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Tipo do documento: Dissertação
Título: Crianças produtoras de texto: uma experiência discursiva no processo de produção de textos com alunos e alunas do 5o ano em uma escola da Rede Municipal de São José de Ribamar – MA
Título(s) alternativo(s): Children who produce texts: a discursive experience in the process of producing texts with 5th graders in a municipal school in São José de Ribamar - MA
Autor: PINTO, Glenda Ribeiro 
Primeiro orientador: FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho
Primeiro membro da banca: FERNANDES, Vanja Maria Dominices Coutinho
Segundo membro da banca: VITURIANO, Hercília Maria de Moura
Terceiro membro da banca: SOUZA, Silvana Paulina de
Quarto membro da banca: COSTA, Cristiane Dias Martins da
Quinto membro da banca: FRANCO, Sandra Aparecida Pires
Resumo: A pesquisa intitulada CRIANÇAS PRODUTORAS DE TEXTO: uma experiência discursiva no processo de produção de textos com alunos e alunas do 5o ano em uma escola da Rede Municipal de São José de Ribamar – MA insere-se no âmbito de um mestrado profissional, no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica da Universidade Federal do Maranhão e teve por objetivo compreender o processo de produção de textos à luz da perspectiva discursiva de alfabetização para a formação de crianças produtoras de texto com vistas à elaboração de forma colaborativa de um caderno com orientações teórico- metodológicas que contribua para o trabalho do/a professor/a alfabetizador/a. A fim de alcançarmos o objetivo proposto, elegemos a pesquisa-ação na vertente colaborativa com base em Ibiapina (2008), Pereira (2019), dentre outros autores que nos ajudaram na construção da metodologia. Para nossa fundamentação teórica, apoiamo-nos nas contribuições de Bakhtin (2006), Geraldi (2011), Smolka (2012), Goulart (2019), Curto, Morillo e Teixidó (2000), Jolibert e Jacob (2006), Gonçalves (2015), entre outros, que discutem sobre as concepções de linguagem, a perspectiva discursiva de alfabetização, o uso do texto em sala de aula e o processo de produção de textos. Como colaborador da pesquisa, tivemos um professor da turma de 5o ano do ensino fundamental e utilizamos como instrumentos para a geração de dados a observação em sala de aula, questionários, reuniões pedagógicas e sessões reflexivas. Diante dos resultados obtidos e das discussões empreendidas, de forma colaborativa, elaboramos um caderno pedagógico cujo título é Diálogos Orientadores para o Ensino da Produção de Textos no 5o ano do ensino fundamental. As conclusões da nossa pesquisa apontaram para as concepções de linguagem e do processo de apropriação da linguagem escrita que devem iluminar o ensino do ato de escrever na perspectiva discursiva, bem como perspectivas teóricas que destacam a escrita como produção de textos. Concluímos também que o/a aluno/a é um sujeito capaz de produzir conhecimento e deve assumir o papel de protagonista da sua aprendizagem, a partir da aproximação entre escola e vida proporcionando atividades mais significativas e com mais sentido.
Abstract: The research entitled TEXT PRODUCING CHILDREN: a discursive experience in the process of producing texts with 5th year students at a school in the Municipal Network of São José de Ribamar – MA is part of the scope of a professional master's degree, in the Program of Postgraduate in Basic Education Teaching Management from the Federal University of Maranhão and aimed to understand the text production process in light of the discursive perspective of literacy for the training of text-producing children to collaboratively elaborate a notebook with theoretical-methodological guidelines that contribute to the work of the literacy teacher. To achieve the proposed objective, we chose action research in the collaborative aspect based on Ibiapina (2008) and Pereira (2019), among other authors who helped us to create the methodology. For our theoretical foundation, we rely on the contributions of Bakhtin (2006), Geraldi (2011), Smolka (2012), Goulart (2019), Curto, Morillo and Teixidó (2000), Jolibert and Jacob (2006), Gonçalves (2015), among others, which discuss concepts of language, the discursive perspective of literacy, the use of text in the classroom and the text production process. We had a teacher from the 5th year of elementary school as a research collaborator, we used classroom observation, questionnaires, pedagogical meetings, and reflective sessions as instruments for generating data. Given the results obtained and the discussions undertaken, collaboratively, we created a pedagogical guide whose title is Guiding Dialogues for Teaching Text Production in the 5th year of elementary school. The conclusions of our research pointed to the conceptions of language and the process of appropriating written language that should illuminate the teaching of the act of writing from a discursive perspective, as well as theoretical perspectives that highlight writing as the production of texts. We also conclude that the student is a subject capable of producing knowledge and must assume the role of protagonist in their learning, based on the rapprochement between school and life, providing more meaningful and meaningful activities.
Palavras-chave: linguagem escrita;
perspectiva discursiva;
o texto na sala de aula;
produção de texto no 5o ano.
written language;
discursive perspective;
the text in the classroom;
text production in the 5th year.
Área(s) do CNPq: Análise Lingüística
Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSO
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: PINTO, Glenda Ribeiro. Crianças produtoras de texto: uma experiência discursiva no processo de produção de textos com alunos e alunas do 5o ano em uma escola da Rede Municipal de São José de Ribamar – MA. 2024. 212 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5240
Data de defesa: 23-Fev-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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