Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5240
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPINTO, Glenda Ribeiro-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6360054784374469por
dc.contributor.advisor1FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8685001139434354por
dc.contributor.referee1FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8685001139434354por
dc.contributor.referee2VITURIANO, Hercília Maria de Moura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3111752076395554por
dc.contributor.referee3SOUZA, Silvana Paulina de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237683604411139por
dc.contributor.referee4COSTA, Cristiane Dias Martins da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6026891702813568por
dc.contributor.referee5FRANCO, Sandra Aparecida Pires-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4775777293922801por
dc.date.accessioned2024-04-16T16:19:56Z-
dc.date.issued2024-02-23-
dc.identifier.citationPINTO, Glenda Ribeiro. Crianças produtoras de texto: uma experiência discursiva no processo de produção de textos com alunos e alunas do 5o ano em uma escola da Rede Municipal de São José de Ribamar – MA. 2024. 212 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5240-
dc.description.resumoA pesquisa intitulada CRIANÇAS PRODUTORAS DE TEXTO: uma experiência discursiva no processo de produção de textos com alunos e alunas do 5o ano em uma escola da Rede Municipal de São José de Ribamar – MA insere-se no âmbito de um mestrado profissional, no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica da Universidade Federal do Maranhão e teve por objetivo compreender o processo de produção de textos à luz da perspectiva discursiva de alfabetização para a formação de crianças produtoras de texto com vistas à elaboração de forma colaborativa de um caderno com orientações teórico- metodológicas que contribua para o trabalho do/a professor/a alfabetizador/a. A fim de alcançarmos o objetivo proposto, elegemos a pesquisa-ação na vertente colaborativa com base em Ibiapina (2008), Pereira (2019), dentre outros autores que nos ajudaram na construção da metodologia. Para nossa fundamentação teórica, apoiamo-nos nas contribuições de Bakhtin (2006), Geraldi (2011), Smolka (2012), Goulart (2019), Curto, Morillo e Teixidó (2000), Jolibert e Jacob (2006), Gonçalves (2015), entre outros, que discutem sobre as concepções de linguagem, a perspectiva discursiva de alfabetização, o uso do texto em sala de aula e o processo de produção de textos. Como colaborador da pesquisa, tivemos um professor da turma de 5o ano do ensino fundamental e utilizamos como instrumentos para a geração de dados a observação em sala de aula, questionários, reuniões pedagógicas e sessões reflexivas. Diante dos resultados obtidos e das discussões empreendidas, de forma colaborativa, elaboramos um caderno pedagógico cujo título é Diálogos Orientadores para o Ensino da Produção de Textos no 5o ano do ensino fundamental. As conclusões da nossa pesquisa apontaram para as concepções de linguagem e do processo de apropriação da linguagem escrita que devem iluminar o ensino do ato de escrever na perspectiva discursiva, bem como perspectivas teóricas que destacam a escrita como produção de textos. Concluímos também que o/a aluno/a é um sujeito capaz de produzir conhecimento e deve assumir o papel de protagonista da sua aprendizagem, a partir da aproximação entre escola e vida proporcionando atividades mais significativas e com mais sentido.por
dc.description.abstractThe research entitled TEXT PRODUCING CHILDREN: a discursive experience in the process of producing texts with 5th year students at a school in the Municipal Network of São José de Ribamar – MA is part of the scope of a professional master's degree, in the Program of Postgraduate in Basic Education Teaching Management from the Federal University of Maranhão and aimed to understand the text production process in light of the discursive perspective of literacy for the training of text-producing children to collaboratively elaborate a notebook with theoretical-methodological guidelines that contribute to the work of the literacy teacher. To achieve the proposed objective, we chose action research in the collaborative aspect based on Ibiapina (2008) and Pereira (2019), among other authors who helped us to create the methodology. For our theoretical foundation, we rely on the contributions of Bakhtin (2006), Geraldi (2011), Smolka (2012), Goulart (2019), Curto, Morillo and Teixidó (2000), Jolibert and Jacob (2006), Gonçalves (2015), among others, which discuss concepts of language, the discursive perspective of literacy, the use of text in the classroom and the text production process. We had a teacher from the 5th year of elementary school as a research collaborator, we used classroom observation, questionnaires, pedagogical meetings, and reflective sessions as instruments for generating data. Given the results obtained and the discussions undertaken, collaboratively, we created a pedagogical guide whose title is Guiding Dialogues for Teaching Text Production in the 5th year of elementary school. The conclusions of our research pointed to the conceptions of language and the process of appropriating written language that should illuminate the teaching of the act of writing from a discursive perspective, as well as theoretical perspectives that highlight writing as the production of texts. We also conclude that the student is a subject capable of producing knowledge and must assume the role of protagonist in their learning, based on the rapprochement between school and life, providing more meaningful and meaningful activities.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-04-16T16:19:56Z No. of bitstreams: 1 GLENDARIBEIROPINTO.pdf: 14416355 bytes, checksum: 015a6c03d5c615144bae2400c18b234f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-16T16:19:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GLENDARIBEIROPINTO.pdf: 14416355 bytes, checksum: 015a6c03d5c615144bae2400c18b234f (MD5) Previous issue date: 2024-02-23eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectlinguagem escrita;por
dc.subjectperspectiva discursiva;por
dc.subjecto texto na sala de aula;por
dc.subjectprodução de texto no 5o ano.por
dc.subjectwritten language;eng
dc.subjectdiscursive perspective;eng
dc.subjectthe text in the classroom;eng
dc.subjecttext production in the 5th year.eng
dc.subject.cnpqAnálise Lingüísticapor
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleCrianças produtoras de texto: uma experiência discursiva no processo de produção de textos com alunos e alunas do 5o ano em uma escola da Rede Municipal de São José de Ribamar – MApor
dc.title.alternativeChildren who produce texts: a discursive experience in the process of producing texts with 5th graders in a municipal school in São José de Ribamar - MAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GLENDARIBEIROPINTO.pdfDissertação de Mestrado14,08 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.