Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5216
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSANTOS, Cleidmar Avelar-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1353721858610802por
dc.contributor.advisor1SANTOS, Maria José dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6481531342071371por
dc.contributor.advisor-co1SANTOS, Thiago Lima dos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1185508686226327por
dc.contributor.referee1SANTOS, Maria José dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6481531342071371por
dc.contributor.referee2TOURINHO, Mary Angélica Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7399018955468592por
dc.contributor.referee3BARBOSA, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697398324818667por
dc.date.accessioned2024-04-04T12:01:15Z-
dc.date.issued2023-01-24-
dc.identifier.citationSANTOS, Cleidmar Avelar. Youtube e consciência histórica: algumas possibilidades de aplicação da plataforma na construção do saber histórico escolar. 2023. 195 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.por
dc.identifier.urihttps://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5216-
dc.description.resumoO trabalho desenvolvido investigou as possibilidades do uso de vídeos do site YouTube nas aulas de História. O problema impulsionador foi a passividade dos estudantes diante dos conteúdos históricos exibidos nos canais dessa plataforma, não questionando as informações adquiridas por esse meio e ignorando os fatores que influenciam a produção desses materiais. Por isso, os objetivos traçados foram analisar vídeos do YouTube pré-selecionados com o recorte “Escravidão e Resistências negras” visando sua inclusão no processo de aprendizagem histórica, com maior reflexão e rigor científico, estabelecer um diálogo entre os saberes históricos prévios dos estudantes e os aprendidos na escola, possibilitando sua aplicação na vida prática e ampliar a consciência histórica, segundo proposto por Jorn Rüsen. A metodologia ocorreu em três fases: na primeira, procedeu-se à seleção e exame dos vídeos sobre o tema escolhido, através de critérios como linguagem, recursos técnicos-metodológicos, dentre outros e operou-se a análise do discurso; na segunda, aplicou-se questionário misto sobre o objeto da pesquisa e realizaram-se debates em Grupo Focal sobre o tema definido. Por fim, procedeu-se ao exame dos dados à luz dos referenciais teóricos da Didática da História. Pelos resultados encontrados, concluiu-se que o uso do YouTube para fins educacionais cresceu, demonstrando potencial didático que oferece vasto campo a ser explorado pelos docentes de História. Seus vídeos podem ser aproveitados em qualquer etapa da aprendizagem e desenvolver a consciência histórica, fornecendo múltiplas narrativas. Favorecem ainda, o diálogo entre presente e passado, essência do saber histórico. De fácil manuseio, perde somente para o WhatsApp como rede social mais acessada do país. Com base nestas considerações, formulou-se um produto intitulado “Usando vídeos do Youtube para trazer um novo olhar sobre a Escravidão e Resistências negras”, sequências didáticas com orientações que buscam promover aulas de História mais dinâmicas e afinadas com a realidade discente.por
dc.description.abstractThe work carried out investigated the possibilities of using videos from the YouTube site in History classes. The driving problem was the passivity of students in the face of historical content displayed on the channels of this platform, not questioning the information acquired through this means and ignoring the factors that influence the production of these materials. Therefore, the objectives outlined were to analyze pre-selected YouTube videos with the clipping "Slavery and Black Resistance" aiming at their inclusion in the historical learning process, with greater reflection and scientific rigor, establishing a dialogue between the students' prior historical knowledge and the learned at school, enabling its application in practical life and expanding historical awareness, as proposed by Jorn Rüsen. The methodology took place in three phases: in the first, the selection and examination of the videos on the chosen theme were carried out, through criteria such as language, technical-methodological resources, among others, and the discourse analysis was carried out; in the second, a mixed questionnaire was applied on the research object and Focal Group debates were held on the defined theme. Finally, we proceeded to examine the data in light of the theoretical references of Didactics of History. From the results found, it was concluded that the use of YouTube for educational purposes has grown, demonstrating a didactic potential that offers a vast field to be explored by History teachers. Their videos can be leveraged at any stage of learning and build historical awareness by providing multiple narratives. They also favor the dialogue between the present and the past, the essence of historical knowledge. Easy to handle, second only to WhatsApp as the most accessed social network in the country. Based on these considerations, a product entitled “Using YouTube videos to bring a new look at black Slavery and Resistances” was formulated, didactic sequences with guidelines that seek to promote more dynamic History classes and in tune with the student reality.eng
dc.description.provenanceSubmitted by Jonathan Sousa de Almeida (jonathan.sousa@ufma.br) on 2024-04-04T12:01:15Z No. of bitstreams: 1 CLEIDMARAVELARSANTOS.pdf: 4037324 bytes, checksum: 3917d276507626c84ff4f6af88cff014 (MD5)eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-04-04T12:01:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CLEIDMARAVELARSANTOS.pdf: 4037324 bytes, checksum: 3917d276507626c84ff4f6af88cff014 (MD5) Previous issue date: 2023-01-24eng
dc.description.sponsorshipCAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Maranhãopor
dc.publisher.departmentCOORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS HUMANAS BACABAL/CAMPUS IIIpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFMApor
dc.publisher.programPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIApor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectensino de história;por
dc.subjecthistória pública;por
dc.subjectYouTube;por
dc.subjectconsciência histórica;por
dc.subjectdidática da história;por
dc.subjectEscravidão;por
dc.subjectResistências negras.por
dc.subjectHistory Teaching;eng
dc.subjectdidactics of history;eng
dc.subjectpublic history;eng
dc.subjectYouTube;eng
dc.subjecthistorical awareness;eng
dc.subjectslavery;eng
dc.subjectblack resistances.eng
dc.subject.cnpqMétodos e Técnicas de Ensinopor
dc.subject.cnpqHistóriapor
dc.titleYoutube e consciência histórica: algumas possibilidades de aplicação da plataforma na construção do saber histórico escolarpor
dc.title.alternativeYoutube and historical awareness: some possibilities for applying the platform to the construction of school historical knowledgeeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEIDMARAVELARSANTOS.pdfDissertação de Mestrado3,94 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.