Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5231
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVIANA, Maria Neuraildes Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9836445154282047por
dc.contributor.advisor1COSTA, Manoel dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0292894699114273por
dc.contributor.referee1COSTA, Manoel dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0292894699114273por
dc.contributor.referee2NERES, Raimundo Luna-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7000824780344739por
dc.contributor.referee3POSSAMAI, Janaina Poffo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9011361495097968por
dc.contributor.referee4TEIXEIRA, Cenidalva Miranda de Sousa-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1040665303459075por
dc.contributor.referee5PAGANI, Érica Marlúcia Leite-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/4179858425802603por
dc.date.accessioned2024-04-15T16:45:51Z-
dc.date.issued2024-02-22-
dc.identifier.citationVIANA, Maria Neuraildes Gomes. Dimensões de criatividade matemática manisfestadas por alunos do quinto ano do ensino fundamental na resolução de problemas envolvendo a unidade temática números. 2024. 150 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5231-
dc.description.resumoA pesquisa teve como objetivo analisar a criatividade matemática manifestadas pelos estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental, quando envolvidos em atividades relativas à unidade temática Números, centradas na resolução de problemas. A pesquisa perpassou primeiramente por um levantamento bibliográfico, com a finalidade de embasar o estudo, fundamentando assim seu marco teórico e os resultados da pesquisa. Os principais fundamentos teóricos que serviram de base para esta pesquisa referem-se ao ensino de Matemática dos anos iniciais, especificamente à unidade temática Números e às relações entre a criatividade e o ensino da Matemática e, por último, à resolução de problemas na educação Matemática. Esta pesquisa foi de natureza qualitativa e do tipo pesquisa-ação, pois estava relacionada a um levantamento de dados sobre as motivações de um grupo, cujo foco levava à compreensão e interpretação de determinados comportamentos, opiniões e expectativas sobre determinado assunto. Os sujeitos da pesquisa foram estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental e o respetivo professor da turma pesquisada de uma escola pública da rede municipal da cidade de Bacabeira - MA. Os instrumentos de coleta de dados foram: aplicação de problemas aos estudantes; realização de um questionário com o professor que leciona matemática na turma investigada; observação participante, com os registros em um diário de campo e análise documental das resoluções escritas dos problemas propostos aos estudantes. O estudo concluiu que, o ensino da temática Números através da resolução de problemas proporcionou aos estudantes experiências enriquecedoras e desafiadoras, que deram a eles oportunidade de construir novas aprendizagens matemáticas, com interação, socialização e discussão das estratégias utilizadas nas resoluções dos problemas propostos, baseadas em suas intuições e, em seus conhecimentos prévios. Outra perceção é que criatividade matemática foi aflorada, quando estavam a pensar de modos diferentes, produzindo assim resoluções distintas aos problemas. Sendo assim, o professor deve valorizar o raciocínio e o caminho trilhado pelo estudante para chegar à solução do problema, mesmo que a resposta não esteja correta, bem como investigar a extensão que a criatividade pode ser encontrada no ensino de Matemática.por
dc.description.abstractThe research aimed to analyze the mathematical creativity expressed by students in the fifth year of Elementary School, when engaged in activities related to the thematic unit of Numbers, focused on problem-solving. The research began with a bibliographical survey, aiming to support the study, thus grounding its theoretical framework and the research results. The main theoretical foundations that underpinned this research refer to the teaching of Mathematics in the early years, specifically the thematic unit of Numbers and the relationships between creativity and Mathematics teaching, and finally, problem-solving in Mathematics education. This research was qualitative in nature and of the action research type, as it was related to a survey of data on the motivations of a group, whose focus led to the understanding and interpretation of certain behaviors, opinions and expectations on a given subject. The research subjects were students in the fifth year of Elementary School and the respective teacher of the class studied from a public school in the city education network of Bacabeira-MA. The data collection instruments were: application of problems to students; carrying out a questionnaire with the teacher who teaches mathematics in the investigated class; participant observation, with records in a field diary and documentary analysis of the written resolutions of the problems proposed to the students. The study concluded that teaching the theme of Numbers through problem solving provided students with enriching and challenging experiences, which gave them the opportunity to build new mathematical learning, with interaction, socialization and discussion of the strategies used in solving the proposed problems, based in their intuitions and in their prior knowledge. Another perception is that mathematical creativity emerged when they were thinking in different ways, thus producing different resolutions to problems. Therefore, the teacher must value reasoning and the path taken by the student to reach a solution to the problem, even if the answer is not correct, as well as investigate the extent to which creativity can be found in teaching Mathematics.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-04-15T16:45:51Z No. of bitstreams: 1 MARIANEURAILDESGOMESVIANA.pdf: 13493591 bytes, checksum: c2457ecf60f173f35c9e4d8261f40593 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-15T16:45:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MARIANEURAILDESGOMESVIANA.pdf: 13493591 bytes, checksum: c2457ecf60f173f35c9e4d8261f40593 (MD5) Previous issue date: 2024-02-22eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO II/CCSOpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcriatividade matemática;por
dc.subjectensino de matemática;por
dc.subjectmetodologia;por
dc.subjectnúmeros;por
dc.subjectresolução de problemas.por
dc.subjectmathematical creativity;eng
dc.subjectmathematics teaching;eng
dc.subjectnumbers;eng
dc.subjectmethodology;eng
dc.subjectproblem solving.eng
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.subject.cnpqEnsino-Aprendizagempor
dc.titleDimensões de criatividade matemática manisfestadas por alunos do quinto ano do ensino fundamental na resolução de problemas envolvendo a unidade temática númerospor
dc.title.alternativeDimensions of mathematical creativity expressed by fifth-year elementary school students when solving problems involving the thematic unit numberseng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIANEURAILDESGOMESVIANA.pdfDissertação de Mestrado13,18 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.