Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5233
Tipo do documento: Dissertação
Título: Química por meio de imagens: a fotografia com enfoque na Educação Ambiental como proposta de ensino e aprendizagem na EJA
Título(s) alternativo(s): Chemistry through images: photography with a focus on Environmental Education as a teaching and learning proposal at EJA
Autor: PRESTES, Maria Aparecida Conceição Marconcini 
Primeiro orientador: MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira
Primeiro membro da banca: MARQUES, Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira
Segundo membro da banca: VALLE, Mariana Guelero do
Terceiro membro da banca: FERREIRA, Luciana Nobre de Abreu
Quarto membro da banca: NERES, Raimundo Luna
Quinto membro da banca: COSTA, Danielle Rodrigues Monteiro da
Resumo: Esta dissertação tem foco na arte fotográfica como alternativa dinamizadora em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, para a Educação Ambiental crítica, na perspectiva freireana, aplicada na Educação de Jovens e Adultos (EJA). O objetivo foi investigar o processo ensino-aprendizagem de Química, em escolas da Rede Estadual do Maranhão, que ofertam a EJA Presencial - Ensino Médio, em Imperatriz, sobre o uso de fotografias para articulação de conhecimentos científicos problematizados na prática social para a Educação Ambiental crítica, com vistas à elaboração do Produto Educacional de Pesquisa (PEP), materializado como um fotolivro digital para a formação crítica e ecológica. É uma pesquisa de intervenção na Educação, com abordagem qualitativa, tendo como colaboradores 10 professores de Química que atuaram na EJA, no ano de 2022. Utilizamos a entrevista semiestruturada para obtenção dos dados, que foram analisados por Análise Textual Discursiva (ATD), na perspectiva de Moraes e Galiazzi (2016). Os resultados foram apresentados em três metatextos, estruturados/fundamentados em uma escrita criativa, a partir de categorias emergentes, por análises descritivas/discursivas para intervenções nos discursos sociais investigados: no Metatexto 1, traçamos um panorama sobre o ensino-aprendizagem de Química na EJA, as metodologias e recursos de ensino utilizados, principais dificuldades e especificidades dos sujeitos da modalidade; no Metatexto 2, abordamos a necessidade de formação cidadã e ecológica na EJA, por contribuir para posturas ético - críticas de seus sujeitos, a partir das percepções docentes observadas sobre Educação Ambiental (EA), com predomínio em concepções naturalistas, conservacionistas e antropocêntricas; no Metatexto 3, destacamos a importância dos recursos imagéticos no aprendizado de Química e as possíveis habilidades, pela perspectiva docente, que podem ser desenvolvidas com uso de fotografias para Educação Ambiental crítica. O fotolivro digital “Riacho Santa Teresa: um olhar investigativo/crítico para os nossos riachos, a partir de fotografias”, com Metodologia de Resolução de Problemas, foi produzido para aplicabilidade no contexto escolar da EJA. Os resultados obtidos desta investigação podem ser configurados como contribuição e ampliação para outras pesquisas de Intervenção na Educação, no campo das Ciências sociais, no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação ambiental crítica, em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, considerando também as contribuições para melhorias no processo ensino-aprendizagem de Química, sobretudo por meio de proposta de intervenção pedagógica, com utilização de fotografias para Resolução de Problemas, de forma a proporcionar uma aproximação entre as Artes Visuais (fotografias) e Ciências da Natureza (Química), servindo de estímulo e motivação para outros/as professores/as.
Abstract: This dissertation focuses on photographic art as a dynamic alternative in Natural Sciences and its Technologies, for critical Environmental Education, from a Freirean perspective, applied in Youth and Adult Education (EJA). The objective was to investigate the teaching-learning process of Chemistry, in schools in the Maranhão State Network, which offer EJA In-person – High School, in Imperatriz, on the use of photographs to articulate scientific knowledge problematized in social practice for Environmental Education critical, with a view to developing the Educational Research Product (PEP), materialized as a digital photobook for critical and ecological formation. It is an intervention research in Education, with a qualitative approach, having as collaborators 10 Chemistry teachers who worked at EJA, in 2022. We used semi-structured interviews to obtain data, which were analyzed using Discursive Textual Analysis (ATD), from the perspective of Moraes and Galiazzi (2016). The results were presented in three metatexts, structured/based on creative writing, based on emerging categories, through descriptive/discursive analyzes for interventions in the social discourses investigated: in Metatext 1, we outline an overview of the teaching-learning of Chemistry at EJA , the teaching methodologies and resources used, main difficulties and specificities of the subjects of the modality; in Metatext 2, we address the need for civic and ecological formation in EJA, as it contributes to the ethical-critical stances of its subjects, based on the teaching perceptions observed about Environmental Education (EE), with a predominance of naturalist, conservationist and anthropocentric conceptions; in Metatext 3, we highlight the importance of imagery resources in learning Chemistry and the possible skills, from a teaching perspective, that can be developed using photographs for critical Environmental Education. The digital photobook “Riacho Santa Teresa: an investigative/critical look at our streams, based on photographs”, with Problem Resolution Methodology, was produced for applicability in the EJA school context. The results obtained from this investigation can be configured as a contribution and extension for further research in Educational Intervention, within the field of Social Sciences, in the context of Adult and Youth Education (EJA) and critical Environmental Education in Natural Sciences and their Technologies. This includes considerations for contributions to improvements in the teaching-learning process of Chemistry, particularly through a proposed pedagogical intervention utilizing photographs for Problem Solving. The aim is to foster an interdisciplinary approach between Visual Arts (Photographs) and Natural Sciences (Chemistry), serving as a stimulus and motivation for other educators.
Palavras-chave: artes visuais;
química;
educação ambiental crítica;
EJA;
ensino médio;
fotografia no ensino de química;
metodologia de resolução de problemas.
visual arts;
chemistry;
critical environmental education;
EJA ;
high school;
photography in chemistry teaching;
problem solving methodology.
Área(s) do CNPq: Química
Educação de Adultos
Fotografia
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: DEPARTAMENTO DE QUÍMICA/CCET
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Citação: PRESTES, Maria Aparecida Conceição Marconcini. Química por meio de imagens: a fotografia com enfoque na Educação Ambiental como proposta de ensino e aprendizagem na EJA. 2023. 234 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5233
Data de defesa: 14-Dez-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIAAPARECIDACONCEIÇÃOMARCONCINIPRESTES.pdfDissertação de Mestrado7,57 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.