Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5232
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPEREIRA, Katiúcia Ermiza Moreira da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8072656918001979por
dc.contributor.advisor1NUNES, Antonio de Assis Cruz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108242146594455por
dc.contributor.referee1NUNES, Antonio de Assis Cruz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2108242146594455por
dc.contributor.referee2VIANA, Raimundo Nonato Assunção-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2070306377562824por
dc.contributor.referee3DURANS, Claudicéa Alves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7019012228562045por
dc.contributor.referee4MOTA, Antonia da Silva-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3919574214701935por
dc.contributor.referee5BIANCHINI, Angelo Rodrigo-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543855549540163por
dc.date.accessioned2024-04-15T16:59:47Z-
dc.date.issued2023-09-28-
dc.identifier.citationPEREIRA, Katiúcia Ermiza Moreira da Silva. Quilombo urbano liberdade: um estudo sobre as Manifestações Étnico-Culturais Afro-Maranhenses no contexto da Lei 10.639/2003. 2023. 247 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5232-
dc.description.resumoA pesquisa aborda sobre as manifestações étnico-culturais afro-maranhenses no contexto da Lei no 10.639/2003 no Quilombo Urbano Liberdade no município de São Luís-Maranhão. O local de pesquisa investigado foi a escola Unidade de Educação Básica Ministro Mário Andreazza, que está localizado no Bairro da Liberdade. O objetivo geral da pesquisa foi investigar sobre as manifestações étnico-culturais afro- maranhenses e afro-brasileiras na Unidade de Educação Básica Ministro Mário Andreazza, no Quilombo Urbano da Liberdade, com vista a construir um Caderno de Orientações Pedagógicas Afro-Maranhense à luz da Lei No 10.639/03. O questionamento central da pesquisa foi como as manifestações étnico-culturais afro- maranhenses e afro-brasileiras poderia ser trabalhada na Unidade de Educação Básica Ministro Mário Andreazza, no Quilombo Urbano da Liberdade por meio de um Caderno de Orientações Pedagógicas Afro-Maranhense à luz da Lei No 10.639/03? A Dissertação está dividida em sete seções, a saber: a Introdução; Retrospectiva histórica das legislações brasileiras no contexto racial; Educação Quilombola no Brasil; Manifestações Culturais no contexto da Educação para as Relações Étnico- Raciais; As manifestações para culturais do Quilombo Urbano Liberdade; a Unidade de Educação Básica Mário Andreazza no contexto das manifestações culturais afro- maranhense, e por último as Considerações Finais. Na seção que trata da UEB Ministro Mário Andreazza no contexto das manifestações culturais afro-maranhenses, inicialmente descrevemos uma caracterização minuciosa da escola pesquisada, em seguida discorremos sobre o percurso metodológico da Dissertação, depois desenvolvemos as análises e interpretações dos sujeitos da pesquisa articulando os eixos teóricos firmados na investigação e em continuidade descrevemos o produto educacional, que foi um Caderno de Orientações Afro-Maranhenses. O Caderno está composto por cinco capítulos, retirando a Introdução e a Conclusão. Propusemos as atividades em forma de workshops pedagógicos. Em virtude do Covid-19, não aplicamos o produto educacional na escola selecionada. Nos ancoramos na Instrução Normativa No 04/2020/PPGEEB/UFMA que tornou facultativo a aplicabilidade do produto educacional. As fontes bibliográficas que praticamente deram sustentação a pesquisa foram: Assunção (2012), Cavalleiro (2001), Duarte (2013), Carneiro (2015), Gomes (2017), Schwarcz; Starlng (2015), dentre outras. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram a observação, entrevista semiestruturada com a gestora escolar, a coordenadora pedagógica e um docente de História. A pesquisa concluiu com o Caderno de Orientações Pedagógicas sobre as manifestações culturais contribuindo para atender ás necessidades de ensino e aprendizagem não só para a UEB Ministro Mário Andreazza, quanto para as demais escolas do Quilombo Urbano Liberdade.por
dc.description.abstractThe research deals with the Afro-Maranhense ethnic-cultural manifestations in the context of Law no 10.639/2003 in Quilombo Urbano Liberdade in the municipality of São Luís-Maranhão. The investigated research site was the school Ministro Mário Andreazza Basic Education Unit, which is located in Bairro da Liberdade. The general objective of the research was to investigate the Afro-Maranhense and Afro-Brazilian ethnic-cultural manifestations at the Ministro Mário Andreazza Basic Education Unit, at Quilombo Urbano da Liberdade, with a view to building an Afro-Maranhense Pedagogical Guidelines Notebook in the light of the Law No. 10.639/03. The central question of the research was How the Afro-Maranhense and Afro-Brazilian ethnic- cultural manifestations could be worked on in the Basic Education Unit Ministro Mário Andreazza, in Quilombo Urbano da Liberdade through a Notebook of Afro- Maranhense Pedagogical Orientations in the light of the Law No. 10.639/03? The Dissertation is divided into seven sections, namely: the Introduction; Historical retrospective of Brazilian legislation in the racial context; Quilombola Education in Brazil; Cultural Manifestations in the context of Education for Education for Ethnic- Racial Relations; The cultural manifestations of Quilombo Urbano Liberdade; the Basic Education Unit Mário Andreazza in the context of Afro-Maranhense cultural manifestations, and finally the Final Considerations. In the section that deals with UEB Minister Mário Andreazza in the context of Afro-Maranhense cultural manifestations, we initially describe a detailed characterization of the researched school, then we discuss the methodological course of the Dissertation, then we developed the analyzes and interpretations of the research subjects articulating the theoretical axes established in the investigation and, in continuity, we described the educational product, which was an Afro-Maranhenses Orientations Notebook. The Notebook is made up of five chapters, excluding the Introduction and the Conclusion. We proposed activities in the form of workshops and pedagogy. Due to Covid-19, we do not apply the educational product at the selected school. We are anchored in Normative Instruction No. 04/2020/PPGEEB/UFMA, which made the applicability of the educational product optional. The bibliographic sources that practically supported the research were: Assunção (2012), Cavalleiro (2001), Duarte (2013), Carneiro (2015), Gomes (2017), Schwarcz; Starling (2015), among others. The data collection instruments used were observation, semi-structured interviews with the school manager, the pedagogical coordinator and a history teacher. The research concluded that the Notebook of Pedagogical Guidelines on cultural manifestations could contribute to meet the teaching and learning needs not only for UEB. Minister Mário Andreazza, and for the other schools of Quilombo Urbano Liberdade.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-04-15T16:59:47Z No. of bitstreams: 1 KATIÚCIAERMIZAMOREIRADASILVAPEREIRA.pdf: 25262517 bytes, checksum: 5366790036e4b2b04df2deca561278ec (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-15T16:59:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 KATIÚCIAERMIZAMOREIRADASILVAPEREIRA.pdf: 25262517 bytes, checksum: 5366790036e4b2b04df2deca561278ec (MD5) Previous issue date: 2023-09-28eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO I/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmanifestações culturais;por
dc.subjectquilombo urbano;por
dc.subjecteducação escolar quilombola;por
dc.subjectlei no 10.639/03.;por
dc.subjectcultural manifestations;eng
dc.subjecturban quilombo;eng
dc.subjectquilombola school education;eng
dc.subjectlaw no 10.639/03.eng
dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
dc.titleQuilombo urbano liberdade: um estudo sobre as Manifestações Étnico-Culturais Afro-Maranhenses no contexto da Lei 10.639/2003por
dc.title.alternativeUrban Quilombo Freedom: a study on Afro-Maranhense Ethnic-Cultural Manifestations in the context of Law 10,639/2003eng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KATIÚCIAERMIZAMOREIRADASILVAPEREIRA.pdfDissertação de Mestrado24,67 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.