Exportar este item: EndNote BibTex

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5216
Tipo do documento: Dissertação
Título: Youtube e consciência histórica: algumas possibilidades de aplicação da plataforma na construção do saber histórico escolar
Título(s) alternativo(s): Youtube and historical awareness: some possibilities for applying the platform to the construction of school historical knowledge
Autor: SANTOS, Cleidmar Avelar 
Primeiro orientador: SANTOS, Maria José dos
Primeiro coorientador: SANTOS, Thiago Lima dos
Primeiro membro da banca: SANTOS, Maria José dos
Segundo membro da banca: TOURINHO, Mary Angélica Costa
Terceiro membro da banca: BARBOSA, Viviane de Oliveira
Resumo: O trabalho desenvolvido investigou as possibilidades do uso de vídeos do site YouTube nas aulas de História. O problema impulsionador foi a passividade dos estudantes diante dos conteúdos históricos exibidos nos canais dessa plataforma, não questionando as informações adquiridas por esse meio e ignorando os fatores que influenciam a produção desses materiais. Por isso, os objetivos traçados foram analisar vídeos do YouTube pré-selecionados com o recorte “Escravidão e Resistências negras” visando sua inclusão no processo de aprendizagem histórica, com maior reflexão e rigor científico, estabelecer um diálogo entre os saberes históricos prévios dos estudantes e os aprendidos na escola, possibilitando sua aplicação na vida prática e ampliar a consciência histórica, segundo proposto por Jorn Rüsen. A metodologia ocorreu em três fases: na primeira, procedeu-se à seleção e exame dos vídeos sobre o tema escolhido, através de critérios como linguagem, recursos técnicos-metodológicos, dentre outros e operou-se a análise do discurso; na segunda, aplicou-se questionário misto sobre o objeto da pesquisa e realizaram-se debates em Grupo Focal sobre o tema definido. Por fim, procedeu-se ao exame dos dados à luz dos referenciais teóricos da Didática da História. Pelos resultados encontrados, concluiu-se que o uso do YouTube para fins educacionais cresceu, demonstrando potencial didático que oferece vasto campo a ser explorado pelos docentes de História. Seus vídeos podem ser aproveitados em qualquer etapa da aprendizagem e desenvolver a consciência histórica, fornecendo múltiplas narrativas. Favorecem ainda, o diálogo entre presente e passado, essência do saber histórico. De fácil manuseio, perde somente para o WhatsApp como rede social mais acessada do país. Com base nestas considerações, formulou-se um produto intitulado “Usando vídeos do Youtube para trazer um novo olhar sobre a Escravidão e Resistências negras”, sequências didáticas com orientações que buscam promover aulas de História mais dinâmicas e afinadas com a realidade discente.
Abstract: The work carried out investigated the possibilities of using videos from the YouTube site in History classes. The driving problem was the passivity of students in the face of historical content displayed on the channels of this platform, not questioning the information acquired through this means and ignoring the factors that influence the production of these materials. Therefore, the objectives outlined were to analyze pre-selected YouTube videos with the clipping "Slavery and Black Resistance" aiming at their inclusion in the historical learning process, with greater reflection and scientific rigor, establishing a dialogue between the students' prior historical knowledge and the learned at school, enabling its application in practical life and expanding historical awareness, as proposed by Jorn Rüsen. The methodology took place in three phases: in the first, the selection and examination of the videos on the chosen theme were carried out, through criteria such as language, technical-methodological resources, among others, and the discourse analysis was carried out; in the second, a mixed questionnaire was applied on the research object and Focal Group debates were held on the defined theme. Finally, we proceeded to examine the data in light of the theoretical references of Didactics of History. From the results found, it was concluded that the use of YouTube for educational purposes has grown, demonstrating a didactic potential that offers a vast field to be explored by History teachers. Their videos can be leveraged at any stage of learning and build historical awareness by providing multiple narratives. They also favor the dialogue between the present and the past, the essence of historical knowledge. Easy to handle, second only to WhatsApp as the most accessed social network in the country. Based on these considerations, a product entitled “Using YouTube videos to bring a new look at black Slavery and Resistances” was formulated, didactic sequences with guidelines that seek to promote more dynamic History classes and in tune with the student reality.
Palavras-chave: ensino de história;
história pública;
YouTube;
consciência histórica;
didática da história;
Escravidão;
Resistências negras.
History Teaching;
didactics of history;
public history;
YouTube;
historical awareness;
slavery;
black resistances.
Área(s) do CNPq: Métodos e Técnicas de Ensino
História
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal do Maranhão
Sigla da instituição: UFMA
Departamento: COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURAS EM CIENCIAS HUMANAS BACABAL/CAMPUS III
Programa: PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA
Citação: SANTOS, Cleidmar Avelar. Youtube e consciência histórica: algumas possibilidades de aplicação da plataforma na construção do saber histórico escolar. 2023. 195 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/tede/5216
Data de defesa: 24-Jan-2023
Aparece nas coleções:DISSERTAÇÃO DE MESTRADO - MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA (PROFHISTÓRIA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLEIDMARAVELARSANTOS.pdfDissertação de Mestrado3,94 MBAdobe PDFBaixar/Abrir Pré-Visualizar


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.