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Tipo do documento: Dissertação
Título: A linguagem escrita na perspectiva discursiva em uma escola de Paço do Lumiar/MA: o ensino por meio do texto/gênero do discurso no ensino fundamental I
Título(s) alternativo(s): Written language from a discursive perspective in a school in Paço do Lumiar/MA: teaching through the text/genre of discourse in elementary school I
Autor: SILVA, Paula Ticiane Silva da 
Primeiro orientador: FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho
Primeiro membro da banca: FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho
Segundo membro da banca: VITURIANO, Hercília Maria de Moura
Terceiro membro da banca: FRANCO, Sandra Aparecida Pires
Quarto membro da banca: CASTELLANOS, Samuel Luis Velazquez
Quinto membro da banca: SOUSA, Silvana Paulina de
Resumo: A pesquisa intitulada A LINGUAGEM ESCRITA NA PERSPECTIVA DISCURSIVA EM UMA ESCOLA DE PAÇO DO LUMIAR/MA: o ensino por meio do texto/gênero do discurso no ensino fundamental I foi desenvolvida no âmbito do mestrado profissional que teve por objetivo geral compreender como desenvolver o processo de ensino da linguagem escrita a partir da perspectiva discursiva de linguagem, partindo do texto/gênero do discurso como unidade básica de organização didática, com vista a elaborar, a partir de uma intervenção colaborativa, proposições teórico metodológicas que subsidiem os professores do ensino fundamental I, materializadas em um Portfólio. Para alcançarmos o que nos propomos, elegemos enquanto metodologia a pesquisa-ação na vertente colaborativa, com base em Ibiapina (2008). Com o surgimento da Pandemia do Covid 19 e o fechamento das escolas no início do ano de 2020 tivemos que repensar o percurso de pesquisa. Dessa forma, optamos, pela geração de dados, por instrumentos como: reuniões pedagógicas, entrevista narrativa e aplicação de questionário. Para nos ajudar na fundamentação teórica nesse percurso foi necessário buscar o aporte teórico em Geraldi (2001), Bajard (2007, 2012, 2014), Ferrarezi Júnior e Carvalho (2015), Goulart (2020), Jolibert (1994), Smolka (1993, 2003, 2012), Frade (2007), Soares (2003), Bakhtin (2000), que abordam sobre as concepções de linguagem e o processo discursivo e dialógico durante o processo de apropriação da leitura e da escrita. Após o desenvolvimento do diagnóstico por meio da entrevista narrativa e das reuniões pedagógicas, percebemos fragilidades nos conhecimentos dos/as professores/as a respeito da perspectiva discursiva e sua aplicação em sala de aula, além do desejo de se aproximar desse aporte teórico. Os resultados da pesquisa se direcionaram a dar resposta ao diagnóstico levantando, e por conta das consequências causadas pela pandemia da Covid-19 o redirecionamento do percurso nos levou apenas para a elaboração de proposições metodológicas materializadas no produto da pesquisa, o Portfólio de Pistas Didáticas que visa incentivar os(s) professores(as) na busca de maiores conhecimentos sobre o processo de apropriação da linguagem escrita pela criança no ensino fundamental I na perspectiva por nós defendida, isto é, sem a realização de uma intervenção direta nas salas de aula da escola pesquisada. Assim, concluímos que o mergulho na investigação foi de extrema relevância para o campo de conhecimentos metodológicos voltados para os/as professores/as envolvidos/as na pesquisa, para a Pesquisadora, assim como para todos/as os/as Docentes que tiverem acesso ao material produzido.
Abstract: The research entitled WRITTEN LANGUAGE IN THE DISCURSIVE PERSPECTIVE IN A SCHOOL IN PAÇO DO LUMIAR/MA: teaching through text/discourse genre in elementary school I was research developed within the scope of the professional master's degree which had the general objective of understanding how to develop the process of teaching written language from the discursive perspective of language, starting from the text/discourse genre as the basic unit of didactic organization, with a view to developing, based on a collaborative intervention, theoretical and methodological propositions that support teaching teachers fundamental I, materialized in a Portfolio. To achieve what we set out to do, we chose collaborative action research as a methodology, based on Ibiapina (2008). With the emergence of the Covid 19 Pandemic and the closure of schools at the beginning of 2020, we had to rethink the research path. Therefore, we chose to generate data using instruments such as: pedagogical meetings, narrative interviews and questionnaire application. To help us with the theoretical foundation on this path, it was necessary to seek theoretical support from Geraldi (2001), Bajard (2007, 2012, 2014), Ferrarezi Júnior and Carvalho (2015), Goulart (2020), Jolibert (1994), Smolka (1993 , 2003, 2012), Frade (2007), Soares (2003), Bakhtin (2000), which address the conceptions of language and the discursive and dialogic process during the process of appropriating reading and writing. After developing the diagnosis through narrative interviews and pedagogical meetings, we noticed weaknesses in the teachers' knowledge regarding the discursive perspective and its application in the classroom, in addition to the desire to get closer to this theoretical contribution. The research results were aimed at responding to the diagnosis, and due to the consequences caused by the Covid-19 pandemic, the redirection of the path led us only to the elaboration of methodological propositions materialized in the research product, the Portfolio of Didactic Clues that aims to encourage teachers in the search for greater knowledge about the process of appropriation of written language by children in elementary school I from the perspective defended by us, that is, without carrying out a direct intervention in the classrooms of school researched. Thus, we conclude that diving into research was extremely relevant for the field of methodological knowledge aimed at the teachers involved in the research, for the Researcher, as well as for all Teachers who have access to the material produced.
Palavras-chave: linguagem escrita;
perspectiva discursiva;
gêneros do discurso;
intervenção colaborativa.
written language;
discursive perspective;
speech genres;
collaborative intervention.
Área(s) do CNPq: Análise Lingüística
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: SILVA, Paula Ticiane Silva da. A linguagem escrita na perspectiva discursiva em uma escola de Paço do Lumiar/MA: o ensino por meio do texto/gênero do discurso no ensino fundamental I. 2023. 168 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5241
Data de defesa: 27-Dez-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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