Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5233
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPRESTES, Maria Aparecida Conceição Marconcini-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3803103420357287por
dc.contributor.advisor1MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0504326528660511por
dc.contributor.referee1MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0504326528660511por
dc.contributor.referee2VALLE, Mariana Guelero do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8516501386841758por
dc.contributor.referee3FERREIRA, Luciana Nobre de Abreu-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8964577964173620por
dc.contributor.referee4NERES, Raimundo Luna-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000824780344739por
dc.contributor.referee5COSTA, Danielle Rodrigues Monteiro da-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4290254798340032por
dc.date.accessioned2024-04-15T17:14:46Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.identifier.citationPRESTES, Maria Aparecida Conceição Marconcini. Química por meio de imagens: a fotografia com enfoque na Educação Ambiental como proposta de ensino e aprendizagem na EJA. 2023. 234 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5233-
dc.description.resumoEsta dissertação tem foco na arte fotográfica como alternativa dinamizadora em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, para a Educação Ambiental crítica, na perspectiva freireana, aplicada na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo foi investigar o processo ensino-aprendizagem de Química, em escolas da Rede Estadual do Maranhão, que ofertam a EJA Presencial - Ensino Médio, em Imperatriz, sobre o uso de fotografias para articulação de conhecimentos científicos problematizados na prática social para a Educação Ambiental crítica, com vistas à elaboração do Produto Educacional de Pesquisa (PEP), materializado como um fotolivro digital para a formação crítica e ecológica. É uma pesquisa de intervenção na Educação, com abordagem qualitativa, tendo como colaboradores 10 professores de Química que atuaram na EJA, no ano de 2022. Utilizamos a entrevista semiestruturada para obtenção dos dados, que foram analisados por Análise Textual Discursiva (ATD), na perspectiva de Moraes e Galiazzi (2016). Os resultados foram apresentados em três metatextos, estruturados/fundamentados em uma escrita criativa, a partir de categorias emergentes, por análises descritivas/discursivas para intervenções nos discursos sociais investigados: no Metatexto 1, traçamos um panorama sobre o ensino-aprendizagem de Química na EJA, as metodologias e recursos de ensino utilizados, principais dificuldades e especificidades dos sujeitos da modalidade; no Metatexto 2, abordamos a necessidade de formação cidadã e ecológica na EJA, por contribuir para posturas ético - críticas de seus sujeitos, a partir das percepções docentes observadas sobre Educação Ambiental (EA), com predomínio em concepções naturalistas, conservacionistas e antropocêntricas; no Metatexto 3, destacamos a importância dos recursos imagéticos no aprendizado de Química e as possíveis habilidades, pela perspectiva docente, que podem ser desenvolvidas com uso de fotografias para Educação Ambiental crítica. O fotolivro digital “Riacho Santa Teresa: um olhar investigativo/crítico para os nossos riachos, a partir de fotografias”, com Metodologia de Resolução de Problemas, foi produzido para aplicabilidade no contexto escolar da EJA. Os resultados obtidos desta investigação podem ser configurados como contribuição e ampliação para outras pesquisas de Intervenção na Educação, no campo das Ciências sociais, no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação ambiental crítica, em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, considerando também as contribuições para melhorias no processo ensino-aprendizagem de Química, sobretudo por meio de proposta de intervenção pedagógica, com utilização de fotografias para Resolução de Problemas, de forma a proporcionar uma aproximação entre as Artes Visuais (fotografias) e Ciências da Natureza (Química), servindo de estímulo e motivação para outros/as professores/as.por
dc.description.abstractThis dissertation focuses on photographic art as a dynamic alternative in Natural Sciences and its Technologies, for critical Environmental Education, from a Freirean perspective, applied in Youth and Adult Education (EJA). The objective was to investigate the teaching-learning process of Chemistry, in schools in the Maranhão State Network, which offer EJA In-person – High School, in Imperatriz, on the use of photographs to articulate scientific knowledge problematized in social practice for Environmental Education critical, with a view to developing the Educational Research Product (PEP), materialized as a digital photobook for critical and ecological formation. It is an intervention research in Education, with a qualitative approach, having as collaborators 10 Chemistry teachers who worked at EJA, in 2022. We used semi-structured interviews to obtain data, which were analyzed using Discursive Textual Analysis (ATD), from the perspective of Moraes and Galiazzi (2016). The results were presented in three metatexts, structured/based on creative writing, based on emerging categories, through descriptive/discursive analyzes for interventions in the social discourses investigated: in Metatext 1, we outline an overview of the teaching-learning of Chemistry at EJA , the teaching methodologies and resources used, main difficulties and specificities of the subjects of the modality; in Metatext 2, we address the need for civic and ecological formation in EJA, as it contributes to the ethical-critical stances of its subjects, based on the teaching perceptions observed about Environmental Education (EE), with a predominance of naturalist, conservationist and anthropocentric conceptions; in Metatext 3, we highlight the importance of imagery resources in learning Chemistry and the possible skills, from a teaching perspective, that can be developed using photographs for critical Environmental Education. The digital photobook “Riacho Santa Teresa: an investigative/critical look at our streams, based on photographs”, with Problem Resolution Methodology, was produced for applicability in the EJA school context. The results obtained from this investigation can be configured as a contribution and extension for further research in Educational Intervention, within the field of Social Sciences, in the context of Adult and Youth Education (EJA) and critical Environmental Education in Natural Sciences and their Technologies. This includes considerations for contributions to improvements in the teaching-learning process of Chemistry, particularly through a proposed pedagogical intervention utilizing photographs for Problem Solving. The aim is to foster an interdisciplinary approach between Visual Arts (Photographs) and Natural Sciences (Chemistry), serving as a stimulus and motivation for other educators.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-04-15T17:14:46Z No. of bitstreams: 1 MARIAAPARECIDACONCEIÇÃOMARCONCINIPRESTES.pdf: 7752080 bytes, checksum: 5a42ed4f51dab7b5121e621d78a5f195 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-15T17:14:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIAAPARECIDACONCEIÇÃOMARCONCINIPRESTES.pdf: 7752080 bytes, checksum: 5a42ed4f51dab7b5121e621d78a5f195 (MD5) Previous issue date: 2023-12-14eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectartes visuais;por
dc.subjectquímica;por
dc.subjecteducação ambiental crítica;por
dc.subjectEJA;por
dc.subjectensino médio;por
dc.subjectfotografia no ensino de química;por
dc.subjectmetodologia de resolução de problemas.por
dc.subjectvisual arts;eng
dc.subjectchemistry;eng
dc.subjectcritical environmental education;eng
dc.subjectEJA ;eng
dc.subjecthigh school;eng
dc.subjectphotography in chemistry teaching;eng
dc.subjectproblem solving methodology.eng
dc.subject.cnpqQuímicapor
dc.subject.cnpqEducação de Adultospor
dc.subject.cnpqFotografiapor
dc.titleQuímica por meio de imagens: a fotografia com enfoque na Educação Ambiental como proposta de ensino e aprendizagem na EJApor
dc.title.alternativeChemistry through images: photography with a focus on Environmental Education as a teaching and learning proposal at EJAeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIAAPARECIDACONCEIÇÃOMARCONCINIPRESTES.pdfDissertação de Mestrado7,57 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.