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Tipo do documento: Dissertação
Título: Censura e marginalidade em Cassandra Rios: o esquecimento como política
Título(s) alternativo(s): Censura y marginalidad en Cassandra Ríos: el olvido como política
Autor: SANTOS, Hévila Maria Sousa 
Primeiro orientador: COELHO, Vítor de Oliveira Pinto
Primeiro coorientador: GALVE, Fernanda Rodrigues
Primeiro membro da banca: COELHO, Víctor de Oliveira Pinto
Segundo membro da banca: GALVE, Fernanda Rodrigues
Terceiro membro da banca: SILVA, Regia Agostinho da
Quarto membro da banca: MAGALHÃES, Aline Pinto
Resumo: Cassandra Rios (1932-2002), escritora paulista conhecida por escrever romances lésbicos e eróticos, foi censurada durante todo o regime civil-militar que esteve em vigência no Brasil entre os anos 1964 e 1985. De acordo com o regime, suas obras eram inadequadas para a população brasileira, pois ofendia os valores morais e os bons costumes que se buscava preservar ao povo brasileiro. Esse discurso não foi criado pelos militares no poder, tampouco se restringiu à realidade brasileira reservada a esse período. O viés teórico escolhido trata, portanto, da História do Tempo Presente, ditadura civil-militar no Brasil, gênero e esquecimento, visto que Rios é esquecida como artista mais censurada durante a ditadura no Brasil. Com as contribuições de Dosse (2012), Fico (2002, 2012), Reimão (2011, 2014), Foucault (1988; 1996), Trevisan (2018), Scott (1995), Witting (2022), Green e Quinalha (2021) e Pollak (1989), tendo como fontes cartas escritas ao Ministro da Justiça, notícias de jornais sobre Cassandra Rios e romances da autora, esta dissertação discorre entre a História, a homossexualidade, a política e a censura.
Abstract: Cassandra Rios (1932-2002), escritora paulista conocida por escribir novelas lésbicas y eróticas, fue censurada durante todo el régimen cívico-militar vigente en Brasil entre 1964 y 1985. Según el régimen, sus obras eran inapropiadas para la población brasileña, ya que ofendió los valores morales y las buenas costumbres que buscaba preservar el pueblo brasileño. Este discurso no fue creado por los militares en el poder, ni se restringe a la realidad brasileña reservada para ese período. Por el contrario, la censura de las sexualidades consideradas desviadas había cobrado fuerza desde décadas previas al Golpe de Estado de 1964. Relación entre homosexualidad, promiscuidad y peligrosidad para la nación. El sesgo teórico escogido trata, por tanto, de Historia del Tiempo Presente, dictadura en Brasil, discurso y género, con los aportes de Dosse (2012), Fico (2002, 2012), Reimão (2011, 2014), Foucault (1988, 1996), Trevisan (2018), Scott (1995), Witting (2022), Green y Quinalha (2021) y Pollak (1989). Teniendo como fuentes cartas escritas al Ministro de Justicia, reportajes periodísticos sobre Cassandra Rios y novelas de la autora, esta disertación discute entre la Historia, la homosexualidad, la política y la censura.
Palavras-chave: Cassandra Rios;
censura;
ditadura;
homossexualidade;
lesbianismo.
Cassandra Ríos;
censura;
dictadura;
homosexualidad;
lesbianismo.
Área(s) do CNPq: História do Brasil
Literatura Brasileira
Ciências Humanas
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA/CCH
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA/CCH
Citação: SANTOS, Hévila Maria Sousa. Censura e marginalidade em Cassandra Rios: o esquecimento como política. 2024. 120 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em História/CCH) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5234
Data de defesa: 8-Mar-2024
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA

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