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dc.creatorSILVA, Tayná Cristina Sousa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3075861427486915por
dc.contributor.advisor1FONSECA NETO, João Viana da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0029055473709795por
dc.contributor.referee1FONSECA NETO, João Viana da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0029055473709795por
dc.contributor.referee2BARROS FILHO, Allan Kardec Duailibe-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0492330410079141por
dc.contributor.referee3OLIVEIRA, Roberto Célio Limão de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4497607460894318por
dc.date.accessioned2024-04-08T16:31:54Z-
dc.date.issued2024-03-04-
dc.identifier.citationSILVA, Tayná Cristina Sousa. Detecção e classificação de derramamento de óleo na superfície oceânica baseada em aprendizagem profunda via algoritmo YOLO. 2024. 75 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Eletricidade/CCET) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2024.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/5221-
dc.description.resumoDevido ao crescimento global, a importância da economia mundial relacionado ao uso de matérias primas advindas do petróleo vem aumentando cada vez mais. Em decorrência a esse crescimento, a importância de temas relacionados com a preocupação socioambiental e econômico vem se destacando no âmbito científico. Consequentemente, a ocorrência de incidentes de derrames de óleos em superfície oceânica demanda o desenvolvimento de metodologias para mitigar os impactos causados pela problemática nas áreas atingidas. Com a disponibilidade de satélites equipados com Radar de Abertura Sintética, é viável monitorar, detectar e classificar os derramamentos de petróleo e seus derivados no mar. Neste trabalho é apresentada uma proposta de metodologia baseada em aprendizagem profunda, especificamente por meio da família do algoritmo YOLO. Portanto, de acordo com os experimentos realizados através da base de dados obtida via radar e disponibilizada pela missão SENTINEL-1, durante os testes na fase de validação para a YOLOv8 nano, small e medium, observou-se um melhor desempenho para o medium, com métricas de precisão, mAP-50 e mAP50-90 são equivalentes à 0.891%, 0.85% e 0.716%, respectivamente. Já o resultado na fase de teste atingiu um nível de confiança, de acordo com a métrica IoU (Intersection over Union) acima de 70% dos objetos classificados como manchas de óleos.por
dc.description.abstractDue to global growth, the importance of the world economy in relation to the use of petroleum-based raw materials has increased. As a result of this growth, the importance of issues related to socio-environmental and economic concerns has been highlighted in the scientific field. Consequently, the occurrence of oil spill incidents on the ocean surface requires the development of methodologies to mitigate the impact caused by the problem in the affected areas. With the availability of satellites equipped with Synthetic Aperture Radar, it is possible to monitor, detect and classify spills of oil and its derivatives at sea. This dissertation presents a proposal for a methodology based on deep learning, specifically using the YOLO family of algorithms. Therefore, according to the experiments carried out using the dataset obtained via radar and provided by the SENTINEL-1 mission, during the tests in the validation phase for YOLOv8 nano, small and medium, better performance was observed for medium, with accuracy metrics, mAP-50 and mAP50-90 equivalent to 0.891%, 0.85% and 0.716%, respectively. The result in the test phase reached a confidence level, according to the IoU (Intersection over Union) metric, of more than 70% of the objects classified as oil slicks.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-04-08T16:31:54Z No. of bitstreams: 1 TAYNÁCRISTINASOUSASILVA.pdf: 3357945 bytes, checksum: e620eb37df7ceddebc8a9138917bd18f (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-08T16:31:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TAYNÁCRISTINASOUSASILVA.pdf: 3357945 bytes, checksum: e620eb37df7ceddebc8a9138917bd18f (MD5) Previous issue date: 2024-03-04eng
dc.description.sponsorshipPrograma de Recursos Humanos (PRH 54.1) - ANPpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentDEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DA ELETRICIDADE/CCETpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ELETRICIDADE/CCETpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectderramamento de óleo;por
dc.subjectaprendizagem profunda;por
dc.subjectalgoritmo YOLO;por
dc.subjectdetecção;por
dc.subjectclassificação.por
dc.subjectoil spill;eng
dc.subjectdeep learning;eng
dc.subjectYOLO algorithm;eng
dc.subjectdetection;eng
dc.subjectclassification.eng
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapor
dc.titleDetecção e classificação de derramamento de óleo na superfície oceânica baseada em aprendizagem profunda via algoritmo YOLOpor
dc.title.alternativeDetection and classification of oil spills on the ocean surface based on deep learning via the YOLO algorithmeng
dc.typeDissertaçãopor
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