing tools. Therefore, the main difficulties related to marketing reported by the target audience, which are micro and small entrepreneurs. Different strategies were used to collect data for the study: bibliographical research, pre-test, evaluation and documentary research, semi-structured interview, experimentation, initial design of the prompts and proof of concept. The study addressed concepts related to Organizational Communication and possible ways to approach the target audience in an environment dominated by digital platforms. The historical panorama and the main concepts related to marketing were also presented and the benefits, possibilities and limitations of the use of Generative Artificial Intelligence in organizational management were discussed.
Palavras-chave: Comunicação Organizacional;
Marketing;
Inteligência Artificial Generativa
Organizational Communication;
Marketing;
Generative Artificial Intelligence
Área(s) do CNPq: Organização Comercial de Jornais
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO-MESTRADO-PROFISSIONAL/PPGCOM
Citação: VERAS, Thaís Frota de Albuquerque.Marketing Digital: Uma proposta de ferramenta de auxílio à gestão da Comunicação para micro e pequenas empresas de serviços. 2023. 111 f. Dissertação( Programa de Pós-graduação em Comunicação-Mestrado Profissional/PPGCOM) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023. .
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5247
Data de defesa: 20-Set-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Profissional (PPGCOMPRO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Thais_Veras.pdfDissertação de Mestrado1,82 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.